Formação de professores é uma temática que se encontra na pauta das discussões da educação com grande ênfase, tendo em vista a quantidade de pesquisas que se referem a mesma. É uma ação que afeta diretamente a vida escolar do estudante na medida em que forma o professor em serviço, a partir da sua realidade, assim se compreende pois, possibilita ao professor aperfeiçoar sua prática. Nessa perspectiva é que surgiu o interesse em pesquisar sobre a formação de professores, observando-se as iniciativas de formação e a de professores e a as instalação dos primeiros espaços, culminando com o objetivo geral de refletir sobre a história da formação de professores, fazendo um recorte para o Estado de Pernambuco e como objetivos específicos identificar as primeiras iniciativas de formar professores, iniciando pela cidade do Recife e apontar como se deu a criação do liceu e da escola normal em Pernambuco. Para realização da pesquisa aqui entendida enquanto processo de construção do conhecimento é que se fez a opção pela pesquisa bibliográfica de modo a colaborar para construção de conhecimentos constituídos a partir dos já existentes, tendo em vista que foram utilizados materiais publicados. No que se refere à conclusão observou-se que a falta de qualificação e a extinção dos primeiros cursos de formação docente foram uma constante, bem como a forte ligação entre o clero e as primeiras iniciativas educacionais que eram desenvolvidas na época, além da precariedade dos recursos econômicos e de materiais didáticos, que depois dos primeiros cortes de recursos, passaram a ser subsidiados por esmolas da comunidade. Assim espera-se que o escrito possa proporcionar reflexões acerca da temática formação de professores.