BREVE HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PERNAMBUCO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36105 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3232 "inscrito_id" => 7412 "titulo" => "BREVE HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PERNAMBUCO" "resumo" => "Formação de professores é uma temática que se encontra na pauta das discussões da educação com grande ênfase, tendo em vista a quantidade de pesquisas que se referem a mesma. É uma ação que afeta diretamente a vida escolar do estudante na medida em que forma o professor em serviço, a partir da sua realidade, assim se compreende pois, possibilita ao professor aperfeiçoar sua prática. Nessa perspectiva é que surgiu o interesse em pesquisar sobre a formação de professores, observando-se as iniciativas de formação e a de professores e a as instalação dos primeiros espaços, culminando com o objetivo geral de refletir sobre a história da formação de professores, fazendo um recorte para o Estado de Pernambuco e como objetivos específicos identificar as primeiras iniciativas de formar professores, iniciando pela cidade do Recife e apontar como se deu a criação do liceu e da escola normal em Pernambuco. Para realização da pesquisa aqui entendida enquanto processo de construção do conhecimento é que se fez a opção pela pesquisa bibliográfica de modo a colaborar para construção de conhecimentos constituídos a partir dos já existentes, tendo em vista que foram utilizados materiais publicados. No que se refere à conclusão observou-se que a falta de qualificação e a extinção dos primeiros cursos de formação docente foram uma constante, bem como a forte ligação entre o clero e as primeiras iniciativas educacionais que eram desenvolvidas na época, além da precariedade dos recursos econômicos e de materiais didáticos, que depois dos primeiros cortes de recursos, passaram a ser subsidiados por esmolas da comunidade. Assim espera-se que o escrito possa proporcionar reflexões acerca da temática formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM PERNAMBUCO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID7412_09102017065536.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NHELMA MAGDA BARBALHO DE SANTANA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "NHELMA MAGDA" "autor_email" => "nhelmamagda@yahoo.com.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36105 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3232 "inscrito_id" => 7412 "titulo" => "BREVE HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PERNAMBUCO" "resumo" => "Formação de professores é uma temática que se encontra na pauta das discussões da educação com grande ênfase, tendo em vista a quantidade de pesquisas que se referem a mesma. É uma ação que afeta diretamente a vida escolar do estudante na medida em que forma o professor em serviço, a partir da sua realidade, assim se compreende pois, possibilita ao professor aperfeiçoar sua prática. Nessa perspectiva é que surgiu o interesse em pesquisar sobre a formação de professores, observando-se as iniciativas de formação e a de professores e a as instalação dos primeiros espaços, culminando com o objetivo geral de refletir sobre a história da formação de professores, fazendo um recorte para o Estado de Pernambuco e como objetivos específicos identificar as primeiras iniciativas de formar professores, iniciando pela cidade do Recife e apontar como se deu a criação do liceu e da escola normal em Pernambuco. Para realização da pesquisa aqui entendida enquanto processo de construção do conhecimento é que se fez a opção pela pesquisa bibliográfica de modo a colaborar para construção de conhecimentos constituídos a partir dos já existentes, tendo em vista que foram utilizados materiais publicados. No que se refere à conclusão observou-se que a falta de qualificação e a extinção dos primeiros cursos de formação docente foram uma constante, bem como a forte ligação entre o clero e as primeiras iniciativas educacionais que eram desenvolvidas na época, além da precariedade dos recursos econômicos e de materiais didáticos, que depois dos primeiros cortes de recursos, passaram a ser subsidiados por esmolas da comunidade. Assim espera-se que o escrito possa proporcionar reflexões acerca da temática formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM PERNAMBUCO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID7412_09102017065536.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NHELMA MAGDA BARBALHO DE SANTANA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "NHELMA MAGDA" "autor_email" => "nhelmamagda@yahoo.com.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }