Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JUVENTUDE, ESCOLA E FAMÍLIA: A QUESTÃO DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: PROFISSÃO, ESCOLA, TRABALHO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37302
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1483
    "inscrito_id" => 201
    "titulo" => "JUVENTUDE, ESCOLA E FAMÍLIA: A QUESTÃO DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "As expectativas quanto à escolha profissional são apresentadas neste artigo. Refletir sobre os desejos, angústias e desafios dos jovens, motivando-os e instigando-os a pensar sobre as demandas sociais, econômicas, políticas em relação ao curso que irão escolher, bem como sobre o papel da escola e da família neste momento, é de suma importância. Na mesma direção, o papel da escola é entendido como sendo o de um lugar privilegiado para trabalhar esta temática. A orientação profissional se insere nesse momento da vida escolar dos jovens como oportunidade de se desenvolver e decidir o projeto de vida dos jovens, estando para além da preocupação com a aprovação ao final do Ensino Médio, ingresso no Ensino Superior e no mercado de trabalho, dentre outras possibilidades. Como metodologia, para o desenvolvimento desse trabalho, foi utilizada a pesquisa qualitativa, quanto a sua natureza utilizou-se a bibliográfica para compor a fundamentação teórica com os seguintes autores: Almeida(2008); Cursino (2011); Dayrell (2007); Filomeno(2003); dentre outros. Buscou-se conceituar juventude, orientação profissional e o papel da escola. Em linhas gerais, os discentes deste segmento são jovens em busca de identidade, em fase de transição e com a chegada do terceiro ano, as cobranças relacionadas a esta escolha aumentam. De um lado a escola com a exigência da sua aprovação nesta série, de outro a família aguarda a decisão que tomaram. Neste contexto, sabe-se que o desafio para as escolas é grande e assessorar o estudante na construção de um projeto profissional pode ser o diferencial competitivo que a escola pode oferecer."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROFISSÃO, ESCOLA, TRABALHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID201_10092017195215.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDA OZEANE CAMARA CASSIANO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALDA OZEANE"
    "autor_email" => "valdaozeane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37302
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1483
    "inscrito_id" => 201
    "titulo" => "JUVENTUDE, ESCOLA E FAMÍLIA: A QUESTÃO DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "As expectativas quanto à escolha profissional são apresentadas neste artigo. Refletir sobre os desejos, angústias e desafios dos jovens, motivando-os e instigando-os a pensar sobre as demandas sociais, econômicas, políticas em relação ao curso que irão escolher, bem como sobre o papel da escola e da família neste momento, é de suma importância. Na mesma direção, o papel da escola é entendido como sendo o de um lugar privilegiado para trabalhar esta temática. A orientação profissional se insere nesse momento da vida escolar dos jovens como oportunidade de se desenvolver e decidir o projeto de vida dos jovens, estando para além da preocupação com a aprovação ao final do Ensino Médio, ingresso no Ensino Superior e no mercado de trabalho, dentre outras possibilidades. Como metodologia, para o desenvolvimento desse trabalho, foi utilizada a pesquisa qualitativa, quanto a sua natureza utilizou-se a bibliográfica para compor a fundamentação teórica com os seguintes autores: Almeida(2008); Cursino (2011); Dayrell (2007); Filomeno(2003); dentre outros. Buscou-se conceituar juventude, orientação profissional e o papel da escola. Em linhas gerais, os discentes deste segmento são jovens em busca de identidade, em fase de transição e com a chegada do terceiro ano, as cobranças relacionadas a esta escolha aumentam. De um lado a escola com a exigência da sua aprovação nesta série, de outro a família aguarda a decisão que tomaram. Neste contexto, sabe-se que o desafio para as escolas é grande e assessorar o estudante na construção de um projeto profissional pode ser o diferencial competitivo que a escola pode oferecer."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROFISSÃO, ESCOLA, TRABALHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID201_10092017195215.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDA OZEANE CAMARA CASSIANO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALDA OZEANE"
    "autor_email" => "valdaozeane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As expectativas quanto à escolha profissional são apresentadas neste artigo. Refletir sobre os desejos, angústias e desafios dos jovens, motivando-os e instigando-os a pensar sobre as demandas sociais, econômicas, políticas em relação ao curso que irão escolher, bem como sobre o papel da escola e da família neste momento, é de suma importância. Na mesma direção, o papel da escola é entendido como sendo o de um lugar privilegiado para trabalhar esta temática. A orientação profissional se insere nesse momento da vida escolar dos jovens como oportunidade de se desenvolver e decidir o projeto de vida dos jovens, estando para além da preocupação com a aprovação ao final do Ensino Médio, ingresso no Ensino Superior e no mercado de trabalho, dentre outras possibilidades. Como metodologia, para o desenvolvimento desse trabalho, foi utilizada a pesquisa qualitativa, quanto a sua natureza utilizou-se a bibliográfica para compor a fundamentação teórica com os seguintes autores: Almeida(2008); Cursino (2011); Dayrell (2007); Filomeno(2003); dentre outros. Buscou-se conceituar juventude, orientação profissional e o papel da escola. Em linhas gerais, os discentes deste segmento são jovens em busca de identidade, em fase de transição e com a chegada do terceiro ano, as cobranças relacionadas a esta escolha aumentam. De um lado a escola com a exigência da sua aprovação nesta série, de outro a família aguarda a decisão que tomaram. Neste contexto, sabe-se que o desafio para as escolas é grande e assessorar o estudante na construção de um projeto profissional pode ser o diferencial competitivo que a escola pode oferecer.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.