Propondo a revitalização do PPP (Projeto Político Pedagógico) de duas escolas públicas de Mossoró/RN, vinculadas ao PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) programa financiado pela CAPES, os alunos bolsistas do programa realizaram nas mesmas uma oficina sobre como se estruturar um PPP. Diante disso neste estudo nossa intenção é mostrar a importância do PPP das duas escolas, esse além de ser um documento formal institui-se como um instrumento por meio do qual as instituições planejam processos de ensino e aprendizagens contextuais. A metodologia é de natureza qualitativa por meio de uma pesquisa-ação, tendo como instrumentos metodológicos estudo bibliográfico em autores como: LIBÂNEO (2004), SANTIAGO (1997), VASCONCELLOS (1991; 2002; 2002), VEIGA (1995; 2001), e ainda uma análise documental e aplicação de questionários. Constatamos que no Projeto Político Pedagógico as ações e atuações das escolas são refletidas e com maiores possibilidades de serem alcançadas. Percebemos que inúmeros fatores integram a construção dessa proposta educacional, sendo a efetiva participação uma necessidade. Evidenciou-se que a organização desse documento requer uma pesquisa investigativa a respeito dos alunos, professores, gestão e toda comunidade escolar, visando traçar o perfil dos agentes e as fragilidades do ensino, possibilitando ações pedagógicas mais adequadas, além de ser uma ferramenta metodológica para ressignificar a ação de todos os agentes da instituição.