JOSÉ LINS DO REGO: UM DIÁLOGO SÓCIO-CULTURAL NA PRÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37298 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3445 "inscrito_id" => 1679 "titulo" => "JOSÉ LINS DO REGO: UM DIÁLOGO SÓCIO-CULTURAL NA PRÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL" "resumo" => "Ensinar história é estabelecer relações interativas que possibilitem ao educando conhecimentos e aprendizagens no campo sociocultural. Nos últimos tempos a interdisciplinaridade vem sendo debatida e aplicada nas escolas com o intuito de desenvolver uma determinada forma de conceber o conhecimento socialmente produzido, como também de se relacionar com ele. Esta interdisciplinaridade no ensino de história está bastante relacionada com a literatura, e é a partir disto que a literatura de José Lins do Rego e sua obra “Usina”, vai possibilitar aos alunos, representações sobre o ensino da história local e sua importância. O regionalismo é a característica forte das obras do autor modernista, que traz consigo influências do grande sociólogo pernambucano Gilberto Freyre. Em Usina, José Lins do Rego traz a representação do social e econômico das cidades canavieiras a partir do seu cotidiano. O local e o cotidiano dos alunos constituem importantes dimensões do viver. Portanto, a história local aqui abordada fará parte do processo de construção das identidades individuais e coletivas dos alunos do ensino fundamental II, mostrando a importância da mesma não apenas nas séries iniciais do ensino fundamental. Neste sentido surgirá as seguintes indagações: O diálogo da história com a literatura é interessante? Como ajudar a construir a identidade social e cultural do aluno? Como fortalecer a inclusão da história local/regional no currículo da Escola? Para responder estas perguntas, este projeto pretende aplicar na turma de 9º ano da Escola Municipal Salvino, sequências didáticas, leitura do livro Usina, e uma produção textual sobre o assunto que entrará no concurso anual de redação da escola, com o intuito de analisar como os alunos reagem a inclusão da aula de história local/regional, compreender o processo de conhecimento da história do seu lugar e observar através destas representações o fortalecimento de sua identidade, além de verificar com os demais professores de história, suas opiniões acerca do ensino de história local. Esta pesquisa seguirá de forma qualitativa, com entrevistas semiestruturadas. A sequência didática será ministrada através das aulas de história uma vez por semana durante dois meses e será devidamente registrada no diário de pesquisa do professor-pesquisador. Esta pesquisa pretende discutir o ensino de história local através da literatura regional, suas práticas curriculares, e sua importância na formação da identidade sociocultural do aluno. A pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Formação de Professores da UEPB, e está em fase inicial, portanto ainda não possuímos resultados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, LITERATURA, HISTÓRIA LOCAL, IDENTIDADE, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1679_13102017021631.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONORA CAVALCANTE DE LIMA " "autor_nome_curto" => "LEONORA " "autor_email" => "leonoracavalcante21@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37298 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3445 "inscrito_id" => 1679 "titulo" => "JOSÉ LINS DO REGO: UM DIÁLOGO SÓCIO-CULTURAL NA PRÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL" "resumo" => "Ensinar história é estabelecer relações interativas que possibilitem ao educando conhecimentos e aprendizagens no campo sociocultural. Nos últimos tempos a interdisciplinaridade vem sendo debatida e aplicada nas escolas com o intuito de desenvolver uma determinada forma de conceber o conhecimento socialmente produzido, como também de se relacionar com ele. Esta interdisciplinaridade no ensino de história está bastante relacionada com a literatura, e é a partir disto que a literatura de José Lins do Rego e sua obra “Usina”, vai possibilitar aos alunos, representações sobre o ensino da história local e sua importância. O regionalismo é a característica forte das obras do autor modernista, que traz consigo influências do grande sociólogo pernambucano Gilberto Freyre. Em Usina, José Lins do Rego traz a representação do social e econômico das cidades canavieiras a partir do seu cotidiano. O local e o cotidiano dos alunos constituem importantes dimensões do viver. Portanto, a história local aqui abordada fará parte do processo de construção das identidades individuais e coletivas dos alunos do ensino fundamental II, mostrando a importância da mesma não apenas nas séries iniciais do ensino fundamental. Neste sentido surgirá as seguintes indagações: O diálogo da história com a literatura é interessante? Como ajudar a construir a identidade social e cultural do aluno? Como fortalecer a inclusão da história local/regional no currículo da Escola? Para responder estas perguntas, este projeto pretende aplicar na turma de 9º ano da Escola Municipal Salvino, sequências didáticas, leitura do livro Usina, e uma produção textual sobre o assunto que entrará no concurso anual de redação da escola, com o intuito de analisar como os alunos reagem a inclusão da aula de história local/regional, compreender o processo de conhecimento da história do seu lugar e observar através destas representações o fortalecimento de sua identidade, além de verificar com os demais professores de história, suas opiniões acerca do ensino de história local. Esta pesquisa seguirá de forma qualitativa, com entrevistas semiestruturadas. A sequência didática será ministrada através das aulas de história uma vez por semana durante dois meses e será devidamente registrada no diário de pesquisa do professor-pesquisador. Esta pesquisa pretende discutir o ensino de história local através da literatura regional, suas práticas curriculares, e sua importância na formação da identidade sociocultural do aluno. A pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Formação de Professores da UEPB, e está em fase inicial, portanto ainda não possuímos resultados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, LITERATURA, HISTÓRIA LOCAL, IDENTIDADE, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1679_13102017021631.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONORA CAVALCANTE DE LIMA " "autor_nome_curto" => "LEONORA " "autor_email" => "leonoracavalcante21@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }