REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA DO EJA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38476 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3803 "inscrito_id" => 5211 "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA DO EJA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar a prática pedagógica de uma professora do ensino fundamental do EJA (Educação de Jovens e Adultos). O interesse surgiu na convivência com turmas do EJA na escola onde trabalho. Passamos a observar como a professora ministrava as aulas e começamos a investigar se suas práticas pedagógicas eram fundamentadas em alguma teoria da aprendizagem. Posteriormente com a permissão da professora fizemos um breve levantamento de sua história enquanto docente e pedimos autorização para observar suas aulas fazendo anotações em um diário de campo para depois analisá-las. A professora pesquisada leciona há mais de vinte anos. A turma é composta por adultos: senhoras donas de casa que não tiveram condições de estudarem; senhores aposentados para passarem o tempo e se distraírem; outros mais jovens que vêm do trabalho e precisam avançar nos estudos para continuarem no mesmo; adolescentes fora da faixa etária para estudarem durante o dia, aos quais se percebe muita dificuldade em aprender os conteúdos escolares principalmente à matemática. Para análise e discussão dos dados escolhemos uma das aulas observadas que resultou em um quadro apresentado no texto. Nessa aula, percebemos que a professora mantém a carteiras enfileiradas o que podemos associar a um ensino tradicional. Na aula da professora, ao mesmo tempo em que ocorre o que se pode denominar de transmissão do conhecimento para o aluno, também ocorrem momentos onde a mesma levanta questões e estimula a participação de todos através do diálogo, constituindo-se em uma professora mediadora do conhecimento. A metodologia utilizada por ela para o trabalho com jovens e adultos mostra que a mesma é flexível e sabe trabalhar com as diferenças existentes na sala de aula. Abre espaço para o diálogo e exposição de ideias, desse modo, em alguns momentos, é possível associar suas práticas às teorias de Vygotsky e Paulo Freire, em outros momentos, suas práticas podem ser associadas ao ensino tradicional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, TEORIAS DA APRENDIZAGEM, PAULO FREIRE, PAULO FREIRE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5211_16102017000716.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANA ESTRELA FERREIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "DAIANA ESTRELA " "autor_email" => "daiana.estrela@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38476 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3803 "inscrito_id" => 5211 "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA DO EJA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar a prática pedagógica de uma professora do ensino fundamental do EJA (Educação de Jovens e Adultos). O interesse surgiu na convivência com turmas do EJA na escola onde trabalho. Passamos a observar como a professora ministrava as aulas e começamos a investigar se suas práticas pedagógicas eram fundamentadas em alguma teoria da aprendizagem. Posteriormente com a permissão da professora fizemos um breve levantamento de sua história enquanto docente e pedimos autorização para observar suas aulas fazendo anotações em um diário de campo para depois analisá-las. A professora pesquisada leciona há mais de vinte anos. A turma é composta por adultos: senhoras donas de casa que não tiveram condições de estudarem; senhores aposentados para passarem o tempo e se distraírem; outros mais jovens que vêm do trabalho e precisam avançar nos estudos para continuarem no mesmo; adolescentes fora da faixa etária para estudarem durante o dia, aos quais se percebe muita dificuldade em aprender os conteúdos escolares principalmente à matemática. Para análise e discussão dos dados escolhemos uma das aulas observadas que resultou em um quadro apresentado no texto. Nessa aula, percebemos que a professora mantém a carteiras enfileiradas o que podemos associar a um ensino tradicional. Na aula da professora, ao mesmo tempo em que ocorre o que se pode denominar de transmissão do conhecimento para o aluno, também ocorrem momentos onde a mesma levanta questões e estimula a participação de todos através do diálogo, constituindo-se em uma professora mediadora do conhecimento. A metodologia utilizada por ela para o trabalho com jovens e adultos mostra que a mesma é flexível e sabe trabalhar com as diferenças existentes na sala de aula. Abre espaço para o diálogo e exposição de ideias, desse modo, em alguns momentos, é possível associar suas práticas às teorias de Vygotsky e Paulo Freire, em outros momentos, suas práticas podem ser associadas ao ensino tradicional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, TEORIAS DA APRENDIZAGEM, PAULO FREIRE, PAULO FREIRE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5211_16102017000716.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANA ESTRELA FERREIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "DAIANA ESTRELA " "autor_email" => "daiana.estrela@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }