Este trabalho apresenta um relato de experiência, abordando os desafios encontrados para a efetivação de propostas curriculares integradas nos cursos ofertados no Campus Avançado Coronel Vivida, do Instituto Federal do Paraná. Objetivou-se identificar a concepção de integração curricular que fundamenta a proposta de formação presente nos projetos pedagógicos curriculares dos cursos Técnicos em Administração e em Cooperativismo, ofertados na forma integrada ao Ensino Médio pelo Campus Avançado Coronel Vivida, no Instituto Federal do Paraná, além de elencar as principais dificuldades encontradas para a efetivação de princípios de integração curricular nas práticas pedagógicas desenvolvidas nos cursos. Para o desenvolvimento do estudo foi realizado levantamento bibliográfico acerca da educação técnica de nível médio, do campo do currículo e do currículo integrado, análise documental dos Projetos Pedagógicos Curriculares dos cursos técnicos em Administração e Cooperativismo, além de observações das atividades pedagógicas desenvolvidas no campus. A análise dos Projetos Pedagógicos Curriculares dos Cursos Técnico em Administração e em Cooperativismo, em andamento no campus, apontam para alguns avanços no sentido da integração curricular entre os elementos de formação geral e de formação específica. Ambos apresentam em seu texto a questão da integração dos conhecimentos gerais e específicos na perspectiva de uma formação geral e profissional crítica e emancipadora. Os avanços em termos conceituais e documentais não garantem que na prática, o currículo se efetive enquanto espaço de integração entre formação geral e profissional, o que se evidencia ao analisarmos os discursos dos docentes, que enunciam esforço, porém muitas dificuldades em pensar seus planejamentos de modo integrado. Dentre os principais desafios estão: a baixa carga horária de cada componente para o trabalho com os conteúdos previstos nas ementas, fator que acaba engessando o planejamento do docente e dificultando ações conjuntas de planejamento coletivo, ou compartilhadas com docentes de outras áreas, incluindo a área profissional; além disso, a dificuldade em estabelecer relações entre conhecimento geral e conteúdos da área específica do eixo tecnológico e do perfil de formação profissional, por falta de conhecimento da área. Evidenciou-se que a integração curricular ainda é um desafio, tanto no âmbito curricular prescrito e apresentado aos professores do currículo, quanto no currículo praticado. A integração curricular nos cursos técnicos integrados ao ensino médio configura-se como um processo a ser construído, envolvendo o esforço coletivo dos sujeitos implicados na oferta e o constante aperfeiçoamento das práticas de ressignificação da função social da educação profissional de nível médio frente ao mercado de trabalho e à perspectiva de transformação social.