Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MONITORIA COMO UM PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO E APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO INFANTIL, MONITORIA, PEDAGOGIA Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Ao longo dos anos, os conceitos de crianças e infâncias se entrelaçam e são tratados como semelhantes, mas diversos estudos no campo da história da infância mostram as distinções entre os mesmos, as crianças são seres concretos possuidores de direitos, que em suas diferenças e diversidades são completas, pois têm um corpo capaz de sentir, pensar, imaginar e transformar. O componente curricular Organização e prática da Educação Infantil busca reflexões, conhecimentos e analises sobre políticas públicas, assim como a conjuntura histórica que permeiam a educação infantil existente no Brasil, focando a desconstrução de conceitos de senso comum, que perseveram o inconsciente de muitos estudantes do curso de licenciatura em pedagogia na Universidade Federal da Paraíba. É buscando ampliar e corroborar com o acesso de qualidade aos conhecimento necessários e importantes para a formação superior do pedagogo educador infantil, que a monitoria através do monitor potencializa os processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos pelo docente, de modo a oportunizar o estreitamento entre as interações docente-discente e o diálogo e a cooperação entre discentes do curso de pedagogia, visto que a monitoria se configura como uma oportunidade de adquirir novas experiências profissionais, a prática da mesma mostra-se como um fator relevante e pertinente para a ampliação da qualidade do ensino nas Universidade Federais brasileiras.

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