Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO DE UM MODELO TÁTIL COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS LEIS DE MENDEL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL, MODELO TÁTIL, LEIS DE MENDEL Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi elaborar um modelo tátil como ferramenta para o ensino-aprendizagem das Leis de Mendel para estudantes que apresentem deficiência visual. Os estudos desenvolvidos na área da Educação Especial e Ensino de Ciências afirmam a relevância do uso de recursos didáticos e metodologias adaptativas para alunos deficientes visuais, uma vez que estes necessitam estar adaptados às suas necessidades perceptuais específicas. Desta forma, os educandos que apresentem deficiência visual obtêm um auxilio para que possam obter sucesso escolar, o que é um dos grandes desafios da inclusão. Para elaboração do modelo tátil, esta pesquisa dividiu-se em três etapas: entrevista com uma ex-aluna que apresenta deficiência visual, construção do modelo tátil e teste de viabilidade de aplicação do modelo. A entrevista possuía roteiro aberto, e seu objetivo era entender como havia se dado o ensino de genética para a aluna durante o Ensino Médio. O modelo tátil foi construído com materiais de baixo custo, como placa de acrílico, tampinhas de garrafa PET e de vidro, velcro, gesso e palitos de madeira. O teste de viabilidade foi feito com a mesma aluna, e foram aplicados exercícios envolvendo as Leis de Mendel. Os resultados do teste de viabilidade revelaram que o modelo é simples, mas funcional. O modelo tátil apresentado como ferramenta para o ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual se enquadra na perspectiva do reconhecimento da necessidade do uso de metodologias adaptativas. Vale ressaltar que se faz necessária a aplicação de novos experimentos com outros estudantes portadores de deficiência visual. Foi identificada a relevância de implementar uma ferramenta que facilite a fixação de conteúdos.

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