Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EVASÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS: POR QUE NÃO INTERVIR AO INVÉS DE CRITICAR?

Palavra-chaves: EVASÃO ESCOLAR, ALUNOS SURDOS, INTERVENÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36908
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 783
    "inscrito_id" => 5995
    "titulo" => "EVASÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS: POR QUE NÃO INTERVIR AO INVÉS DE CRITICAR?"
    "resumo" => "O presente artigo apresenta como temática a evasão escolar de alunos surdos e aponta estratégias e atividades que possam auxiliar os professores na aprendizagem desses alunos. A pesquisa de campo foi realizada nas escolas da rede pública do município de Santana do Araguaia-PA, porém foi escolhida uma das escolas, tomando como base o maior número de alunos surdos. A pesquisa foi dividida em quatro fases: analise bibliográfica sobre a evasão escolar de alunos surdos; pesquisa de campo realizada nas escolas públicas, com levantamento de dados sobre a evasão dos alunos surdos e a metodologia aplicada pelos professores; a produção de material para aplicar as atividades com alunos surdos; aplicação das atividades desenvolvidas. Depois da análise dos dados da pesquisa de campo, foram desenvolvidas as atividades do Tangram, o Ábaco em Libras e o Dominó em Libras, para serem aplicadas com os alunos surdos, visando um aprendizado de forma significativa. Foram aplicados exercícios para analisar o nível de aprendizado dos alunos surdos, as questões que trabalhavam figuras geométricas foram as que obtiveram melhor resultado, enquanto que nas questões que trabalhavam as operações e resoluções de problemas, obtiveram um rendimento menor. Acreditando que não basta ter a preocupação apenas em inserir o aluno surdo em salas regulares, mas desenvolver um processo de inclusão onde sejam capazes de desenvolverem um aprendizado, evitando assim a evasão nas escolas. A pesquisa buscou fazer uma intervenção prática, trazendo estratégias que auxiliem o professor em sala de aula a desenvolver um aprendizado significativo nos alunos surdos, de forma que se sintam inclusos, participantes e atuantes no aprendizado, evitando assim a evasão escolar desses alunos propiciando igualdade de oportunidades e um ensino de qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EVASÃO ESCOLAR, ALUNOS SURDOS, INTERVENÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID5995_05092017091738.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA CRISTINA COELHO CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => "carlacristina88c4@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36908
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 783
    "inscrito_id" => 5995
    "titulo" => "EVASÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS: POR QUE NÃO INTERVIR AO INVÉS DE CRITICAR?"
    "resumo" => "O presente artigo apresenta como temática a evasão escolar de alunos surdos e aponta estratégias e atividades que possam auxiliar os professores na aprendizagem desses alunos. A pesquisa de campo foi realizada nas escolas da rede pública do município de Santana do Araguaia-PA, porém foi escolhida uma das escolas, tomando como base o maior número de alunos surdos. A pesquisa foi dividida em quatro fases: analise bibliográfica sobre a evasão escolar de alunos surdos; pesquisa de campo realizada nas escolas públicas, com levantamento de dados sobre a evasão dos alunos surdos e a metodologia aplicada pelos professores; a produção de material para aplicar as atividades com alunos surdos; aplicação das atividades desenvolvidas. Depois da análise dos dados da pesquisa de campo, foram desenvolvidas as atividades do Tangram, o Ábaco em Libras e o Dominó em Libras, para serem aplicadas com os alunos surdos, visando um aprendizado de forma significativa. Foram aplicados exercícios para analisar o nível de aprendizado dos alunos surdos, as questões que trabalhavam figuras geométricas foram as que obtiveram melhor resultado, enquanto que nas questões que trabalhavam as operações e resoluções de problemas, obtiveram um rendimento menor. Acreditando que não basta ter a preocupação apenas em inserir o aluno surdo em salas regulares, mas desenvolver um processo de inclusão onde sejam capazes de desenvolverem um aprendizado, evitando assim a evasão nas escolas. A pesquisa buscou fazer uma intervenção prática, trazendo estratégias que auxiliem o professor em sala de aula a desenvolver um aprendizado significativo nos alunos surdos, de forma que se sintam inclusos, participantes e atuantes no aprendizado, evitando assim a evasão escolar desses alunos propiciando igualdade de oportunidades e um ensino de qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EVASÃO ESCOLAR, ALUNOS SURDOS, INTERVENÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID5995_05092017091738.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA CRISTINA COELHO CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => "carlacristina88c4@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo apresenta como temática a evasão escolar de alunos surdos e aponta estratégias e atividades que possam auxiliar os professores na aprendizagem desses alunos. A pesquisa de campo foi realizada nas escolas da rede pública do município de Santana do Araguaia-PA, porém foi escolhida uma das escolas, tomando como base o maior número de alunos surdos. A pesquisa foi dividida em quatro fases: analise bibliográfica sobre a evasão escolar de alunos surdos; pesquisa de campo realizada nas escolas públicas, com levantamento de dados sobre a evasão dos alunos surdos e a metodologia aplicada pelos professores; a produção de material para aplicar as atividades com alunos surdos; aplicação das atividades desenvolvidas. Depois da análise dos dados da pesquisa de campo, foram desenvolvidas as atividades do Tangram, o Ábaco em Libras e o Dominó em Libras, para serem aplicadas com os alunos surdos, visando um aprendizado de forma significativa. Foram aplicados exercícios para analisar o nível de aprendizado dos alunos surdos, as questões que trabalhavam figuras geométricas foram as que obtiveram melhor resultado, enquanto que nas questões que trabalhavam as operações e resoluções de problemas, obtiveram um rendimento menor. Acreditando que não basta ter a preocupação apenas em inserir o aluno surdo em salas regulares, mas desenvolver um processo de inclusão onde sejam capazes de desenvolverem um aprendizado, evitando assim a evasão nas escolas. A pesquisa buscou fazer uma intervenção prática, trazendo estratégias que auxiliem o professor em sala de aula a desenvolver um aprendizado significativo nos alunos surdos, de forma que se sintam inclusos, participantes e atuantes no aprendizado, evitando assim a evasão escolar desses alunos propiciando igualdade de oportunidades e um ensino de qualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.