INTERFERÊNCIAS DAS PRAÇAS À APRENDIZAGEM DOS GRUPOS FREQUENTANTES UM ESTUDO PILOTO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37237 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2477 "inscrito_id" => 7843 "titulo" => "INTERFERÊNCIAS DAS PRAÇAS À APRENDIZAGEM DOS GRUPOS FREQUENTANTES UM ESTUDO PILOTO" "resumo" => "Resumo: (Introdução) As praças são lugares de reunião, construído para e pela sociedade, repleto de significados, marcos centrais da constituição de trajetos, ponto de chegada e partida, concentração e dispersão. Estes ambientes, locais de interação, a qual permite a socialização de ideias, seja por vontade própria, ou até inconscientemente, que tendem a gerar aprendizagem através de observação, discussão e interação com pessoas e/ou objetos. (Objetivo) Buscou-se compreender a formação identitária grupal, suas articulações com o ambiente e como, tais relações, incidem no processo de ensino e aprendizagem destes indivíduos. (Método) Participaram, de forma voluntária, 15 frequentantes de três praças (Centro de Educação - CE, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCHLA e Centro de Cieências Sociais Aplicada - CCSA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), totalizando 45 participantes, alocados aleatoriamente. Foi elaborada uma entrevista autoaplicável e estruturada, contendo 06 perguntas para identificação do perfil do frequentante e 13 perguntas dissertativas com finalidade de obter dados referentes a percepção dos indivíduos quanto ao ambiente das praças, se há contribuições para a formação de vínculo grupal e o processo de ensino e aprendizagem. (Resultados) Percebeu-se que a formação identitária dos frequentantes dessas praças é bastante diversificada quanto às variáveis analisadas por essa pesquisa. No entanto, é uma significativa distinção entre os frequentantes irem só, CCSA, ou acompanhados CCHLA. (Discussão): Compreender o perfil frequentante, quais as contribuições e entraves, destes ambientes para o processo de ensino e aprendizagem, auxilia em todo o processo de ensino e aprendizagem. Além do mais, verifica-se a importância do ambiente informal para a aprendizagem do sujeito, faz-se necessário uma conscientização por parte dele, no que toca a compreensão desse fator. Conclusão: As praças podem contribuir para experiências, desta forma, o frequentante de cada praça, ao desfrutar de um ambiente que pode suscitar o estabelecimento e construção de novos saberes, agregará em si e nos outros, uma aprendizagem que de algum mode implicam no rendimento e na formação acadêmico e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "IDENTIDADE GRUPAL, AMBIENTE, APRENDIZAGEM, SOCIALIZAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID7843_11092017235502.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MURILO CEZAR DE SOUZA ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "MURILO CIZÁ" "autor_email" => "cizamurilo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37237 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2477 "inscrito_id" => 7843 "titulo" => "INTERFERÊNCIAS DAS PRAÇAS À APRENDIZAGEM DOS GRUPOS FREQUENTANTES UM ESTUDO PILOTO" "resumo" => "Resumo: (Introdução) As praças são lugares de reunião, construído para e pela sociedade, repleto de significados, marcos centrais da constituição de trajetos, ponto de chegada e partida, concentração e dispersão. Estes ambientes, locais de interação, a qual permite a socialização de ideias, seja por vontade própria, ou até inconscientemente, que tendem a gerar aprendizagem através de observação, discussão e interação com pessoas e/ou objetos. (Objetivo) Buscou-se compreender a formação identitária grupal, suas articulações com o ambiente e como, tais relações, incidem no processo de ensino e aprendizagem destes indivíduos. (Método) Participaram, de forma voluntária, 15 frequentantes de três praças (Centro de Educação - CE, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCHLA e Centro de Cieências Sociais Aplicada - CCSA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), totalizando 45 participantes, alocados aleatoriamente. Foi elaborada uma entrevista autoaplicável e estruturada, contendo 06 perguntas para identificação do perfil do frequentante e 13 perguntas dissertativas com finalidade de obter dados referentes a percepção dos indivíduos quanto ao ambiente das praças, se há contribuições para a formação de vínculo grupal e o processo de ensino e aprendizagem. (Resultados) Percebeu-se que a formação identitária dos frequentantes dessas praças é bastante diversificada quanto às variáveis analisadas por essa pesquisa. No entanto, é uma significativa distinção entre os frequentantes irem só, CCSA, ou acompanhados CCHLA. (Discussão): Compreender o perfil frequentante, quais as contribuições e entraves, destes ambientes para o processo de ensino e aprendizagem, auxilia em todo o processo de ensino e aprendizagem. Além do mais, verifica-se a importância do ambiente informal para a aprendizagem do sujeito, faz-se necessário uma conscientização por parte dele, no que toca a compreensão desse fator. Conclusão: As praças podem contribuir para experiências, desta forma, o frequentante de cada praça, ao desfrutar de um ambiente que pode suscitar o estabelecimento e construção de novos saberes, agregará em si e nos outros, uma aprendizagem que de algum mode implicam no rendimento e na formação acadêmico e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "IDENTIDADE GRUPAL, AMBIENTE, APRENDIZAGEM, SOCIALIZAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID7843_11092017235502.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MURILO CEZAR DE SOUZA ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "MURILO CIZÁ" "autor_email" => "cizamurilo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }