Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OPORTUNIDADES E POSSIBILIDADES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO/PROEJA - ESTES/UFU: RELATO DE EXPERIÊNCIAS.

Palavra-chaves: EJA/PROEJA, PROJETO INTEGRADO, INSERÇÃO SOCIAL, ESTUDANTE TRALHADOR Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A proposta consiste em debater a importância de elaborar Projetos Integrados na EJA e no PROEJA com objetivo analisar e refletir sobre as possibilidades da inserção e permanência dos estudantes nessas modalidades de ensino de forma que os estudantes possam encontrar significado tanto nos processos de ensino como também nas aprendizagens desenvolvidas no cotidiano da sala de aula. O interesse consiste também em compreender a proposta do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional - PROEJA com a Educação Técnica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, integrado ao ensino médio e também analisar a influência no seu processo de formação integral do estudante trabalhador, reconhecendo e apontando os caminhos e as contradições constatadas entre o proposto pelo programa e sua efetivação no cenário educacional. Esse artigo trás os resultados das três primeiras turmas concluídas no Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Técnica de Saúde – ESTES da Universidade Federal de Uberlândia – UFU integrado ao ensino médio na modalidade PROEJA em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais – SEE implantando por meio do Projeto Pedagógico Integrado. O principal elemento a ser destacado nesse projeto foi a importância da elaboração do projeto de forma integrada, na qual reunimos em torno de um mesmo debate as duas grades curriculares, ou seja, a base técnica e a base geral, tomando cuidado para que os conteúdos da formação técnica não fossem repetidos na formação geral e sim aproveitados na elaboração da ficha técnica de cada disciplina. O resultado observado muito agradou os gestores do projeto porque registramos um índice relativamente baixo em relação a taxa de evasão em torno de 19% associadas a outras ações que nos motivaram na continuidade do projeto. O Projeto integrado e associado a outras ações como acompanhamento pedagógico, psicológico e atividades práticas, visitas técnicas e trabalhos de campo tem refletido muito na permanência do estudante que mesmo com idade fora do perfil do estudante do ensino médio tem sentido motivado em continuar na escola, mesmo sabendo que não trabalhará na área, mas, sim concluindo o ensino médio e, claro, com um certificado de Técnico em Meio Ambiente registrado junto ao CREA/MG. O propósito desse projeto consiste em formar profissionais com competência e habilidade capaz de compreender a importância dos recursos naturais e os problemas ambientais decorrente dos usos desses recursos. De posse desse conhecimento, espera-se que o futuro profissional contribua com propostas que possam efetivamente auxiliar no planejamento de empreendimentos menos agressivos e ao final de sua formação que ele tenha conhecimentos necessários para emitir pareceres que visam à proteção e à recuperação da natureza, como também poderão propor projetos na área da educação ambiental, no gerenciamento de projetos, e fiscalizar a poluição do meio ambiente. Dessa forma defendemos a importância dos projetos intergrados como proposta de elaboração de projetos pedagógicos.

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