Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIAS INOVADORAS APLICADAS NO CENTRO JUVENIL DE CIÊNCIA E CULTURA- SENHOR DO BONFIM

Palavra-chaves: ESTUDANTES;, INOVAÇÃO;, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS;, PROFESSOR. Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36934
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3197
    "inscrito_id" => 9476
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS INOVADORAS APLICADAS NO CENTRO JUVENIL DE CIÊNCIA E CULTURA- SENHOR DO BONFIM"
    "resumo" => "O presente artigo expõe práticas pedagógicas a partir das áreas do conhecimento, desencadeando algumas reformas curriculares, já que são trabalhados oficinas e projetos com características diferenciadas da sala de aula do ensino regular, os quais para serem desenvolvidos depende diretamente do papel exercido pelo professor, como: disponibilidade, criatividade, prazer, e principalmente da resposta dada pelo aluno na participação efetiva dos cursos oferecidos, pois são eles o foco do nosso trabalho. Outro ponto relevante é o relato da práxis pedagógica dos docentes e monitores das áreas do conhecimento do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Senhor do Bonfim, o qual é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, que tem como objetivos promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica e interativa, em ambientes diversificados, com uma proposta educacional direcionada para a produção do conhecimento cultural, científico e tecnológico, traz também a possibilidade de agir, interagir e transformar, formando uma consciência crítica e reflexiva do educando. As informações apresentadas são resultado de experiências inovadoras vivenciadas por professores da Rede Estadual de Ensino da Bahia e de monitores, universitários da UNEB- Campus IV e VII; UNIVASF e IFbaiano, ambos em senhor do Bonfim. A pesquisa fundamenta-se em abordagens críticas de educação e inovação, considerando-se a prática do professor como agente fundamental no processo de transformação da educação. A metodologia se caracteriza como pesquisa qualitativa, e foi desenvolvida com observação das ações executadas nas oficinas e projetos oferecidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ESTUDANTES;, INOVAÇÃO;, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS;, PROFESSOR."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID9476_07102017231145.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDJANNE AMARAL DE ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDJANNE AMARAL"
    "autor_email" => "PROF.EDJANNE@HOTMAIL.COM"
    "autor_ies" => "ANNE SULLIVAN UNIVERSITY"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36934
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3197
    "inscrito_id" => 9476
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS INOVADORAS APLICADAS NO CENTRO JUVENIL DE CIÊNCIA E CULTURA- SENHOR DO BONFIM"
    "resumo" => "O presente artigo expõe práticas pedagógicas a partir das áreas do conhecimento, desencadeando algumas reformas curriculares, já que são trabalhados oficinas e projetos com características diferenciadas da sala de aula do ensino regular, os quais para serem desenvolvidos depende diretamente do papel exercido pelo professor, como: disponibilidade, criatividade, prazer, e principalmente da resposta dada pelo aluno na participação efetiva dos cursos oferecidos, pois são eles o foco do nosso trabalho. Outro ponto relevante é o relato da práxis pedagógica dos docentes e monitores das áreas do conhecimento do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Senhor do Bonfim, o qual é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, que tem como objetivos promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica e interativa, em ambientes diversificados, com uma proposta educacional direcionada para a produção do conhecimento cultural, científico e tecnológico, traz também a possibilidade de agir, interagir e transformar, formando uma consciência crítica e reflexiva do educando. As informações apresentadas são resultado de experiências inovadoras vivenciadas por professores da Rede Estadual de Ensino da Bahia e de monitores, universitários da UNEB- Campus IV e VII; UNIVASF e IFbaiano, ambos em senhor do Bonfim. A pesquisa fundamenta-se em abordagens críticas de educação e inovação, considerando-se a prática do professor como agente fundamental no processo de transformação da educação. A metodologia se caracteriza como pesquisa qualitativa, e foi desenvolvida com observação das ações executadas nas oficinas e projetos oferecidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ESTUDANTES;, INOVAÇÃO;, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS;, PROFESSOR."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID9476_07102017231145.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDJANNE AMARAL DE ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDJANNE AMARAL"
    "autor_email" => "PROF.EDJANNE@HOTMAIL.COM"
    "autor_ies" => "ANNE SULLIVAN UNIVERSITY"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo expõe práticas pedagógicas a partir das áreas do conhecimento, desencadeando algumas reformas curriculares, já que são trabalhados oficinas e projetos com características diferenciadas da sala de aula do ensino regular, os quais para serem desenvolvidos depende diretamente do papel exercido pelo professor, como: disponibilidade, criatividade, prazer, e principalmente da resposta dada pelo aluno na participação efetiva dos cursos oferecidos, pois são eles o foco do nosso trabalho. Outro ponto relevante é o relato da práxis pedagógica dos docentes e monitores das áreas do conhecimento do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Senhor do Bonfim, o qual é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, que tem como objetivos promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica e interativa, em ambientes diversificados, com uma proposta educacional direcionada para a produção do conhecimento cultural, científico e tecnológico, traz também a possibilidade de agir, interagir e transformar, formando uma consciência crítica e reflexiva do educando. As informações apresentadas são resultado de experiências inovadoras vivenciadas por professores da Rede Estadual de Ensino da Bahia e de monitores, universitários da UNEB- Campus IV e VII; UNIVASF e IFbaiano, ambos em senhor do Bonfim. A pesquisa fundamenta-se em abordagens críticas de educação e inovação, considerando-se a prática do professor como agente fundamental no processo de transformação da educação. A metodologia se caracteriza como pesquisa qualitativa, e foi desenvolvida com observação das ações executadas nas oficinas e projetos oferecidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.