O presente artigo expõe práticas pedagógicas a partir das áreas do conhecimento, desencadeando algumas reformas curriculares, já que são trabalhados oficinas e projetos com características diferenciadas da sala de aula do ensino regular, os quais para serem desenvolvidos depende diretamente do papel exercido pelo professor, como: disponibilidade, criatividade, prazer, e principalmente da resposta dada pelo aluno na participação efetiva dos cursos oferecidos, pois são eles o foco do nosso trabalho. Outro ponto relevante é o relato da práxis pedagógica dos docentes e monitores das áreas do conhecimento do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Senhor do Bonfim, o qual é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, que tem como objetivos promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica e interativa, em ambientes diversificados, com uma proposta educacional direcionada para a produção do conhecimento cultural, científico e tecnológico, traz também a possibilidade de agir, interagir e transformar, formando uma consciência crítica e reflexiva do educando. As informações apresentadas são resultado de experiências inovadoras vivenciadas por professores da Rede Estadual de Ensino da Bahia e de monitores, universitários da UNEB- Campus IV e VII; UNIVASF e IFbaiano, ambos em senhor do Bonfim. A pesquisa fundamenta-se em abordagens críticas de educação e inovação, considerando-se a prática do professor como agente fundamental no processo de transformação da educação. A metodologia se caracteriza como pesquisa qualitativa, e foi desenvolvida com observação das ações executadas nas oficinas e projetos oferecidos.