INCORPORANDO A INCLUSÃO ATRAVÉS DO ENSINO DA BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO MÉDIO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37201 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4369 "inscrito_id" => 3128 "titulo" => "INCORPORANDO A INCLUSÃO ATRAVÉS DO ENSINO DA BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O combate ao preconceito contra os indivíduos com deficiência ampliou-se consideravelmente somente no final do século passado (Crochík, 2011). E, apesar de alguns avanços, ainda estamos distantes de uma cultura de respeito e valorização à diversidade e essas pessoas ainda enfrentam diariamente processos de rejeição e atitudes aversivas à inclusão social. A inclusão social pode ser considerada um conjunto de atitudes que garantam a atuação e participação igualitária de todos na sociedade. Aprender a conviver com a diversidade é um dos primeiros passos para termos uma escola de qualidade. Porém, se a escola como um todo (alunos, professores e funcionários) não tiverem informação e contato, principalmente com pessoas que possuem necessidades especiais, como teremos uma escola inclusiva e de qualidade? dificilmente isso ocorrerá. No desenvolvimento do Estágio Curricular no Ensino de Biologia observamos esses problemas não apenas no que diz respeito à ausência de uma atitude inclusiva, mas de um trabalho educativo nessa direção. Essas constatações serviram de base para elaboração de um projeto didático a ser desenvolvido com os alunos do ensino médio. O trabalho, ainda em fase de desenvolvimento numa escola pública da rede estadual de ensino de Pernambuco, busca articular conhecimentos biológicos, sobre audição e visão e noções básicas de Libras e Braille ao desenvolvimento de atitudes de respeito e acolhimento às pessoas deficientes. Entre os objetivos perseguidos, destacamos: proporcionar conhecimento biológico sobre deficiência auditiva e visual; destacar a importância da inclusão, possibilitando aos alunos conhecimentos básicos de Libras e do Braille e construir reflexões que ressignifiquem o conceito de Educação Inclusiva.Como futuros professores, tivemos a oportunidade de prever os possíveis impactos e dificuldades que encontraremos ao exercer a docência em escolas que possuem alunos com deficiência. Por outro lado, a experiência vivida, além de ter contribuído para desenvolver a sensibilidade e o compromisso ético no atendimento aos alunos especiais, serviu de preparação na elaboração de metodologias que promovam e facilitem a inclusão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, INCLUSÃO, LIBRAS, BRAILLE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA11_ID3128_16102017210520.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODOLFO LUCAS BEZERRA DE ALMEIDA " "autor_nome_curto" => "RODOLFO ALMEIDA" "autor_email" => "rodolfolbalmeida@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37201 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4369 "inscrito_id" => 3128 "titulo" => "INCORPORANDO A INCLUSÃO ATRAVÉS DO ENSINO DA BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O combate ao preconceito contra os indivíduos com deficiência ampliou-se consideravelmente somente no final do século passado (Crochík, 2011). E, apesar de alguns avanços, ainda estamos distantes de uma cultura de respeito e valorização à diversidade e essas pessoas ainda enfrentam diariamente processos de rejeição e atitudes aversivas à inclusão social. A inclusão social pode ser considerada um conjunto de atitudes que garantam a atuação e participação igualitária de todos na sociedade. Aprender a conviver com a diversidade é um dos primeiros passos para termos uma escola de qualidade. Porém, se a escola como um todo (alunos, professores e funcionários) não tiverem informação e contato, principalmente com pessoas que possuem necessidades especiais, como teremos uma escola inclusiva e de qualidade? dificilmente isso ocorrerá. No desenvolvimento do Estágio Curricular no Ensino de Biologia observamos esses problemas não apenas no que diz respeito à ausência de uma atitude inclusiva, mas de um trabalho educativo nessa direção. Essas constatações serviram de base para elaboração de um projeto didático a ser desenvolvido com os alunos do ensino médio. O trabalho, ainda em fase de desenvolvimento numa escola pública da rede estadual de ensino de Pernambuco, busca articular conhecimentos biológicos, sobre audição e visão e noções básicas de Libras e Braille ao desenvolvimento de atitudes de respeito e acolhimento às pessoas deficientes. Entre os objetivos perseguidos, destacamos: proporcionar conhecimento biológico sobre deficiência auditiva e visual; destacar a importância da inclusão, possibilitando aos alunos conhecimentos básicos de Libras e do Braille e construir reflexões que ressignifiquem o conceito de Educação Inclusiva.Como futuros professores, tivemos a oportunidade de prever os possíveis impactos e dificuldades que encontraremos ao exercer a docência em escolas que possuem alunos com deficiência. Por outro lado, a experiência vivida, além de ter contribuído para desenvolver a sensibilidade e o compromisso ético no atendimento aos alunos especiais, serviu de preparação na elaboração de metodologias que promovam e facilitem a inclusão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, INCLUSÃO, LIBRAS, BRAILLE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA11_ID3128_16102017210520.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODOLFO LUCAS BEZERRA DE ALMEIDA " "autor_nome_curto" => "RODOLFO ALMEIDA" "autor_email" => "rodolfolbalmeida@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }