A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GAME MAKER COMO FERRAMENTA
AUXILIAR NO ENSINO DE LÍNGUAS PORTUGUESA E INGLESA
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Os jogos tem um grande potencial para envolver e motivar a aprendizagem atingindo a geração\r\n atual de “nativos digitais”, aqueles que estão acostumados a lidar com e-mail, blog, chat, vídeo games,\r\n smartphone, facebook e outras tecnologias. Portanto, foi realizado o projeto interdisciplinar com alunos de\r\n Nível Médio Integrado em Informática, Meio Ambiente e Agroindústria do Instituto Federal do Tocantins –\r\n campus Paraíso do Tocantins. Nesse contexto, a produção de jogos desenvolveu a habilidade lógica aplicada\r\n aos conhecimentos linguísticos frequentemente empregados em compreensão textual e gramatical. Este\r\n projeto integrava as disciplinas de Língua Portuguesa, Inglesa e Aplicativos Web, visando a aplicação dos\r\n conteúdos gramaticais abordados nas aulas e aprimoramento de conhecimentos de lógica e computação\r\n gráfica, contribuindo para a capacitação inovadora e criativa desses educandos. Para a elaboração destes\r\n jogos ocorreram oficinas para capacitar os estudantes na utilização do Software Game Maker .Já orientados\r\n os discentes produziram os jogos a partir de conteúdos como substantivos, tempos verbais, Novo Acordo\r\n Ortográfico, dentre outros, exercitando a criatividade. Posteriormente como parte do projeto os alunos\r\n disponibilizaram os jogos em outras escolas como ferramenta de ensino e aprendizado. Além disso, ainda\r\n ministraram oficinas na Instituição durante a Semana Cultural do IFTO Campus Paraíso do Tocantins e no II\r\n Encontro Estudantil no IFTO Campus Gurupi. 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