Os meios de comunicação são cada vez mais diversificados e complexos e exigem dos seus
usuários, para o intercâmbio de suas vastas experiências, um domínio cada vez melhor da língua materna e
de outras línguas para melhor usufruto das ideias e bens culturais oferecidos por esses meios aliados às novas
tecnologias. Os jogos tem um grande potencial para envolver e motivar a aprendizagem atingindo a geração
atual de “nativos digitais”, aqueles que estão acostumados a lidar com e-mail, blog, chat, vídeo games,
smartphone, facebook e outras tecnologias. Portanto, foi realizado o projeto interdisciplinar com alunos de
Nível Médio Integrado em Informática, Meio Ambiente e Agroindústria do Instituto Federal do Tocantins –
campus Paraíso do Tocantins. Nesse contexto, a produção de jogos desenvolveu a habilidade lógica aplicada
aos conhecimentos linguísticos frequentemente empregados em compreensão textual e gramatical. Este
projeto integrava as disciplinas de Língua Portuguesa, Inglesa e Aplicativos Web, visando a aplicação dos
conteúdos gramaticais abordados nas aulas e aprimoramento de conhecimentos de lógica e computação
gráfica, contribuindo para a capacitação inovadora e criativa desses educandos. Para a elaboração destes
jogos ocorreram oficinas para capacitar os estudantes na utilização do Software Game Maker .Já orientados
os discentes produziram os jogos a partir de conteúdos como substantivos, tempos verbais, Novo Acordo
Ortográfico, dentre outros, exercitando a criatividade. Posteriormente como parte do projeto os alunos
disponibilizaram os jogos em outras escolas como ferramenta de ensino e aprendizado. Além disso, ainda
ministraram oficinas na Instituição durante a Semana Cultural do IFTO Campus Paraíso do Tocantins e no II
Encontro Estudantil no IFTO Campus Gurupi.