MAPEAMENTO DA ABORDAGEM DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS DISSERTAÇÕES REFERENTE AO PERÍODO DE 2012-2017
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37402 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2000 "inscrito_id" => 7777 "titulo" => "MAPEAMENTO DA ABORDAGEM DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS DISSERTAÇÕES REFERENTE AO PERÍODO DE 2012-2017" "resumo" => "É evidente a crise em que educação enfrenta atualmente, num mundo com muitas informações acessíveis encontramos um ensino formal, obsoleto, e distante da realidade levando aos estudantes a não se motivarem a se envolverem nas atividades propostas e na educação, levando a resultados tão insatisfatórios. O ensino da matemática se contempla nessa problemática, de maneira ainda mais acentuada, já que a ele ainda é acrescentado a rejeição histórica devido ao seu emprego tão abstrato e descontextualizado. Assim na tentativa de encontrar caminhos para buscar solucionar esse problema, muitas pesquisas estão sendo realizadas buscando propor um novo processo de ensino, processo esse que considere mais o estudante como responsável pela construção do seu conhecimento, cabendo ao docente a função de orientador dessa construção. Nessa perspectiva que encontramos a abordagem construtivista de ensino, proposta por Piaget e Vygotsky que respalda a metodologia ativa de ensino, nosso objeto de pesquisa neste trabalho. Fundamentados em Rangel(1999), definimos técnicas, como o caminho utilizado para realizar um ensino, assim nosso objetivo foi inventariar dissertações referentes ao período de 2012 a 2017 que a abordassem a utilização de metodologia ativa no ensino de matemática. E a partir de uma análise qualitativa, descrevemos como se apresentam as técnicas utilizadas nas sequências didáticas propostas e realizadas, nos trabalhos localizados; quais as abordagens que fundamentam essas pesquisas; as contribuições e os desafios encontrados. Os resultados mostraram uma variedade grande de pesquisas a esse respeito, que são fundamentadas pelos estudiosos reconhecidos da área da educação matemática e confirmaram a grande importância da utilização de metodologia ativa no ensino de matemática, com resultados muito satisfatórios que acrescentam positivamente no processo de ensino dessa disciplina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "DISSERTAÇÕES, METODOLOGIA ATIVA, ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7777_11092017161444.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINE MORAES DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "CRISTINE" "autor_email" => "cristine.anjos@cfs.ifmt.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37402 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2000 "inscrito_id" => 7777 "titulo" => "MAPEAMENTO DA ABORDAGEM DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS DISSERTAÇÕES REFERENTE AO PERÍODO DE 2012-2017" "resumo" => "É evidente a crise em que educação enfrenta atualmente, num mundo com muitas informações acessíveis encontramos um ensino formal, obsoleto, e distante da realidade levando aos estudantes a não se motivarem a se envolverem nas atividades propostas e na educação, levando a resultados tão insatisfatórios. O ensino da matemática se contempla nessa problemática, de maneira ainda mais acentuada, já que a ele ainda é acrescentado a rejeição histórica devido ao seu emprego tão abstrato e descontextualizado. Assim na tentativa de encontrar caminhos para buscar solucionar esse problema, muitas pesquisas estão sendo realizadas buscando propor um novo processo de ensino, processo esse que considere mais o estudante como responsável pela construção do seu conhecimento, cabendo ao docente a função de orientador dessa construção. Nessa perspectiva que encontramos a abordagem construtivista de ensino, proposta por Piaget e Vygotsky que respalda a metodologia ativa de ensino, nosso objeto de pesquisa neste trabalho. Fundamentados em Rangel(1999), definimos técnicas, como o caminho utilizado para realizar um ensino, assim nosso objetivo foi inventariar dissertações referentes ao período de 2012 a 2017 que a abordassem a utilização de metodologia ativa no ensino de matemática. E a partir de uma análise qualitativa, descrevemos como se apresentam as técnicas utilizadas nas sequências didáticas propostas e realizadas, nos trabalhos localizados; quais as abordagens que fundamentam essas pesquisas; as contribuições e os desafios encontrados. Os resultados mostraram uma variedade grande de pesquisas a esse respeito, que são fundamentadas pelos estudiosos reconhecidos da área da educação matemática e confirmaram a grande importância da utilização de metodologia ativa no ensino de matemática, com resultados muito satisfatórios que acrescentam positivamente no processo de ensino dessa disciplina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "DISSERTAÇÕES, METODOLOGIA ATIVA, ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7777_11092017161444.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINE MORAES DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "CRISTINE" "autor_email" => "cristine.anjos@cfs.ifmt.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }