SILVA, Munike Melgaço Batista Da et al.. Importância da matemática no ensino da física. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37160>. Acesso em: 23/12/2024 00:48
O presente trabalho visa averiguar as dificuldades encontradas pelos alunos de um colégio estadual da área urbana do munícipio de Palmas no Estado do Tocantins em que atuam os alunos do PIBID de Física/ UFT para a aprendizagem da disciplina de física. Para que tal averiguação fosse feita a coordenação pedagógica, os professores da disciplina de física e os alunos do PIBID tiveram encontros informais com os alunos da unidade escolar a fim de ouvirem as carências por eles apontadas. Após esses encontros percebeu- se que a dificuldade deles não estava relacionada ao conhecimento dos conceitos físico, esse conhecimento na grande maioria das vezes existia, mas estava relacionada à integração desses conceitos físicos com as práticas matemáticas, sendo que essas práticas matemáticas eram de conteúdos que deveriam ter sido aprendidos no ensino fundamental. Essas dificuldades demonstram o quanto o ensino está carente e defasado em todos os níveis de aprendizagem, seja por falta de estrutura das unidades escolares, ou por uma carga horária pequena para algumas disciplinas ou ainda por falta de práticas pedagógicas que envolvam os alunos no processo de ensino- aprendizagem. Após tal constatação fez- se um trabalho de levantamento dos tópicos com dificuldades e então implementou-se práticas diferenciadas das já conhecidas pelos alunos e em horários que não fossem o de aula para que essas dificuldades fossem tratadas de forma individual e com maior atenção pois nessas aulas há mais tempo para trabalhar cada conteúdo. Esse trabalho tem que ser feito de forma contínua e sistemática para que os resultados sejam vistos a médio e longo prazo.