O ENSINO E A APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37706 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4202 "inscrito_id" => 9581 "titulo" => "O ENSINO E A APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO" "resumo" => "A análise do comportamento é uma das abordagens da psicologia que tem por objetivo entender a função dos comportamentos, averiguando o por que dos mesmos permanecerem, modificarem-se ou extinguirem-se. Seus pressupostos e intervenções permitem ser trabalhada dentro do contexto escolar, oferecendo assistência e instrução aos diversos profissionais que trabalham dentro do ambiente educacional, entendendo as relações e o método de ensino que ocorre na escola e como este facilita ou atrapalha o processo de aprendizagem. O trabalho tem por objetivo explicitar o que é a análise do comportamento, relacionar e pontuar a teoria atuando na educação e desmistificar preconceitos e rótulos que alguns profissionais da psicologia e áreas afins divulgam e afirmam por falta de conhecer a abordagem. Foi utilizado como método a pesquisa bibliográfica, onde analisou-se nomes e livros importantes dentro da análise do comportamento. O trabalho torna-se relevante pois contribui com o aporte teórico da psicologia e da educação, possibilitando um olhar de acordo com a teoria proposta que apresenta todo um embasamento eficaz para atuação na aprendizagem. Conclui-se que diversos métodos podem ser utilizado na escola, tais como, reforçamento, modelagem, exemplificação, aprendizagem por regras, demonstrações, dentre outros. Além desses métodos é importante dispor um espaço livre de estímulos aversivos permitindo aos alunos sentirem-se confortáveis e estimulados a desenvolver seu potencial criativo. Para tanto, é preciso preparar um ambiente reforçador que estimule a aprendizagem e melhore a relação professor-aluno, para que o aluno sinta-se confiante para aprender e o professor sinta-se entusiasmado para ensinar, ambos aprendendo e ensinando nessa relação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, ENSINO E APRENDIZAGEM, DESMISTIFICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID9581_16102017190715.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA NATÁLIA DA SILVA RAMOS" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA RAMOS" "autor_email" => "nataliaramospsi@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE LEÃO SAMPAIO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37706 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4202 "inscrito_id" => 9581 "titulo" => "O ENSINO E A APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO" "resumo" => "A análise do comportamento é uma das abordagens da psicologia que tem por objetivo entender a função dos comportamentos, averiguando o por que dos mesmos permanecerem, modificarem-se ou extinguirem-se. Seus pressupostos e intervenções permitem ser trabalhada dentro do contexto escolar, oferecendo assistência e instrução aos diversos profissionais que trabalham dentro do ambiente educacional, entendendo as relações e o método de ensino que ocorre na escola e como este facilita ou atrapalha o processo de aprendizagem. O trabalho tem por objetivo explicitar o que é a análise do comportamento, relacionar e pontuar a teoria atuando na educação e desmistificar preconceitos e rótulos que alguns profissionais da psicologia e áreas afins divulgam e afirmam por falta de conhecer a abordagem. Foi utilizado como método a pesquisa bibliográfica, onde analisou-se nomes e livros importantes dentro da análise do comportamento. O trabalho torna-se relevante pois contribui com o aporte teórico da psicologia e da educação, possibilitando um olhar de acordo com a teoria proposta que apresenta todo um embasamento eficaz para atuação na aprendizagem. Conclui-se que diversos métodos podem ser utilizado na escola, tais como, reforçamento, modelagem, exemplificação, aprendizagem por regras, demonstrações, dentre outros. Além desses métodos é importante dispor um espaço livre de estímulos aversivos permitindo aos alunos sentirem-se confortáveis e estimulados a desenvolver seu potencial criativo. Para tanto, é preciso preparar um ambiente reforçador que estimule a aprendizagem e melhore a relação professor-aluno, para que o aluno sinta-se confiante para aprender e o professor sinta-se entusiasmado para ensinar, ambos aprendendo e ensinando nessa relação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, ENSINO E APRENDIZAGEM, DESMISTIFICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID9581_16102017190715.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA NATÁLIA DA SILVA RAMOS" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA RAMOS" "autor_email" => "nataliaramospsi@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE LEÃO SAMPAIO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }