Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PROVA BRASIL: DESAFIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: PROVA BRASIL, AVALIAÇÃO EXTERNA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, DESAFIOS Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O SAEB e a Prova Brasil, são programas nacionais do MEC – INEP que se destinam a avaliar a proficiência dos estudantes em duas áreas específicas (Língua Portuguesa e Matemática). Desde 1997 foram desenvolvidas as Matrizes de Referência com a descrição das competências e habilidades que os alunos deveriam dominar em cada série avaliada, permitindo uma maior precisão técnica tanto na construção dos itens do teste, como na análise dos resultados da avaliação. Em 2001 as Matrizes de Referência foram atualizadas, em razão da propagação dos Parâmetros Curriculares Nacionais e das adequações curriculares adotadas pelos sistemas estaduais de ensino. Em 2005 foi realizada a primeira edição da PROVA BRASIL em nível nacional, ocorrendo continuamente a cada dois anos. A Matriz de Referência constitui, portanto, o referencial curricular do que será avaliado em cada disciplina e série, informando as competências e habilidades esperadas dos/as alunos/as; o que torna de fundamental importância o seu conhecimento por parte dos/as professores/as. O presente trabalho relata uma vivência pedagógica adotada pela professora do 4º ano do Ensino Fundamental, turno manhã, da Escola Municipal Maria Cândida de Oliveira – Campina Grande-PB, que visa contribuir de forma mais eficaz na preparação das crianças que serão encaminhadas para o 5º ano e irão se deparar com a realização da Prova Brasil. Face à adoção da Prova Brasil como instrumento de avaliação externa, a professora sentiu-se motivada a buscar meios ou alternativas pedagógicas que venham reduzir o impacto dos/as alunos/as diante de tão complexa e desafiadora avaliação, preparando-/as continuamente ao longo do ano letivo, consciente de que cada ano escolar precisa contribuir com a aquisição das habilidades necessárias à realização do referido exame, diferenciando-se, no entanto, o nível de complexidade das questões propostas, de acordo com o conteúdo trabalhado nas diferentes turmas. Destaca-se a relevância deste trabalho pela oportunidade de estudo e aprofundamento em torno do documento orientador da Prova Brasil elaborado pelo MEC, favorecendo uma maior segurança e um melhor desempenho no que se refere à intervenção pedagógica realizada; que tem apontado resultados significativos em relação ao desempenho escolar dos/as alunos/as envolvidos/as.

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