ESTUDO DE USUÁRIO: A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE HUMANIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36892 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3517 "inscrito_id" => 4610 "titulo" => "ESTUDO DE USUÁRIO: A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE HUMANIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL" "resumo" => "Atualmente, há uma tendência que impulsiona a descoberta do conhecimento partindo do pressuposto de sua promoção por meio do desenvolvimento de atividades e de suporte que viabilizem a melhoria da aprendizagem. E nesse cenário, as bibliotecas estão participando ativamente de ações conjuntas com outros setores das unidades de ensino e projetando seus espaços de modo a incorporar iniciativas alinhadas com a missão e a visão da instituição. Considera-se a importância de se desenvolver nas bibliotecas ações mais integradas e humanizadas, tendo como foco uma aproximação mais intensiva entre o usuário e a equipe de atendimento. Estudos apontam para análises centradas em elementos quantitativos como a quantidade do acervo disponível. Não obstante, no intuito de identificar o que pode ser feito para satisfazer as necessidades dos usuários. Nesse cenário observa-se que o Estudo do Usuário frente à realidade do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR, caracteriza-se como um elemento essencial para uma boa gestão das ações e serviços desenvolvidos na biblioteca. Isto posto, este trabalho se debruça em uma reflexão acerca do Estudo de Usuário realizado pela equipe da biblioteca, ressaltando-se a atenção esteve centrada nos anseios e pretensões dos usuários. Assim a ação esteve pautada nas seguintes questões norteadoras: 1) Quais os sonhos e expectativas que os usuários da biblioteca do IFRR possuem? 2) Quais as suas percepções em relação aos serviços oferecidos pela biblioteca do IFRR? 3) Qual a opinião dos usuários no que se refere ao atendimento realizado pelos servidores da biblioteca do IFRR- Campus Boa Vista? Para seu delineamento, foi proposto o projeto Estudo de Usuário: responsabilidade social da biblioteca do IFRR-Campus Boa Vista, tendo como objetivo conhecer os anseios e expectativas de futuro dos usuários da biblioteca. O desenvolvimento metodológico desta ação esteve embasado nos Estudos Descritivos e na Abordagem Etnográfica. O desenvolvimento do projeto se deu inicialmente com um convite a equipe do Grêmio Estudantil, que a princípio, indicou como proposta a realização da investigação de uma forma mais lúdica chegando-se ao projeto que aqui se enfatiza. Com vistas à iniciar a coleta de informações, a equipe da biblioteca convidou os usuários para uma roda de conversa onde foi apresentada todas as estratégias a serem conduzidas ao longo de sua execução. Para uma melhor compreensão das situações apresentadas pelos usuários, as respostas serão categorizadas, com vista a classificação dos elementos que se inserem em cada uma das experiências. Tendo por base este referencial presume-se e considera-se que, a realização de levantamento da opinião dos usuários quanto aos serviços prestados pela equipe da biblioteca implica no reconhecimento da necessidade de otimizar os recursos estruturais e humanos para fornecer um serviço de qualidade. Contudo, não se descarta a necessidade de um atendimento humanizado, inclusivo, revestido de afetividade tendo em vista que está intimamente ligada às emoções e é algo que flui entre as pessoas, sentimento essencial na inter-relação da espécie humana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "EXPECTATIVAS, AFETIVIDADE, EMOÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID4610_13102017234449.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BETANIA GOMES GRISI" "autor_nome_curto" => "BETANIA GRISI" "autor_email" => "betania.grisi@ifrr.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36892 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3517 "inscrito_id" => 4610 "titulo" => "ESTUDO DE USUÁRIO: A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE HUMANIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL" "resumo" => "Atualmente, há uma tendência que impulsiona a descoberta do conhecimento partindo do pressuposto de sua promoção por meio do desenvolvimento de atividades e de suporte que viabilizem a melhoria da aprendizagem. E nesse cenário, as bibliotecas estão participando ativamente de ações conjuntas com outros setores das unidades de ensino e projetando seus espaços de modo a incorporar iniciativas alinhadas com a missão e a visão da instituição. Considera-se a importância de se desenvolver nas bibliotecas ações mais integradas e humanizadas, tendo como foco uma aproximação mais intensiva entre o usuário e a equipe de atendimento. Estudos apontam para análises centradas em elementos quantitativos como a quantidade do acervo disponível. Não obstante, no intuito de identificar o que pode ser feito para satisfazer as necessidades dos usuários. Nesse cenário observa-se que o Estudo do Usuário frente à realidade do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR, caracteriza-se como um elemento essencial para uma boa gestão das ações e serviços desenvolvidos na biblioteca. Isto posto, este trabalho se debruça em uma reflexão acerca do Estudo de Usuário realizado pela equipe da biblioteca, ressaltando-se a atenção esteve centrada nos anseios e pretensões dos usuários. Assim a ação esteve pautada nas seguintes questões norteadoras: 1) Quais os sonhos e expectativas que os usuários da biblioteca do IFRR possuem? 2) Quais as suas percepções em relação aos serviços oferecidos pela biblioteca do IFRR? 3) Qual a opinião dos usuários no que se refere ao atendimento realizado pelos servidores da biblioteca do IFRR- Campus Boa Vista? Para seu delineamento, foi proposto o projeto Estudo de Usuário: responsabilidade social da biblioteca do IFRR-Campus Boa Vista, tendo como objetivo conhecer os anseios e expectativas de futuro dos usuários da biblioteca. O desenvolvimento metodológico desta ação esteve embasado nos Estudos Descritivos e na Abordagem Etnográfica. O desenvolvimento do projeto se deu inicialmente com um convite a equipe do Grêmio Estudantil, que a princípio, indicou como proposta a realização da investigação de uma forma mais lúdica chegando-se ao projeto que aqui se enfatiza. Com vistas à iniciar a coleta de informações, a equipe da biblioteca convidou os usuários para uma roda de conversa onde foi apresentada todas as estratégias a serem conduzidas ao longo de sua execução. Para uma melhor compreensão das situações apresentadas pelos usuários, as respostas serão categorizadas, com vista a classificação dos elementos que se inserem em cada uma das experiências. Tendo por base este referencial presume-se e considera-se que, a realização de levantamento da opinião dos usuários quanto aos serviços prestados pela equipe da biblioteca implica no reconhecimento da necessidade de otimizar os recursos estruturais e humanos para fornecer um serviço de qualidade. Contudo, não se descarta a necessidade de um atendimento humanizado, inclusivo, revestido de afetividade tendo em vista que está intimamente ligada às emoções e é algo que flui entre as pessoas, sentimento essencial na inter-relação da espécie humana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "EXPECTATIVAS, AFETIVIDADE, EMOÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID4610_13102017234449.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BETANIA GOMES GRISI" "autor_nome_curto" => "BETANIA GRISI" "autor_email" => "betania.grisi@ifrr.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }