Atualmente, há uma tendência que impulsiona a descoberta do conhecimento partindo do pressuposto de sua promoção por meio do desenvolvimento de atividades e de suporte que viabilizem a melhoria da aprendizagem. E nesse cenário, as bibliotecas estão participando ativamente de ações conjuntas com outros setores das unidades de ensino e projetando seus espaços de modo a incorporar iniciativas alinhadas com a missão e a visão da instituição. Considera-se a importância de se desenvolver nas bibliotecas ações mais integradas e humanizadas, tendo como foco uma aproximação mais intensiva entre o usuário e a equipe de atendimento. Estudos apontam para análises centradas em elementos quantitativos como a quantidade do acervo disponível. Não obstante, no intuito de identificar o que pode ser feito para satisfazer as necessidades dos usuários. Nesse cenário observa-se que o Estudo do Usuário frente à realidade do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR, caracteriza-se como um elemento essencial para uma boa gestão das ações e serviços desenvolvidos na biblioteca. Isto posto, este trabalho se debruça em uma reflexão acerca do Estudo de Usuário realizado pela equipe da biblioteca, ressaltando-se a atenção esteve centrada nos anseios e pretensões dos usuários. Assim a ação esteve pautada nas seguintes questões norteadoras: 1) Quais os sonhos e expectativas que os usuários da biblioteca do IFRR possuem? 2) Quais as suas percepções em relação aos serviços oferecidos pela biblioteca do IFRR? 3) Qual a opinião dos usuários no que se refere ao atendimento realizado pelos servidores da biblioteca do IFRR- Campus Boa Vista? Para seu delineamento, foi proposto o projeto Estudo de Usuário: responsabilidade social da biblioteca do IFRR-Campus Boa Vista, tendo como objetivo conhecer os anseios e expectativas de futuro dos usuários da biblioteca. O desenvolvimento metodológico desta ação esteve embasado nos Estudos Descritivos e na Abordagem Etnográfica. O desenvolvimento do projeto se deu inicialmente com um convite a equipe do Grêmio Estudantil, que a princípio, indicou como proposta a realização da investigação de uma forma mais lúdica chegando-se ao projeto que aqui se enfatiza. Com vistas à iniciar a coleta de informações, a equipe da biblioteca convidou os usuários para uma roda de conversa onde foi apresentada todas as estratégias a serem conduzidas ao longo de sua execução. Para uma melhor compreensão das situações apresentadas pelos usuários, as respostas serão categorizadas, com vista a classificação dos elementos que se inserem em cada uma das experiências. Tendo por base este referencial presume-se e considera-se que, a realização de levantamento da opinião dos usuários quanto aos serviços prestados pela equipe da biblioteca implica no reconhecimento da necessidade de otimizar os recursos estruturais e humanos para fornecer um serviço de qualidade. Contudo, não se descarta a necessidade de um atendimento humanizado, inclusivo, revestido de afetividade tendo em vista que está intimamente ligada às emoções e é algo que flui entre as pessoas, sentimento essencial na inter-relação da espécie humana.