SANTOS, José Carlos Do Nascimento. Educação popular e eja se faz com crítica e autocrítica. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36674>. Acesso em: 22/11/2024 11:03
Este artigo tem o objetivo de apresentar um texto produzido a partir das reflexões e diálogos realizados na disciplina Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos: crítica e autocrítica ministrada pelo professor Dr. Luiz Gonzaga Gonçalves do Programa de pós-graduação em Educação da UFPB, campus I em João Pessoa. Neste texto, iremos falar acerca da educação popular e educação de Jovens e adultos, na perspectiva de uma educação de qualidade. “A modalidade EJA é assegurada na LDB, nº 9394/96, no seu artigo 37 que afirma: A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”. A referida modalidade de ensino é constituída de uma demanda de discentes que por motivos diversos não finalizaram seus estudos. Diante desta realidade, podemos afirmar categoricamente de que esta modalidade precisa de um olhar todo especial para que assim seja desenvolvida uma prática pedagógica de forma interativa e lúdica. A tipologia da pesquisa é de cunho bibliográfico e descritivo. Neste artigo, apresentamos a modalidade EJA, como também a importância da Educação Popular no contexto atual. Entretanto, com este trabalho podemos afirmar de que a educação de Jovens e adultos deve ser visto e acompanhado no ensino aprendizagem por uma coordenação pedagógica, afim de que, seja contemplada com mais responsabilidade e compromisso. Chegamos à conclusão de que a educação popular é uma educação que tem um legado voltado ao protagonismo do povo inserido num contexto da realidade do cotidiano. Por fim, podemos concluir que a crítica e a autocrítica são princípios fundamentais na execução da educação de EJA e Educação Popular.