ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36854 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2913 "inscrito_id" => 5693 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "O Estágio Supervisionado é uma das etapas mais importantes do curso de licenciatura, uma vez que o mesmo proporciona ao futuro professor aliar teoria à prática. É também um instrumento importante que potencializa a integração dos licenciandos com a realidade no qual estarão inseridos no exercício de sua futura atividade profissional. Sendo assim, quais as contribuições e possibilidades o Estágio Supervisionado oferece para o ensino de Ciências e Biologia? E quais oportunidades o mesmo proporciona para os licenciandos? Com base nas questões, este trabalho teve como objetivo descrever as contribuições e possibilidades que o Estágio Supervisionado oferece para o ensino de Ciências e Biologia por meio da integração de conteúdos trabalhados de forma teórica dentro da sala de aula com a prática realizada através de atividades complementares fora do ambiente escolar por meio da intervenção. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência que aconteceu durante o Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A experiência ocorreu com alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Judith Nascimento da Silva, localizada no município de Messias-AL. Para a realização da prática complementar, foram utilizados microscópio e lâminas com ovos de Schistosoma mansoni e outros vermes no Centro de Controle de Endemias da cidade. Como resultados desta atividade complementar, destacamos a nova postura dos estudantes, diferente da adotada em sala de aula, um posicionamento questionador e participativo a partir das reflexões feitas sobre o problema estudado e a oportunidade de refletir e propor soluções que contribuíssem para o controle da doença no município. Assim, concluímos que durante o Estágio Supervisionado, o futuro professor pode colaborar na construção do conhecimento, melhorando o desempenho dos estudantes e também participar da transformação da realidade da escola contribuindo para a formação de cidadãos críticos e reflexivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, CONTRIBUIÇÕES, POSSIBILIDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5693_27092017151650.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS EMANUEL DE BARROS SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCOS EMANUEL" "autor_email" => "marcosebarross@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36854 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2913 "inscrito_id" => 5693 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "O Estágio Supervisionado é uma das etapas mais importantes do curso de licenciatura, uma vez que o mesmo proporciona ao futuro professor aliar teoria à prática. É também um instrumento importante que potencializa a integração dos licenciandos com a realidade no qual estarão inseridos no exercício de sua futura atividade profissional. Sendo assim, quais as contribuições e possibilidades o Estágio Supervisionado oferece para o ensino de Ciências e Biologia? E quais oportunidades o mesmo proporciona para os licenciandos? Com base nas questões, este trabalho teve como objetivo descrever as contribuições e possibilidades que o Estágio Supervisionado oferece para o ensino de Ciências e Biologia por meio da integração de conteúdos trabalhados de forma teórica dentro da sala de aula com a prática realizada através de atividades complementares fora do ambiente escolar por meio da intervenção. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência que aconteceu durante o Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A experiência ocorreu com alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Judith Nascimento da Silva, localizada no município de Messias-AL. Para a realização da prática complementar, foram utilizados microscópio e lâminas com ovos de Schistosoma mansoni e outros vermes no Centro de Controle de Endemias da cidade. Como resultados desta atividade complementar, destacamos a nova postura dos estudantes, diferente da adotada em sala de aula, um posicionamento questionador e participativo a partir das reflexões feitas sobre o problema estudado e a oportunidade de refletir e propor soluções que contribuíssem para o controle da doença no município. Assim, concluímos que durante o Estágio Supervisionado, o futuro professor pode colaborar na construção do conhecimento, melhorando o desempenho dos estudantes e também participar da transformação da realidade da escola contribuindo para a formação de cidadãos críticos e reflexivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, CONTRIBUIÇÕES, POSSIBILIDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5693_27092017151650.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS EMANUEL DE BARROS SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCOS EMANUEL" "autor_email" => "marcosebarross@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }