A notória a evolução da ciência e da tecnologia, no atual contexto não tem promovido o acesso de forma democrática, em virtude da ausência de uma educação científica desde os anos iniciais da educação básica. O objetivo deste trabalho é refletir acerca do ensino das Ciências Naturais a partir da experiência em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, em Campina Grande-PB, como bolsista do PIBID/CAPES/UEPB, em uma turma do 5º Ano do Ensino Fundamental. Na qual analisamos a proposta curricular e realizamos entrevista com a professora. Essa experiência tem possibilitado a relação teoria/prática, a reflexão acerca da organização da escola e diversas formas de intervenção. As Ciências Naturais ocupa lugar residual no currículo, com aulas informativas, indicando a necessidade de promovermos a educação científica que possibilite a visão critica da realidade e a participação numa sociedade onde a ciência e a tecnologia estão cada vez mais presentes no cotidiano. Palavras chave: Ciências Naturais. Educação Científica. Ensino. Aprendizagem.