Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PORTO VELHO/RO

Palavra-chaves: ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO PÚBLICO, PSICOMOTRICIDADE, SÉRIES INICIAIS Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36428
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3596
    "inscrito_id" => 2006
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PORTO VELHO/RO"
    "resumo" => "Atualmente a construção do aprendizado no ambiente escolar deve estar voltada para uma formação bem fundamentada em todos os seus aspectos. Sendo assim, trabalhar a psicomotricidade com alunos recém integrados no ensino fundamental é buscar a garantia de que esses atenderão aos requisitos necessários para que seu processo de aprendizagem possa ser satisfatório, pois a preocupação de tal temática é justamente desenvolver as habilidades pertinentes ao grau de instrução cognitiva, motora, social e afetiva. Em cada etapa do ensino fundamental precisam ser desenvolvidos os requisitos psicomotores com diferentes técnicas e atividades que colaboram para seu progresso ao longo desse ciclo, sendo considerado que tais habilidades serão levadas para toda vida. Para que os requisitos sejam bem desenvolvidos o educando precisa ter um conhecimento prévio sobre as fases do desenvolvimento citadas por Jean Piaget. O presente trabalho tem como propósito observar o desenvolvimento psicomotor das crianças que se encontram no primeiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Porto Velho-RO, sendo embasada em uma pesquisa de campo de carácter qualitativo cuja abordagem fora realizada por meio de observação sistemática não participativa em equipe. Dessa forma, para que a observação ocorresse foram selecionados autores que estivessem apoiados em atividades que englobassem técnicas psicomotoras, como por exemplo: lateralidade, percepção corporal, coordenação motora fina e ampla, noção temporal, equilíbrio e ritmo, atividades essas que foram divididas em 4 baterias. Além de expor o desempenho geral da turma foram apresentadas possíveis atividades que solucionassem as lacunas percebidas durantes a execução das tarefas propostas pelo grupo de pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO PÚBLICO, PSICOMOTRICIDADE, SÉRIES INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID2006_14102017182355.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHESLANA OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CHESLANA SILVA"
    "autor_email" => "cheslanapvh@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36428
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3596
    "inscrito_id" => 2006
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PORTO VELHO/RO"
    "resumo" => "Atualmente a construção do aprendizado no ambiente escolar deve estar voltada para uma formação bem fundamentada em todos os seus aspectos. Sendo assim, trabalhar a psicomotricidade com alunos recém integrados no ensino fundamental é buscar a garantia de que esses atenderão aos requisitos necessários para que seu processo de aprendizagem possa ser satisfatório, pois a preocupação de tal temática é justamente desenvolver as habilidades pertinentes ao grau de instrução cognitiva, motora, social e afetiva. Em cada etapa do ensino fundamental precisam ser desenvolvidos os requisitos psicomotores com diferentes técnicas e atividades que colaboram para seu progresso ao longo desse ciclo, sendo considerado que tais habilidades serão levadas para toda vida. Para que os requisitos sejam bem desenvolvidos o educando precisa ter um conhecimento prévio sobre as fases do desenvolvimento citadas por Jean Piaget. O presente trabalho tem como propósito observar o desenvolvimento psicomotor das crianças que se encontram no primeiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Porto Velho-RO, sendo embasada em uma pesquisa de campo de carácter qualitativo cuja abordagem fora realizada por meio de observação sistemática não participativa em equipe. Dessa forma, para que a observação ocorresse foram selecionados autores que estivessem apoiados em atividades que englobassem técnicas psicomotoras, como por exemplo: lateralidade, percepção corporal, coordenação motora fina e ampla, noção temporal, equilíbrio e ritmo, atividades essas que foram divididas em 4 baterias. Além de expor o desempenho geral da turma foram apresentadas possíveis atividades que solucionassem as lacunas percebidas durantes a execução das tarefas propostas pelo grupo de pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO PÚBLICO, PSICOMOTRICIDADE, SÉRIES INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID2006_14102017182355.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHESLANA OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CHESLANA SILVA"
    "autor_email" => "cheslanapvh@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Atualmente a construção do aprendizado no ambiente escolar deve estar voltada para uma formação bem fundamentada em todos os seus aspectos. Sendo assim, trabalhar a psicomotricidade com alunos recém integrados no ensino fundamental é buscar a garantia de que esses atenderão aos requisitos necessários para que seu processo de aprendizagem possa ser satisfatório, pois a preocupação de tal temática é justamente desenvolver as habilidades pertinentes ao grau de instrução cognitiva, motora, social e afetiva. Em cada etapa do ensino fundamental precisam ser desenvolvidos os requisitos psicomotores com diferentes técnicas e atividades que colaboram para seu progresso ao longo desse ciclo, sendo considerado que tais habilidades serão levadas para toda vida. Para que os requisitos sejam bem desenvolvidos o educando precisa ter um conhecimento prévio sobre as fases do desenvolvimento citadas por Jean Piaget. O presente trabalho tem como propósito observar o desenvolvimento psicomotor das crianças que se encontram no primeiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Porto Velho-RO, sendo embasada em uma pesquisa de campo de carácter qualitativo cuja abordagem fora realizada por meio de observação sistemática não participativa em equipe. Dessa forma, para que a observação ocorresse foram selecionados autores que estivessem apoiados em atividades que englobassem técnicas psicomotoras, como por exemplo: lateralidade, percepção corporal, coordenação motora fina e ampla, noção temporal, equilíbrio e ritmo, atividades essas que foram divididas em 4 baterias. Além de expor o desempenho geral da turma foram apresentadas possíveis atividades que solucionassem as lacunas percebidas durantes a execução das tarefas propostas pelo grupo de pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.