DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PORTO VELHO/RO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36428 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3596 "inscrito_id" => 2006 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PORTO VELHO/RO" "resumo" => "Atualmente a construção do aprendizado no ambiente escolar deve estar voltada para uma formação bem fundamentada em todos os seus aspectos. Sendo assim, trabalhar a psicomotricidade com alunos recém integrados no ensino fundamental é buscar a garantia de que esses atenderão aos requisitos necessários para que seu processo de aprendizagem possa ser satisfatório, pois a preocupação de tal temática é justamente desenvolver as habilidades pertinentes ao grau de instrução cognitiva, motora, social e afetiva. Em cada etapa do ensino fundamental precisam ser desenvolvidos os requisitos psicomotores com diferentes técnicas e atividades que colaboram para seu progresso ao longo desse ciclo, sendo considerado que tais habilidades serão levadas para toda vida. Para que os requisitos sejam bem desenvolvidos o educando precisa ter um conhecimento prévio sobre as fases do desenvolvimento citadas por Jean Piaget. O presente trabalho tem como propósito observar o desenvolvimento psicomotor das crianças que se encontram no primeiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Porto Velho-RO, sendo embasada em uma pesquisa de campo de carácter qualitativo cuja abordagem fora realizada por meio de observação sistemática não participativa em equipe. Dessa forma, para que a observação ocorresse foram selecionados autores que estivessem apoiados em atividades que englobassem técnicas psicomotoras, como por exemplo: lateralidade, percepção corporal, coordenação motora fina e ampla, noção temporal, equilíbrio e ritmo, atividades essas que foram divididas em 4 baterias. Além de expor o desempenho geral da turma foram apresentadas possíveis atividades que solucionassem as lacunas percebidas durantes a execução das tarefas propostas pelo grupo de pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO PÚBLICO, PSICOMOTRICIDADE, SÉRIES INICIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID2006_14102017182355.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHESLANA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CHESLANA SILVA" "autor_email" => "cheslanapvh@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36428 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3596 "inscrito_id" => 2006 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PORTO VELHO/RO" "resumo" => "Atualmente a construção do aprendizado no ambiente escolar deve estar voltada para uma formação bem fundamentada em todos os seus aspectos. Sendo assim, trabalhar a psicomotricidade com alunos recém integrados no ensino fundamental é buscar a garantia de que esses atenderão aos requisitos necessários para que seu processo de aprendizagem possa ser satisfatório, pois a preocupação de tal temática é justamente desenvolver as habilidades pertinentes ao grau de instrução cognitiva, motora, social e afetiva. Em cada etapa do ensino fundamental precisam ser desenvolvidos os requisitos psicomotores com diferentes técnicas e atividades que colaboram para seu progresso ao longo desse ciclo, sendo considerado que tais habilidades serão levadas para toda vida. Para que os requisitos sejam bem desenvolvidos o educando precisa ter um conhecimento prévio sobre as fases do desenvolvimento citadas por Jean Piaget. O presente trabalho tem como propósito observar o desenvolvimento psicomotor das crianças que se encontram no primeiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Porto Velho-RO, sendo embasada em uma pesquisa de campo de carácter qualitativo cuja abordagem fora realizada por meio de observação sistemática não participativa em equipe. Dessa forma, para que a observação ocorresse foram selecionados autores que estivessem apoiados em atividades que englobassem técnicas psicomotoras, como por exemplo: lateralidade, percepção corporal, coordenação motora fina e ampla, noção temporal, equilíbrio e ritmo, atividades essas que foram divididas em 4 baterias. Além de expor o desempenho geral da turma foram apresentadas possíveis atividades que solucionassem as lacunas percebidas durantes a execução das tarefas propostas pelo grupo de pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO PÚBLICO, PSICOMOTRICIDADE, SÉRIES INICIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID2006_14102017182355.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHESLANA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CHESLANA SILVA" "autor_email" => "cheslanapvh@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }