Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

AS NARRATIVAS LITERÁRIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES

Palavra-chaves: NARRATIVAS LITERÁRIAS, ENSINO, FORMAÇÃO DE LEITOR Comunicação Oral(CO) GT 15 - O ENSINO E À APRENDIZAGEM DA LEITURA, DA ESCRITA E DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LÍNGUA MATERNA
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3643
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 204
    "inscrito_id" => 1053
    "titulo" => "AS NARRATIVAS LITERÁRIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES"
    "resumo" => "As narrativas literárias perpassam as gerações. Seu valor está intrínseco nos conhecimentos adquiridos por meio das narrações, possibilitando ao homem, contato com variados saberes. O texto literário, sendo instrumento de humanização, age eficazmente nos indivíduos suscitando um processo de transformação e servindo como elemento pedagógico na formação dos leitores. Este trabalho é resultante de um estudo de caso, em uma escola da cidade de Catolé do Rocha/PB, com observações no espaço escolar, entrevistas semi-estruturadas, aplicação de questionários e conversa informal, tendo como aporte teórico: Benjamin (1994); Candido (2004); Solé (1998), dentre outros. O estudo mostra que o trabalho com as narrativas, apesar de ser identificado como fundamental no desenvolvimento das crianças ainda não atingiu seu grau maior de aperfeiçoamento. Conclui-se que o ensino com as narrativas precisa ser melhor analisado, necessitando de um aprofundamento das teorias para contribuir positivamente na formação do aluno leitor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - O ENSINO E À APRENDIZAGEM DA LEITURA, DA ESCRITA E DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LÍNGUA MATERNA"
    "palavra_chave" => "NARRATIVAS LITERÁRIAS, ENSINO, FORMAÇÃO DE LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1053_8ef8c2d7fccdbc9b03d0eb0b0c84e984.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINEIDE BATISTA DE SOUSA PEDROSA"
    "autor_nome_curto" => "NEIDE"
    "autor_email" => "neidebatistadesouza@hotma"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3643
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 204
    "inscrito_id" => 1053
    "titulo" => "AS NARRATIVAS LITERÁRIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES"
    "resumo" => "As narrativas literárias perpassam as gerações. Seu valor está intrínseco nos conhecimentos adquiridos por meio das narrações, possibilitando ao homem, contato com variados saberes. O texto literário, sendo instrumento de humanização, age eficazmente nos indivíduos suscitando um processo de transformação e servindo como elemento pedagógico na formação dos leitores. Este trabalho é resultante de um estudo de caso, em uma escola da cidade de Catolé do Rocha/PB, com observações no espaço escolar, entrevistas semi-estruturadas, aplicação de questionários e conversa informal, tendo como aporte teórico: Benjamin (1994); Candido (2004); Solé (1998), dentre outros. O estudo mostra que o trabalho com as narrativas, apesar de ser identificado como fundamental no desenvolvimento das crianças ainda não atingiu seu grau maior de aperfeiçoamento. Conclui-se que o ensino com as narrativas precisa ser melhor analisado, necessitando de um aprofundamento das teorias para contribuir positivamente na formação do aluno leitor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - O ENSINO E À APRENDIZAGEM DA LEITURA, DA ESCRITA E DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LÍNGUA MATERNA"
    "palavra_chave" => "NARRATIVAS LITERÁRIAS, ENSINO, FORMAÇÃO DE LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1053_8ef8c2d7fccdbc9b03d0eb0b0c84e984.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINEIDE BATISTA DE SOUSA PEDROSA"
    "autor_nome_curto" => "NEIDE"
    "autor_email" => "neidebatistadesouza@hotma"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

As narrativas literárias perpassam as gerações. Seu valor está intrínseco nos conhecimentos adquiridos por meio das narrações, possibilitando ao homem, contato com variados saberes. O texto literário, sendo instrumento de humanização, age eficazmente nos indivíduos suscitando um processo de transformação e servindo como elemento pedagógico na formação dos leitores. Este trabalho é resultante de um estudo de caso, em uma escola da cidade de Catolé do Rocha/PB, com observações no espaço escolar, entrevistas semi-estruturadas, aplicação de questionários e conversa informal, tendo como aporte teórico: Benjamin (1994); Candido (2004); Solé (1998), dentre outros. O estudo mostra que o trabalho com as narrativas, apesar de ser identificado como fundamental no desenvolvimento das crianças ainda não atingiu seu grau maior de aperfeiçoamento. Conclui-se que o ensino com as narrativas precisa ser melhor analisado, necessitando de um aprofundamento das teorias para contribuir positivamente na formação do aluno leitor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.