Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO CAMINHOS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, ESCOLHA DA PROFISSÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37020
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1740
    "inscrito_id" => 5614
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO CAMINHOS"
    "resumo" => "Este artigo trata da formação de professores para a Educação Infantil, a partir de uma entrevista semiestruturada realizada com uma professora da Educação Infantil que atua na zona urbana da cidade de Cajazeiras/PB, buscando perceber a partir da pesquisa os caminhos que são percorridos durante a formação docente, bem como a importância desta para que o docente realize um trabalho de boa qualidade. Objetivamos com este trabalho refletir as consequências que as situações ocorridas na infância ou na vida acadêmica podem acarretar na vida profissional docente. O trabalho será embasado a partir de teóricos como Machado (2010), Campos (1999), Queirós (1997) Kramer (2006), dentre outros, que trazem discussões referentes ao desenvolvimento da criança, as mudanças no conceito de infância e o entendimento da criança enquanto um ser integral, considerando seus aspectos: afetivo, cognitivo e motor. O artigo traz também depoimento da professora entrevistada, fazendo ponte com os teóricos que nos deram suporte à discussão da relação teoria-prática enquanto processos que caminham conjuntamente para obtermos bons resultados no trabalho desenvolvido com crianças de diferentes faixas etárias. Sendo assim, este trabalho possibilitou a compreensão de que a Educação Infantil é um período crucial na vida da criança, bem como, a importância da formação docente para que este compreenda o seu papel, sendo importante que haja uma construção contínua de conhecimentos, relacionando com a prática, desenvolvendo um trabalho de qualidade, como também responsável, onde o foco do processo ensino aprendizagem seja o aluno em suas mais diversas peculiaridades. Por fim, vimos que a profissão docente é uma construção diária permeada por diferentes situações, espaços, pessoas e experiências que fazem com que a professora permaneça escolhendo a docência enquanto espaço de construção de saberes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ESCOLHA DA PROFISSÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID5614_11092017104108.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "APARECIDA KALLYSMEYA PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KALLYSMEYA"
    "autor_email" => "kallysmenyaps@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37020
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1740
    "inscrito_id" => 5614
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO CAMINHOS"
    "resumo" => "Este artigo trata da formação de professores para a Educação Infantil, a partir de uma entrevista semiestruturada realizada com uma professora da Educação Infantil que atua na zona urbana da cidade de Cajazeiras/PB, buscando perceber a partir da pesquisa os caminhos que são percorridos durante a formação docente, bem como a importância desta para que o docente realize um trabalho de boa qualidade. Objetivamos com este trabalho refletir as consequências que as situações ocorridas na infância ou na vida acadêmica podem acarretar na vida profissional docente. O trabalho será embasado a partir de teóricos como Machado (2010), Campos (1999), Queirós (1997) Kramer (2006), dentre outros, que trazem discussões referentes ao desenvolvimento da criança, as mudanças no conceito de infância e o entendimento da criança enquanto um ser integral, considerando seus aspectos: afetivo, cognitivo e motor. O artigo traz também depoimento da professora entrevistada, fazendo ponte com os teóricos que nos deram suporte à discussão da relação teoria-prática enquanto processos que caminham conjuntamente para obtermos bons resultados no trabalho desenvolvido com crianças de diferentes faixas etárias. Sendo assim, este trabalho possibilitou a compreensão de que a Educação Infantil é um período crucial na vida da criança, bem como, a importância da formação docente para que este compreenda o seu papel, sendo importante que haja uma construção contínua de conhecimentos, relacionando com a prática, desenvolvendo um trabalho de qualidade, como também responsável, onde o foco do processo ensino aprendizagem seja o aluno em suas mais diversas peculiaridades. Por fim, vimos que a profissão docente é uma construção diária permeada por diferentes situações, espaços, pessoas e experiências que fazem com que a professora permaneça escolhendo a docência enquanto espaço de construção de saberes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ESCOLHA DA PROFISSÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID5614_11092017104108.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "APARECIDA KALLYSMEYA PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KALLYSMEYA"
    "autor_email" => "kallysmenyaps@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo trata da formação de professores para a Educação Infantil, a partir de uma entrevista semiestruturada realizada com uma professora da Educação Infantil que atua na zona urbana da cidade de Cajazeiras/PB, buscando perceber a partir da pesquisa os caminhos que são percorridos durante a formação docente, bem como a importância desta para que o docente realize um trabalho de boa qualidade. Objetivamos com este trabalho refletir as consequências que as situações ocorridas na infância ou na vida acadêmica podem acarretar na vida profissional docente. O trabalho será embasado a partir de teóricos como Machado (2010), Campos (1999), Queirós (1997) Kramer (2006), dentre outros, que trazem discussões referentes ao desenvolvimento da criança, as mudanças no conceito de infância e o entendimento da criança enquanto um ser integral, considerando seus aspectos: afetivo, cognitivo e motor. O artigo traz também depoimento da professora entrevistada, fazendo ponte com os teóricos que nos deram suporte à discussão da relação teoria-prática enquanto processos que caminham conjuntamente para obtermos bons resultados no trabalho desenvolvido com crianças de diferentes faixas etárias. Sendo assim, este trabalho possibilitou a compreensão de que a Educação Infantil é um período crucial na vida da criança, bem como, a importância da formação docente para que este compreenda o seu papel, sendo importante que haja uma construção contínua de conhecimentos, relacionando com a prática, desenvolvendo um trabalho de qualidade, como também responsável, onde o foco do processo ensino aprendizagem seja o aluno em suas mais diversas peculiaridades. Por fim, vimos que a profissão docente é uma construção diária permeada por diferentes situações, espaços, pessoas e experiências que fazem com que a professora permaneça escolhendo a docência enquanto espaço de construção de saberes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.