Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICATIVO MATEMATICANDO: O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES PARA ALUNOS SURDOS

Palavra-chaves: ENSINO DA MATEMATICA, APLICATIVO MATEMATICANDO, SURDEZ Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35851
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2090
    "inscrito_id" => 5646
    "titulo" => "APLICATIVO MATEMATICANDO: O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES PARA ALUNOS SURDOS"
    "resumo" => "Este trabalho foi desempenhado em função das dificuldades que são encontradas no cotidiano de alunos  surdos em sala de aula para estudar os conteúdos matemáticos. Procurando buscar mais alternativas para facilitar tanto pra o aluno quanto pra o professor, usando tecnologia nas aulas de matemática. Utilizando esse recurso, sabendo-se, que a educação dos surdos é voltada pra o espaço-visual, onde o aplicativo Matematicando trabalha exatamente isso, mostrando que pode contribuir para o aprendizado das quatro operações matemáticas, que são à base do ensino da matemática. E, contudo visando a melhoria do ensino de matemática de forma inclusiva, com base nisso o artigo foi produzido no intuito de auxiliar professores e alunos para uma melhor interação e desenvolvimento dentro da sala de aula. O aplicativo em si é de fácil manuseio onde é feito  através de um dispositivo móvel o qual hoje a maioria dos alunos tem acesso a essa tecnologia, a escola que adotar trabalhar com esse aplicativo é disponibizado um kit  com o aplicativo Matematicando e o livro “Aprendendo e brincando com a tabuada colorida”, onde o mesmo funciona com assimilação de cores, no inicio  o aluno associa as cores com a resposta, logo em seguida as cores são retiradas pra se verificar se o aluno obteve um desempenho dentro do que é esperado. Ressaltando que essa é uma de muitas alternativas de auxilio no ensino da matemática pra alunos surdos, onde ainda necessita de grandes mudanças para que realmente aconteça a inclusão, mas que de certa forma  já obteve um grande avanço em nossa sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA MATEMATICA, APLICATIVO MATEMATICANDO, SURDEZ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID5646_11092017171337.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL COSTA DOURADO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL COSTA"
    "autor_email" => "ghabrielcostta@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35851
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2090
    "inscrito_id" => 5646
    "titulo" => "APLICATIVO MATEMATICANDO: O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES PARA ALUNOS SURDOS"
    "resumo" => "Este trabalho foi desempenhado em função das dificuldades que são encontradas no cotidiano de alunos  surdos em sala de aula para estudar os conteúdos matemáticos. Procurando buscar mais alternativas para facilitar tanto pra o aluno quanto pra o professor, usando tecnologia nas aulas de matemática. Utilizando esse recurso, sabendo-se, que a educação dos surdos é voltada pra o espaço-visual, onde o aplicativo Matematicando trabalha exatamente isso, mostrando que pode contribuir para o aprendizado das quatro operações matemáticas, que são à base do ensino da matemática. E, contudo visando a melhoria do ensino de matemática de forma inclusiva, com base nisso o artigo foi produzido no intuito de auxiliar professores e alunos para uma melhor interação e desenvolvimento dentro da sala de aula. O aplicativo em si é de fácil manuseio onde é feito  através de um dispositivo móvel o qual hoje a maioria dos alunos tem acesso a essa tecnologia, a escola que adotar trabalhar com esse aplicativo é disponibizado um kit  com o aplicativo Matematicando e o livro “Aprendendo e brincando com a tabuada colorida”, onde o mesmo funciona com assimilação de cores, no inicio  o aluno associa as cores com a resposta, logo em seguida as cores são retiradas pra se verificar se o aluno obteve um desempenho dentro do que é esperado. Ressaltando que essa é uma de muitas alternativas de auxilio no ensino da matemática pra alunos surdos, onde ainda necessita de grandes mudanças para que realmente aconteça a inclusão, mas que de certa forma  já obteve um grande avanço em nossa sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA MATEMATICA, APLICATIVO MATEMATICANDO, SURDEZ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID5646_11092017171337.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL COSTA DOURADO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL COSTA"
    "autor_email" => "ghabrielcostta@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho foi desempenhado em função das dificuldades que são encontradas no cotidiano de alunos surdos em sala de aula para estudar os conteúdos matemáticos. Procurando buscar mais alternativas para facilitar tanto pra o aluno quanto pra o professor, usando tecnologia nas aulas de matemática. Utilizando esse recurso, sabendo-se, que a educação dos surdos é voltada pra o espaço-visual, onde o aplicativo Matematicando trabalha exatamente isso, mostrando que pode contribuir para o aprendizado das quatro operações matemáticas, que são à base do ensino da matemática. E, contudo visando a melhoria do ensino de matemática de forma inclusiva, com base nisso o artigo foi produzido no intuito de auxiliar professores e alunos para uma melhor interação e desenvolvimento dentro da sala de aula. O aplicativo em si é de fácil manuseio onde é feito através de um dispositivo móvel o qual hoje a maioria dos alunos tem acesso a essa tecnologia, a escola que adotar trabalhar com esse aplicativo é disponibizado um kit com o aplicativo Matematicando e o livro “Aprendendo e brincando com a tabuada colorida”, onde o mesmo funciona com assimilação de cores, no inicio o aluno associa as cores com a resposta, logo em seguida as cores são retiradas pra se verificar se o aluno obteve um desempenho dentro do que é esperado. Ressaltando que essa é uma de muitas alternativas de auxilio no ensino da matemática pra alunos surdos, onde ainda necessita de grandes mudanças para que realmente aconteça a inclusão, mas que de certa forma já obteve um grande avanço em nossa sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.