Resumo: O presente trabalho tem o interesse de promover reflexão acerca da formação inicial de professores da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional, no município do Oiapoque, cidade fronteira com a Guiana Francesa. O referido campus conta com oito cursos de graduação, tendo seis a prerrogativa de formar professores. Guiado por uma abordagem qualitativa, o estudo se debruça sobre a análise da formação inicial de docentes dos cursos de Letras e Geografia nos quais estão inseridos os autores deste trabalho. Assim, são levantadas questões que se relacionam à necessidade de formação docente no município do Oiapoque e às práticas e metodologias de ensino desenvolvidas dentro da universidade que, de alguma forma, dão suporte a essa formação. O objetivo dessa pesquisa é relatar as experiências vivenciadas pelos autores em relação às disciplinas ministradas, quais sejam: didática da língua materna e metodologia do ensino da geografia, averiguando, por assim dizer, o processo de formação desses discentes inseridos em uma região que, por fazer fronteira com um território francês, conta com peculiaridades político-sociais, educacionais e culturais que a distinguem do restante do país . O aporte teórico que embasa este estudo está ancorado, sobretudo, nos postulados de Libâneo (2002), Saviani (1991), Tardif (2012) e Zabala (1998). O propósito é (re)pensar a formação inicial de professores e como isto pode ser ressignificado pelos discentes na educação básica por meio de reflexão que coloque em evidência a necessidade de sólida formação para que seja possível uma profícua atuação docente nas escolas de ensino fundamental e médio no município de Oiapoque/AP.