Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FÍSICA NO COTIDIANO: UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA DA ÓPTICA GEOMÉTRICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, MOTIVAÇÃO, ÓPTICA GEOMÉTRICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36976
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2762
    "inscrito_id" => 1659
    "titulo" => "FÍSICA NO COTIDIANO: UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA DA ÓPTICA GEOMÉTRICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Esta ação foi desenvolvida pelos bolsistas do curso de física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID)  da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), a atividade foi aplicada na  E.E.M.T.I. Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior, parceira do programa institucional do PIBID, situada na cidade de Sobral – CE. A presente intervenção faz parte de um conjunto de atividades desenvolvida pelo projeto “Física no Cotidiano”, que busca analisar, potencializar e corrigir conhecimentos prévios que os alunos trazem do convívio social. O ensino de Física se tornou um desfio para os professores dessa disciplina, o uso de alguns artifícios parece não atrair a atenção dos alunos, alguns educadores associam este descaso por parte do aluno devido ao distanciamento do que é ensinado e que o é observado pelo o discente ao interagir com seu meio. Pensando nisso, desenvolveu-se uma atividade que buscasse  despertou a curiosidade dos alunos para o conhecimento científico. Para isso, adotou-se uma série de atividade que buscasse despertar e integrar os conhecimentos intuitivos dos alunos apresentando-lhes, a qual seria para eles, uma nova teoria contemplada pela física. Cientes dos possíveis pontos negativos e positivos da intervenção, aplicou-se ao fim da atividade um questionário com objetivo de colher informações qualitativas e quantitativas da metodologia aplicada. Em seguida, analisou-se os resultados obtidos e a influência desta abordagem para o ensino e aprendizagem em física. As conclusões a respeito da atividade, mostraram-se fidedignas correspondendo aos propósitos as quais a mesma foi pensada, que era de motivar e esclarecer a importância da física no meio social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, MOTIVAÇÃO, ÓPTICA GEOMÉTRICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1659_19092017115128.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL ROSENDO DE OLIVEIRA "
    "autor_nome_curto" => "DANIEL ROSENDO"
    "autor_email" => "danieloliveira018@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36976
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2762
    "inscrito_id" => 1659
    "titulo" => "FÍSICA NO COTIDIANO: UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA DA ÓPTICA GEOMÉTRICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Esta ação foi desenvolvida pelos bolsistas do curso de física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID)  da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), a atividade foi aplicada na  E.E.M.T.I. Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior, parceira do programa institucional do PIBID, situada na cidade de Sobral – CE. A presente intervenção faz parte de um conjunto de atividades desenvolvida pelo projeto “Física no Cotidiano”, que busca analisar, potencializar e corrigir conhecimentos prévios que os alunos trazem do convívio social. O ensino de Física se tornou um desfio para os professores dessa disciplina, o uso de alguns artifícios parece não atrair a atenção dos alunos, alguns educadores associam este descaso por parte do aluno devido ao distanciamento do que é ensinado e que o é observado pelo o discente ao interagir com seu meio. Pensando nisso, desenvolveu-se uma atividade que buscasse  despertou a curiosidade dos alunos para o conhecimento científico. Para isso, adotou-se uma série de atividade que buscasse despertar e integrar os conhecimentos intuitivos dos alunos apresentando-lhes, a qual seria para eles, uma nova teoria contemplada pela física. Cientes dos possíveis pontos negativos e positivos da intervenção, aplicou-se ao fim da atividade um questionário com objetivo de colher informações qualitativas e quantitativas da metodologia aplicada. Em seguida, analisou-se os resultados obtidos e a influência desta abordagem para o ensino e aprendizagem em física. As conclusões a respeito da atividade, mostraram-se fidedignas correspondendo aos propósitos as quais a mesma foi pensada, que era de motivar e esclarecer a importância da física no meio social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, MOTIVAÇÃO, ÓPTICA GEOMÉTRICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1659_19092017115128.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL ROSENDO DE OLIVEIRA "
    "autor_nome_curto" => "DANIEL ROSENDO"
    "autor_email" => "danieloliveira018@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Esta ação foi desenvolvida pelos bolsistas do curso de física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), a atividade foi aplicada na E.E.M.T.I. Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior, parceira do programa institucional do PIBID, situada na cidade de Sobral – CE. A presente intervenção faz parte de um conjunto de atividades desenvolvida pelo projeto “Física no Cotidiano”, que busca analisar, potencializar e corrigir conhecimentos prévios que os alunos trazem do convívio social. O ensino de Física se tornou um desfio para os professores dessa disciplina, o uso de alguns artifícios parece não atrair a atenção dos alunos, alguns educadores associam este descaso por parte do aluno devido ao distanciamento do que é ensinado e que o é observado pelo o discente ao interagir com seu meio. Pensando nisso, desenvolveu-se uma atividade que buscasse despertou a curiosidade dos alunos para o conhecimento científico. Para isso, adotou-se uma série de atividade que buscasse despertar e integrar os conhecimentos intuitivos dos alunos apresentando-lhes, a qual seria para eles, uma nova teoria contemplada pela física. Cientes dos possíveis pontos negativos e positivos da intervenção, aplicou-se ao fim da atividade um questionário com objetivo de colher informações qualitativas e quantitativas da metodologia aplicada. Em seguida, analisou-se os resultados obtidos e a influência desta abordagem para o ensino e aprendizagem em física. As conclusões a respeito da atividade, mostraram-se fidedignas correspondendo aos propósitos as quais a mesma foi pensada, que era de motivar e esclarecer a importância da física no meio social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.