Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS À DISTÂNCIA DO IFPB

Palavra-chaves: PESQUISA, FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37837
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4370
    "inscrito_id" => 9605
    "titulo" => "O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS À DISTÂNCIA DO IFPB"
    "resumo" => "A formação do profissional de Letras engajado e comprometido com a prática da pesquisa não é nova, porém, quando nos deparamos com um ensino a distância cujo princípio é a autonomia do sujeito na construção de seu conhecimento, questionamo-nos como se constrói essa prática de pesquisa na educação a distância? Neste trabalho, temos como objetivo geral investigar o discurso dos alunos do curso de Letras a distância no IFPB sobre o papel da pesquisa na formação e na prática dos professores de Língua Portuguesa. Para isso, refletimos sobre a mediação do professor formador nas disciplinas do curso e sobre a autoria acadêmica. As discussões seguem o paradigma interpretativista para análise dos dados e ampararam-se nos pressupostos teóricos de Bakhtin/Volochinov (2002) sobre discurso e em estudos desenvolvidos por Bortoni-Ricardo (2008), Gauthier (2006), Perrenoud (2002), Pimenta (1997) e Pimenta e Lima (2012) sobre pesquisa e formação do professor. Em termos metodológicos, este trabalho constitui-se em uma pesquisa qualitativa, cujos dados são resultantes de uma atividade extra no fórum social da disciplina Leitura e Produção de Textos II, constituídas de 7 (sete) perguntas estruturadas em que selecionamos 3 (três) para coleta dos dados, realizadas com 20 (vinte) discentes do Curso Superior em Letras a Distância com habilitação em Língua Portuguesa do IFPB. A partir da análise dos dados, concluímos que os discentes apresentam que a prática da pesquisa é essencial para a formação do professor, porém, algumas dificuldades são encontras na EAD como a interação professor formador/tutor e alunos e a prática do plágio na produção escrita nos resultados da pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PESQUISA, FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9605_16102017210753.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEILA GABRYELLE LEAL ARAGÃO"
    "autor_nome_curto" => "KEILA LEAL"
    "autor_email" => "gabryelleal@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37837
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4370
    "inscrito_id" => 9605
    "titulo" => "O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS À DISTÂNCIA DO IFPB"
    "resumo" => "A formação do profissional de Letras engajado e comprometido com a prática da pesquisa não é nova, porém, quando nos deparamos com um ensino a distância cujo princípio é a autonomia do sujeito na construção de seu conhecimento, questionamo-nos como se constrói essa prática de pesquisa na educação a distância? Neste trabalho, temos como objetivo geral investigar o discurso dos alunos do curso de Letras a distância no IFPB sobre o papel da pesquisa na formação e na prática dos professores de Língua Portuguesa. Para isso, refletimos sobre a mediação do professor formador nas disciplinas do curso e sobre a autoria acadêmica. As discussões seguem o paradigma interpretativista para análise dos dados e ampararam-se nos pressupostos teóricos de Bakhtin/Volochinov (2002) sobre discurso e em estudos desenvolvidos por Bortoni-Ricardo (2008), Gauthier (2006), Perrenoud (2002), Pimenta (1997) e Pimenta e Lima (2012) sobre pesquisa e formação do professor. Em termos metodológicos, este trabalho constitui-se em uma pesquisa qualitativa, cujos dados são resultantes de uma atividade extra no fórum social da disciplina Leitura e Produção de Textos II, constituídas de 7 (sete) perguntas estruturadas em que selecionamos 3 (três) para coleta dos dados, realizadas com 20 (vinte) discentes do Curso Superior em Letras a Distância com habilitação em Língua Portuguesa do IFPB. A partir da análise dos dados, concluímos que os discentes apresentam que a prática da pesquisa é essencial para a formação do professor, porém, algumas dificuldades são encontras na EAD como a interação professor formador/tutor e alunos e a prática do plágio na produção escrita nos resultados da pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PESQUISA, FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9605_16102017210753.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEILA GABRYELLE LEAL ARAGÃO"
    "autor_nome_curto" => "KEILA LEAL"
    "autor_email" => "gabryelleal@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A formação do profissional de Letras engajado e comprometido com a prática da pesquisa não é nova, porém, quando nos deparamos com um ensino a distância cujo princípio é a autonomia do sujeito na construção de seu conhecimento, questionamo-nos como se constrói essa prática de pesquisa na educação a distância? Neste trabalho, temos como objetivo geral investigar o discurso dos alunos do curso de Letras a distância no IFPB sobre o papel da pesquisa na formação e na prática dos professores de Língua Portuguesa. Para isso, refletimos sobre a mediação do professor formador nas disciplinas do curso e sobre a autoria acadêmica. As discussões seguem o paradigma interpretativista para análise dos dados e ampararam-se nos pressupostos teóricos de Bakhtin/Volochinov (2002) sobre discurso e em estudos desenvolvidos por Bortoni-Ricardo (2008), Gauthier (2006), Perrenoud (2002), Pimenta (1997) e Pimenta e Lima (2012) sobre pesquisa e formação do professor. Em termos metodológicos, este trabalho constitui-se em uma pesquisa qualitativa, cujos dados são resultantes de uma atividade extra no fórum social da disciplina Leitura e Produção de Textos II, constituídas de 7 (sete) perguntas estruturadas em que selecionamos 3 (três) para coleta dos dados, realizadas com 20 (vinte) discentes do Curso Superior em Letras a Distância com habilitação em Língua Portuguesa do IFPB. A partir da análise dos dados, concluímos que os discentes apresentam que a prática da pesquisa é essencial para a formação do professor, porém, algumas dificuldades são encontras na EAD como a interação professor formador/tutor e alunos e a prática do plágio na produção escrita nos resultados da pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.