Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO PIAUÍ

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LINUX EDUCACIONAL, INFORMÁTICA EDUCATIVA Comunicação Oral(CO) GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3701
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 462
    "inscrito_id" => 1195
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO PIAUÍ"
    "resumo" => "Este estudo apresenta uma análise sobre um processo de formação de professores do ensino fundamental de uma escola pública da rede estadual de ensino do Piauí localizada na cidade de Picos-PI. Essa escola foi beneficiada no ano de 2012 com a instalação de um laboratório de informática sendo pré-requisito para a realização de um curso de extensão universitária em formação de professores na utilização de softwares livres educativos do Linux Educacional. O caminho metodológico da pesquisa se utilizou da abordagem qualitativa, empregando, como método de pesquisa, o estudo de caso único, em virtude da concentração da investigação na supracitada escola. Conclui-se que foi possível identificar que a formação de professores para o uso do software livre na prática pedagógica tende a se deparar com o surgimento de desafios cognitivos na apropriação de maneira aprofundada dos fundamentos pedagógicos e, simultaneamente, relacioná-los ao uso do software livre em metodologias de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LINUX EDUCACIONAL, INFORMÁTICA EDUCATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1195_eadecd7bd394064473e43aff26e30772.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARDEL DA SILVA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "JARDEL SILVA"
    "autor_email" => "jjardelssilva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3701
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 462
    "inscrito_id" => 1195
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO PIAUÍ"
    "resumo" => "Este estudo apresenta uma análise sobre um processo de formação de professores do ensino fundamental de uma escola pública da rede estadual de ensino do Piauí localizada na cidade de Picos-PI. Essa escola foi beneficiada no ano de 2012 com a instalação de um laboratório de informática sendo pré-requisito para a realização de um curso de extensão universitária em formação de professores na utilização de softwares livres educativos do Linux Educacional. O caminho metodológico da pesquisa se utilizou da abordagem qualitativa, empregando, como método de pesquisa, o estudo de caso único, em virtude da concentração da investigação na supracitada escola. Conclui-se que foi possível identificar que a formação de professores para o uso do software livre na prática pedagógica tende a se deparar com o surgimento de desafios cognitivos na apropriação de maneira aprofundada dos fundamentos pedagógicos e, simultaneamente, relacioná-los ao uso do software livre em metodologias de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LINUX EDUCACIONAL, INFORMÁTICA EDUCATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1195_eadecd7bd394064473e43aff26e30772.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARDEL DA SILVA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "JARDEL SILVA"
    "autor_email" => "jjardelssilva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Este estudo apresenta uma análise sobre um processo de formação de professores do ensino fundamental de uma escola pública da rede estadual de ensino do Piauí localizada na cidade de Picos-PI. Essa escola foi beneficiada no ano de 2012 com a instalação de um laboratório de informática sendo pré-requisito para a realização de um curso de extensão universitária em formação de professores na utilização de softwares livres educativos do Linux Educacional. O caminho metodológico da pesquisa se utilizou da abordagem qualitativa, empregando, como método de pesquisa, o estudo de caso único, em virtude da concentração da investigação na supracitada escola. Conclui-se que foi possível identificar que a formação de professores para o uso do software livre na prática pedagógica tende a se deparar com o surgimento de desafios cognitivos na apropriação de maneira aprofundada dos fundamentos pedagógicos e, simultaneamente, relacioná-los ao uso do software livre em metodologias de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.