Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM MÓVEL: FORMAÇÃO DOCENTE E APLICAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM MÓVEL, FORMAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIAS DIGITAIS Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35867
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 689
    "inscrito_id" => 6324
    "titulo" => "APRENDIZAGEM MÓVEL: FORMAÇÃO DOCENTE E APLICAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "A aprendizagem móvel é um tema de estudo da Educação que tem se destacado nas publicações sobre Educação e Tecnologias nos últimos anos. Sua abordagem por meio de ações de ensino, pesquisa ou extensão em cursos de formação de professores no ensino superior mostrou-se relevante por considerar a ocorrência de conflitos e discussões no ambiente escolar, relacionados com a posse e o uso de dispositivos móveis por professores e estudantes. Assim, este artigo apresenta a proposta e os resultados de um projeto de extensão universitária que teve por objetivo promover a formação acadêmica de estudantes de graduação em Pedagogia e outras licenciaturas, a partir de estudos e de experimentos sobre aplicações de dispositivos móveis na Educação. O curso organizado e ofertado pela equipe do projeto foi desenvolvido em quatro etapas, executadas em 80 horas de estudos presenciais e a distância, ao longo de 19 semanas, com a participação de 60 inscritos. A equipe executora foi composta por quatro docentes do ensino superior e quatro estudantes de graduação. O referencial teórico que subsidiou a formação no curso foi constituído por publicações científicas em língua portuguesa, buscando oferecer aos participantes uma compreensão inicial sobre os conceitos de aprendizagem móvel e dispositivos móveis, os aplicativos educacionais para dispositivos móveis e as abordagens pedagógicas e os modelos didáticos disponíveis para aplicação em processos de aprendizagem móvel.  Como principais resultados destacam-se a conclusão do curso ofertado por 18 participantes, a produção e publicação de conhecimento especializado sobre o tema e o desenvolvimento de competências para seleção e análise de teorias, métodos e aplicativos para a orientação de práticas educativas para a aprendizagem móvel."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM MÓVEL, FORMAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIAS DIGITAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6324_01092017213028.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEBIAM TAMAR GOMES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LEBIAM SILVA"
    "autor_email" => "lebiamsilva@ce.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35867
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 689
    "inscrito_id" => 6324
    "titulo" => "APRENDIZAGEM MÓVEL: FORMAÇÃO DOCENTE E APLICAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "A aprendizagem móvel é um tema de estudo da Educação que tem se destacado nas publicações sobre Educação e Tecnologias nos últimos anos. Sua abordagem por meio de ações de ensino, pesquisa ou extensão em cursos de formação de professores no ensino superior mostrou-se relevante por considerar a ocorrência de conflitos e discussões no ambiente escolar, relacionados com a posse e o uso de dispositivos móveis por professores e estudantes. Assim, este artigo apresenta a proposta e os resultados de um projeto de extensão universitária que teve por objetivo promover a formação acadêmica de estudantes de graduação em Pedagogia e outras licenciaturas, a partir de estudos e de experimentos sobre aplicações de dispositivos móveis na Educação. O curso organizado e ofertado pela equipe do projeto foi desenvolvido em quatro etapas, executadas em 80 horas de estudos presenciais e a distância, ao longo de 19 semanas, com a participação de 60 inscritos. A equipe executora foi composta por quatro docentes do ensino superior e quatro estudantes de graduação. O referencial teórico que subsidiou a formação no curso foi constituído por publicações científicas em língua portuguesa, buscando oferecer aos participantes uma compreensão inicial sobre os conceitos de aprendizagem móvel e dispositivos móveis, os aplicativos educacionais para dispositivos móveis e as abordagens pedagógicas e os modelos didáticos disponíveis para aplicação em processos de aprendizagem móvel.  Como principais resultados destacam-se a conclusão do curso ofertado por 18 participantes, a produção e publicação de conhecimento especializado sobre o tema e o desenvolvimento de competências para seleção e análise de teorias, métodos e aplicativos para a orientação de práticas educativas para a aprendizagem móvel."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM MÓVEL, FORMAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIAS DIGITAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6324_01092017213028.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEBIAM TAMAR GOMES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LEBIAM SILVA"
    "autor_email" => "lebiamsilva@ce.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A aprendizagem móvel é um tema de estudo da Educação que tem se destacado nas publicações sobre Educação e Tecnologias nos últimos anos. Sua abordagem por meio de ações de ensino, pesquisa ou extensão em cursos de formação de professores no ensino superior mostrou-se relevante por considerar a ocorrência de conflitos e discussões no ambiente escolar, relacionados com a posse e o uso de dispositivos móveis por professores e estudantes. Assim, este artigo apresenta a proposta e os resultados de um projeto de extensão universitária que teve por objetivo promover a formação acadêmica de estudantes de graduação em Pedagogia e outras licenciaturas, a partir de estudos e de experimentos sobre aplicações de dispositivos móveis na Educação. O curso organizado e ofertado pela equipe do projeto foi desenvolvido em quatro etapas, executadas em 80 horas de estudos presenciais e a distância, ao longo de 19 semanas, com a participação de 60 inscritos. A equipe executora foi composta por quatro docentes do ensino superior e quatro estudantes de graduação. O referencial teórico que subsidiou a formação no curso foi constituído por publicações científicas em língua portuguesa, buscando oferecer aos participantes uma compreensão inicial sobre os conceitos de aprendizagem móvel e dispositivos móveis, os aplicativos educacionais para dispositivos móveis e as abordagens pedagógicas e os modelos didáticos disponíveis para aplicação em processos de aprendizagem móvel. Como principais resultados destacam-se a conclusão do curso ofertado por 18 participantes, a produção e publicação de conhecimento especializado sobre o tema e o desenvolvimento de competências para seleção e análise de teorias, métodos e aplicativos para a orientação de práticas educativas para a aprendizagem móvel.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.