FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: TECENDO RELAÇÕES, TRAJETÓRIAS E DESAFIOS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA
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A Universidade é um espaço muito importante, mas de forma alguma podemos destacar a importância de outros campos, como, por exemplo, a escola como lócus propício para a formação docente. Apesar dos avanços nas últimas décadas, persistem problemas relacionados à baixa qualidade e improdutividade do sistema educacional brasileiro, que se expressam, principalmente, nas altas taxas de insucesso e de evasão escolares na educação básica, o que demonstra como o país está longe de propiciar às sucessivas gerações a escolaridade obrigatória para todos. O presente estudo de caráter documental e bibliográfico formaliza a trajetória e a problemática da formação continuada de docentes da Educação Básica e Profissional diante dos desafios decorrentes, tanto do sistema educacional como das novas exigências do mundo do trabalho na sociedade contemporânea. Este estudo verifica a necessidade da produção de conhecimentos e a emergente definição de políticas públicas para formação docente, na perspectiva de integração educação-trabalho, em que é fundamental ao docente saber fazer a necessária relação entre teoria, técnica e prática, para que os desafios das sociedades modernas sejam realmente enfrentados e solucionados. Este estudo tem como finalidade a reflexão crítica sobre a prática educacional e o aperfeiçoamento técnico, pedagógico, ético e político do profissional docente, pontuando a formação continuada como um desafio, suscitando vários questionamentos sobre a formação inicial e continuada, busca-se repensá-la, destacando-se o lócus da formação continuada da Universidade para a própria escola." 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