Com o passar dos anos, os professores devem sempre procurar novos recursos pedagógicos para facilitar a aprendizagem e tornar as aulas de Química mais agradáveis. Neste sentido, podem-se inserir na prática docente as atividades experimentais, sendo elas de cunho Demonstrativo, Investigativo e de Verificação. Essas práticas contribuem significativamente para o ensino de Química, pois, facilita o processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. Nesta pesquisa abordaremos a experimentação demonstrativa que ao serem executadas em sala de aula de maneira eficiente, exibe muitas contribuições à prática docente. Elas também permitem o melhor aprendizado e retenção de conteúdos por parte dos alunos e é inegável a sua contribuição para estimular e despertar o interesse dos mesmos na aprendizagem em química. Os experimentos demonstrativos podem ser usados para ilustrar ou ajudar a construir os conceitos. Desta forma, o presente artigo tem o objetivo de relatar sobre as contribuições que os experimentos demonstrativos podem proporcionar aos estudantes. Tivemos como participantes da pesquisa estudantes do 1º ano do ensino médio de uma Escola de Referência localizada na cidade de Carpina – PE. O trabalho foi realizado por meio do PIBID (Programa Institucional de bolsas de iniciação a docência) e foi desenvolvido através da intervenção realizada na escola. O experimento escolhido foi o teste de chama, que busca explicar o conteúdo do modelo atômico de Bohr. Por meio dos resultados pós-experimento, observamos que quando se utiliza experimentos nas aulas de Química os alunos tem mais interesse na disciplina, devido a aproximar os conteúdos com o cotidiano dos alunos. Assim, concluímos que esse tipo de metodologia conseguiu cativar os alunos a participarem das discussões e obterem um aprendizado maior na disciplina.