Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DESAFIOS PARA PENSAR A AUTONOMIA DOCENTE

Palavra-chaves: BNCC, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1637
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36082
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3308
    "inscrito_id" => 8760
    "titulo" => "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DESAFIOS PARA PENSAR A AUTONOMIA DOCENTE"
    "resumo" => "No campo de produção de políticas curriculares, a BNCC - Base Nacional Comum Curricular - é uma política nacional de currículo que tem buscado articular os entes federados e a sociedade de um modo geral a compor até 2017 uma proposta de Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento para toda educação Básica. O desenvolvimento de uma BNCC para as escolas brasileiras repercute e tenciona não só o currículo, mas todas as questões capilarizadas na proposição de saberes desse movimento de decisão que são as redes de conhecimento vinculadas à gestão escolar, à formação docente e à própria recepção discente. Esse trabalho faz parte de um projeto de extensão, em andamento, que tem como objetivo socializar a temática BNCC na comunidade escolar, bem como fazer uma abordagem reflexiva a partir do conhecimento e da opinião de professores acerca da Base. O trabalho foi realizado em escolas da cidade de Areia e Remígio, Paraíba, tanto da rede estadual como municipal. Foram cinco escolas participantes, duas de Areia e três de Remígio. No total, foram trinta e um professores que participaram do trabalho em questão. A pesquisa é de caráter qualitativo, sendo aplicado um questionário estruturado, com análises do discurso em andamento, baseados nos métodos de estudo de Norman Fairclough. Durante o projeto, foi realizado um seminário temático, abordando a BNCC e a perspectiva curricular. Diante das primeiras impressões na avaliação dos discursos dos docentes que responderam ao questionário, percebe-se que há uma intensa preocupação na implementação de uma Base em virtude de como ficará as especificidades regionais. E pela ampla participação no seminário nota-se que os atores educacionais querem estar presentes nas discussões que acometem as políticas educacionais. Conclui-se que a BNCC é uma temática que preocupa a comunidade escolar, pois o propósito de democratização e combate às desigualdades sociais não parece uma realidade efetiva do documento, necessitando de amplos debates e difusão de informações sobre a mesma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "BNCC, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID8760_10102017210021.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCINALVA AZEVEDO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUCINALVA"
    "autor_email" => "lucinalvaazevedo@outlook."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36082
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3308
    "inscrito_id" => 8760
    "titulo" => "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DESAFIOS PARA PENSAR A AUTONOMIA DOCENTE"
    "resumo" => "No campo de produção de políticas curriculares, a BNCC - Base Nacional Comum Curricular - é uma política nacional de currículo que tem buscado articular os entes federados e a sociedade de um modo geral a compor até 2017 uma proposta de Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento para toda educação Básica. O desenvolvimento de uma BNCC para as escolas brasileiras repercute e tenciona não só o currículo, mas todas as questões capilarizadas na proposição de saberes desse movimento de decisão que são as redes de conhecimento vinculadas à gestão escolar, à formação docente e à própria recepção discente. Esse trabalho faz parte de um projeto de extensão, em andamento, que tem como objetivo socializar a temática BNCC na comunidade escolar, bem como fazer uma abordagem reflexiva a partir do conhecimento e da opinião de professores acerca da Base. O trabalho foi realizado em escolas da cidade de Areia e Remígio, Paraíba, tanto da rede estadual como municipal. Foram cinco escolas participantes, duas de Areia e três de Remígio. No total, foram trinta e um professores que participaram do trabalho em questão. A pesquisa é de caráter qualitativo, sendo aplicado um questionário estruturado, com análises do discurso em andamento, baseados nos métodos de estudo de Norman Fairclough. Durante o projeto, foi realizado um seminário temático, abordando a BNCC e a perspectiva curricular. Diante das primeiras impressões na avaliação dos discursos dos docentes que responderam ao questionário, percebe-se que há uma intensa preocupação na implementação de uma Base em virtude de como ficará as especificidades regionais. E pela ampla participação no seminário nota-se que os atores educacionais querem estar presentes nas discussões que acometem as políticas educacionais. Conclui-se que a BNCC é uma temática que preocupa a comunidade escolar, pois o propósito de democratização e combate às desigualdades sociais não parece uma realidade efetiva do documento, necessitando de amplos debates e difusão de informações sobre a mesma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "BNCC, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID8760_10102017210021.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCINALVA AZEVEDO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUCINALVA"
    "autor_email" => "lucinalvaazevedo@outlook."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

No campo de produção de políticas curriculares, a BNCC - Base Nacional Comum Curricular - é uma política nacional de currículo que tem buscado articular os entes federados e a sociedade de um modo geral a compor até 2017 uma proposta de Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento para toda educação Básica. O desenvolvimento de uma BNCC para as escolas brasileiras repercute e tenciona não só o currículo, mas todas as questões capilarizadas na proposição de saberes desse movimento de decisão que são as redes de conhecimento vinculadas à gestão escolar, à formação docente e à própria recepção discente. Esse trabalho faz parte de um projeto de extensão, em andamento, que tem como objetivo socializar a temática BNCC na comunidade escolar, bem como fazer uma abordagem reflexiva a partir do conhecimento e da opinião de professores acerca da Base. O trabalho foi realizado em escolas da cidade de Areia e Remígio, Paraíba, tanto da rede estadual como municipal. Foram cinco escolas participantes, duas de Areia e três de Remígio. No total, foram trinta e um professores que participaram do trabalho em questão. A pesquisa é de caráter qualitativo, sendo aplicado um questionário estruturado, com análises do discurso em andamento, baseados nos métodos de estudo de Norman Fairclough. Durante o projeto, foi realizado um seminário temático, abordando a BNCC e a perspectiva curricular. Diante das primeiras impressões na avaliação dos discursos dos docentes que responderam ao questionário, percebe-se que há uma intensa preocupação na implementação de uma Base em virtude de como ficará as especificidades regionais. E pela ampla participação no seminário nota-se que os atores educacionais querem estar presentes nas discussões que acometem as políticas educacionais. Conclui-se que a BNCC é uma temática que preocupa a comunidade escolar, pois o propósito de democratização e combate às desigualdades sociais não parece uma realidade efetiva do documento, necessitando de amplos debates e difusão de informações sobre a mesma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.