EXPERIMENTAÇÃO: UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA DE ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO DAS PLANTAS NA ESCOLA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36939 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1194 "inscrito_id" => 4594 "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO: UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA DE ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO DAS PLANTAS NA ESCOLA" "resumo" => "O método cientifico aborda uma metodologia muito requisitada pelos pesquisadores, devido a experiência que é realizada nos estudos. Uma das alternativas propostas nesse método é a observação, que pode ser utilizada no estudo de botânica. O desenvolvimento vegetal é constituído pelo surgimento de novas estruturas e diversificações, onde a investigação pode ser abordada e realizada pelos alunos em sala de aula, uma vez que a falta de recursos nas escolas e o desinteresse dos alunos é um dos obstáculos enfrentados para o ensino-aprendizagem. É essencial a participação do aluno na experimentação para que haja interação com o objeto investigado e desenvolvimento do senso crítico. Objetivando a contribuição de ensino para uma melhor interação e desenvolvimento do interesse dos alunos sobre as plantas acompanhando seu crescimento, a exposição do experimento foi realizada na disciplina de Metodologia Científica na Universidade Federal da Paraíba, com fotografias do crescimento acompanhado desde a germinação, de fava branca plantadas em dois potes com areia separadamente. Fotografias a cada três dias, a partir da germinação, foram tiradas para junção do material final do desenvolvimento. A apresentação do experimento promoveu um debate sobre propostas alternativas de experimentação que podem ser realizadas em sala de aula, sendo o acompanhamento do crescimento vegetal um dos pontos fortes do debate, uma vez que a botânica não é um conteúdo pretendido pela maioria dos alunos. O processo de ensino-aprendizagem requer inovações e propostas que contribuam com a formação dos alunos. A experimentação é importante para a construção do conhecimento científico e a atividade do acompanhamento do crescimento vegetal é um recurso que torna o aluno pesquisador onde o mesmo pode ter ideias de manejo que melhore o desenvolvimento do vegetal, levando o experimento de forma útil para uma visão extraclasse. Essas propostas vêm sendo muito utilizadas e estudadas para melhoria da educação e devem ser consideradas como meios fundamentais no processo educativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM, CRESCIMENTO VEGETAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID4594_09092017161551.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA TAMIRES DE SIQUEIRA LEAL" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA LEAL" "autor_email" => "flavia_leal16@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36939 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1194 "inscrito_id" => 4594 "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO: UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA DE ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO DAS PLANTAS NA ESCOLA" "resumo" => "O método cientifico aborda uma metodologia muito requisitada pelos pesquisadores, devido a experiência que é realizada nos estudos. Uma das alternativas propostas nesse método é a observação, que pode ser utilizada no estudo de botânica. O desenvolvimento vegetal é constituído pelo surgimento de novas estruturas e diversificações, onde a investigação pode ser abordada e realizada pelos alunos em sala de aula, uma vez que a falta de recursos nas escolas e o desinteresse dos alunos é um dos obstáculos enfrentados para o ensino-aprendizagem. É essencial a participação do aluno na experimentação para que haja interação com o objeto investigado e desenvolvimento do senso crítico. Objetivando a contribuição de ensino para uma melhor interação e desenvolvimento do interesse dos alunos sobre as plantas acompanhando seu crescimento, a exposição do experimento foi realizada na disciplina de Metodologia Científica na Universidade Federal da Paraíba, com fotografias do crescimento acompanhado desde a germinação, de fava branca plantadas em dois potes com areia separadamente. Fotografias a cada três dias, a partir da germinação, foram tiradas para junção do material final do desenvolvimento. A apresentação do experimento promoveu um debate sobre propostas alternativas de experimentação que podem ser realizadas em sala de aula, sendo o acompanhamento do crescimento vegetal um dos pontos fortes do debate, uma vez que a botânica não é um conteúdo pretendido pela maioria dos alunos. O processo de ensino-aprendizagem requer inovações e propostas que contribuam com a formação dos alunos. A experimentação é importante para a construção do conhecimento científico e a atividade do acompanhamento do crescimento vegetal é um recurso que torna o aluno pesquisador onde o mesmo pode ter ideias de manejo que melhore o desenvolvimento do vegetal, levando o experimento de forma útil para uma visão extraclasse. Essas propostas vêm sendo muito utilizadas e estudadas para melhoria da educação e devem ser consideradas como meios fundamentais no processo educativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM, CRESCIMENTO VEGETAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID4594_09092017161551.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA TAMIRES DE SIQUEIRA LEAL" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA LEAL" "autor_email" => "flavia_leal16@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }