Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIMENTAÇÃO: UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA DE ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO DAS PLANTAS NA ESCOLA

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM, CRESCIMENTO VEGETAL Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O método cientifico aborda uma metodologia muito requisitada pelos pesquisadores, devido a experiência que é realizada nos estudos. Uma das alternativas propostas nesse método é a observação, que pode ser utilizada no estudo de botânica. O desenvolvimento vegetal é constituído pelo surgimento de novas estruturas e diversificações, onde a investigação pode ser abordada e realizada pelos alunos em sala de aula, uma vez que a falta de recursos nas escolas e o desinteresse dos alunos é um dos obstáculos enfrentados para o ensino-aprendizagem. É essencial a participação do aluno na experimentação para que haja interação com o objeto investigado e desenvolvimento do senso crítico. Objetivando a contribuição de ensino para uma melhor interação e desenvolvimento do interesse dos alunos sobre as plantas acompanhando seu crescimento, a exposição do experimento foi realizada na disciplina de Metodologia Científica na Universidade Federal da Paraíba, com fotografias do crescimento acompanhado desde a germinação, de fava branca plantadas em dois potes com areia separadamente. Fotografias a cada três dias, a partir da germinação, foram tiradas para junção do material final do desenvolvimento. A apresentação do experimento promoveu um debate sobre propostas alternativas de experimentação que podem ser realizadas em sala de aula, sendo o acompanhamento do crescimento vegetal um dos pontos fortes do debate, uma vez que a botânica não é um conteúdo pretendido pela maioria dos alunos. O processo de ensino-aprendizagem requer inovações e propostas que contribuam com a formação dos alunos. A experimentação é importante para a construção do conhecimento científico e a atividade do acompanhamento do crescimento vegetal é um recurso que torna o aluno pesquisador onde o mesmo pode ter ideias de manejo que melhore o desenvolvimento do vegetal, levando o experimento de forma útil para uma visão extraclasse. Essas propostas vêm sendo muito utilizadas e estudadas para melhoria da educação e devem ser consideradas como meios fundamentais no processo educativo.

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