INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA INSTITUCIONAL: UM ESTUDO SOBRE INCLUSÃO E SOCIALIZAÇÃO EM SALA DE AULA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37246 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3515 "inscrito_id" => 5206 "titulo" => "INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA INSTITUCIONAL: UM ESTUDO SOBRE INCLUSÃO E SOCIALIZAÇÃO EM SALA DE AULA" "resumo" => "A inclusão tem sido motivo de várias discussões no âmbito educacional tanto na forma de legislação quanto na teoria e prática. Contudo, são ainda poucos os estudos que identificam as concepções de inclusão dos professores que trabalham com esse público. A primeira infância é um lócus de extrema importância, é onde se inicia o desenvolvimento da criança em diferentes aspectos, e a partir do qual devemos discorrer e praticar uma verdadeira educação emancipatória, pois as questões suscitadas a respeito da diversidade, da construção do eu, e o encontro com o diferente acontece em situações corriqueiras no contexto da sala de aula. Diante disso, este estudo discorre um relato de experiência desenvolvido em um estágio supervisionado em psicopedagogia institucional, o qual se desenvolveu por meio de atividades diversificadas e lúdicas, onde se buscou investigar e intervir em sala de aula, a partir de uma queixa relatada pela docente regente da mesma, a qual encontrava algumas barreiras para integralizar as crianças diante de atividades grupais. A turma de 3º ano do Ensino Fundamental I, pertencente à rede pública de ensino, do município de Garanhuns/Pernambuco, composta por 25 alunos, entre 7 e 9 anos de idade, além de um desses alunos ser diagnosticado clinicamente com autismo infantil, o qual muitas vezes ficava isolado de toda a turma, recusando-se a participar de algumas atividades. Nas nossas observações na sala de aula, percebemos a ausência do lúdico e de atividades que se aproximassem da realidade das crianças, os alunos demonstravam-se inquietos, e alguns se recusavam a participar das atividades. Pôde-se avaliar que as atividades desenvolvidas como intervenção proporcionaram a interação e integralização das crianças, desenvolvendo o conhecimento e a participação grupal, despertando um espaço rico em estímulos, onde as crianças puderam experimentar novas descobertas através da brincadeira, socializando-se com os colegas de maneira onde manifestaram sentimentos e pensamentos. Foi observada também a disposição do aluno autista em todas as atividades desenvolvidas, minimizando o seu isolamento da turma." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "SOCIALIZAÇÃO, INCLUSÃO, LÚDICO, BRINCADEIRA, BRINCADEIRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID5206_13102017231712.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA VALÉRIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA VALÉRIA" "autor_email" => "claudia.valeriasilva@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37246 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3515 "inscrito_id" => 5206 "titulo" => "INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA INSTITUCIONAL: UM ESTUDO SOBRE INCLUSÃO E SOCIALIZAÇÃO EM SALA DE AULA" "resumo" => "A inclusão tem sido motivo de várias discussões no âmbito educacional tanto na forma de legislação quanto na teoria e prática. Contudo, são ainda poucos os estudos que identificam as concepções de inclusão dos professores que trabalham com esse público. A primeira infância é um lócus de extrema importância, é onde se inicia o desenvolvimento da criança em diferentes aspectos, e a partir do qual devemos discorrer e praticar uma verdadeira educação emancipatória, pois as questões suscitadas a respeito da diversidade, da construção do eu, e o encontro com o diferente acontece em situações corriqueiras no contexto da sala de aula. Diante disso, este estudo discorre um relato de experiência desenvolvido em um estágio supervisionado em psicopedagogia institucional, o qual se desenvolveu por meio de atividades diversificadas e lúdicas, onde se buscou investigar e intervir em sala de aula, a partir de uma queixa relatada pela docente regente da mesma, a qual encontrava algumas barreiras para integralizar as crianças diante de atividades grupais. A turma de 3º ano do Ensino Fundamental I, pertencente à rede pública de ensino, do município de Garanhuns/Pernambuco, composta por 25 alunos, entre 7 e 9 anos de idade, além de um desses alunos ser diagnosticado clinicamente com autismo infantil, o qual muitas vezes ficava isolado de toda a turma, recusando-se a participar de algumas atividades. Nas nossas observações na sala de aula, percebemos a ausência do lúdico e de atividades que se aproximassem da realidade das crianças, os alunos demonstravam-se inquietos, e alguns se recusavam a participar das atividades. Pôde-se avaliar que as atividades desenvolvidas como intervenção proporcionaram a interação e integralização das crianças, desenvolvendo o conhecimento e a participação grupal, despertando um espaço rico em estímulos, onde as crianças puderam experimentar novas descobertas através da brincadeira, socializando-se com os colegas de maneira onde manifestaram sentimentos e pensamentos. Foi observada também a disposição do aluno autista em todas as atividades desenvolvidas, minimizando o seu isolamento da turma." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "SOCIALIZAÇÃO, INCLUSÃO, LÚDICO, BRINCADEIRA, BRINCADEIRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID5206_13102017231712.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA VALÉRIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA VALÉRIA" "autor_email" => "claudia.valeriasilva@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }