Objetivando relatar experiências obtidas nas intervenções didático-pedagógica executadas no subprojeto PIBID Letras/UFCG – Campina Grande, este trabalho visa, de maneiras crítica e reflexiva, descrever a realidade vivenciada a partir da execução de sequências didáticas no 7º ano da Escola Estadual Monte Carmelo. Todo trabalho previsto teve como finalidade promover uma experiência prática em sala de aula, de modo que fossem trabalhadas a leitura, a produção e reescrita de textos e a análise linguística. Embasamos nossas discussões nos trabalhos de Perrenoud (1999), Kleiman (1989,1992), Kato (1998), Marcuschi (2002) e dos PCNEF (1998). Em observação das aulas do gênero notícia constatamos uma significante falta de (re)conhecimento de (con)textos direcionados às práticas sociais que vinculam os alunos ao uso, leitura e desenvolvimento de competências linguístico-discursivas para o reconhecimento de textos do universo jornalístico. As atividades executadas partiram diretamente para a reversão da problemática diagnosticada, com sucintos avanços, porém longe de serem efetivamente sanados.