Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO: MAIS QUE UM ACORDO ENTRE ENTES FEDERADOS, UM COMPROMISSO PELA GARANTIA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS

Palavra-chaves: PACTO, ALFABETIZAÇÃO, APRRENDIZAGEM, CRIANÇAS Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

No mundo de constantes transformações, onde a veiculação de informações ocorre num ritmo acelerado, é imperativa a capacidade do indivíduo de fazer uma leitura rápida, precisa e competente do que está a sua volta para tomar as melhores decisões. Ler, escrever e resolver problemas se tornam, nessa conjuntura, uma necessidade básica para a garantia da cidadania. O Brasil passa por um momento urgente de rever os seus moldes administrativos para garantir os direitos dos seus cidadãos, em especial no que concerne à Educação. Dentre essas necessidades, a alfabetização de crianças até os oito anos de idade, segundo a Meta 5 do Plano Nacional de Educação, se torna elementar na lista de prioridades das políticas públicas educacionais. O letramento, tanto da língua materna, quanto da Matemática, nessa perspectiva, se torna mister no processo formativo dessas crianças, uma vez que este permite atender às necessidades do indivíduo no cumprimento do seu papel de cidadão consciente, crítico e construtivo. Com base nesse pressuposto e na necessidade de se conhecer práticas efetivas para a garantia dos direitos de aprendizagem das crianças, o presente artigo tem como objetivo apresentar o Programa Pacto Pela Alfabetização, uma iniciativa do governo do Estado da Bahia que, em parceria com os municípios baianos, busca aumentar os níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática das crianças do ciclo de alfabetização através da formação continuada de professores, da distribuição de material didático e do apoio à gestão municipal através do Núcleo de Alfabetização e Letramento. Para alcançar esse objetivo, foi feito um estudo teórico do contexto em que se deu a implantação desse programa, bem como da sua atuação no âmbito das redes municipais de ensino. Ficando constatado que o Programa Estadual Pacto Pela Alfabetização, que foi instituído através do Decreto 12.792/2011, tendo como princípios a equidade e a reciprocidade e como fundamento a cooperação federativa no âmbito educacional, tem a adesão da grande maioria dos quatrocentos e dezessete municípios baianos que apontam o Pacto pela Alfabetização como o maior responsável pela melhoria da qualidade da educação no ciclo inicial do Ensino Fundamental e dos índices de aproveitamento escolar das crianças nessa etapa.

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