Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE BIOLOGIA E OS DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONTEMPORANEIDADE

Palavra-chaves: ENSINO, DOCENTE, BIOLOGIA, ATUALIDADE Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37654
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3961
    "inscrito_id" => 7986
    "titulo" => "O ENSINO DE BIOLOGIA E OS DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => ": O ensino de Biologia na atualidade volta-se para uma abordagem dos conteúdos centrada no cotidiano dos alunos, pois julga-se que deste modo, possa-se repensar a realidade. Nessa direção, a prática pedagógica desenvolve-se a partir duma proposta curricular que alia teoria e prática, na qual as atividades práticas não se limitam a consulta de textos informativos, mas em atividades que desenvolva as habilidades necessárias para a formação do pensamento cientifico. O presente artigo se propôs a tecer comentários sobre como o ensino de Biologia tem se adequado ao contexto educacional contemporâneo. Ao mesmo tempo, buscou-se discorrer acerca do papel do professor diante das inovações que o ensino na área de ciências exige. As leituras efetuadas na construção deste texto assinalam que o ensino de Biologia carece, nos dias atuais, de aulas práticas e uma aprendizagem interdisciplinar. Nossa pesquisa trata-se se uma análise bibliográfica, na qual nos reportamos às contribuições de autores estudiosos acerca do assunto.  Com o término dessa pesquisa concluímos que as aulas práticas são fundamentais no ensino de Biologia, embora a prática pedagógica enfrente diversos obstáculos, como a falta de laboratórios nas escolas públicas brasileiras, limitando assim a atuação do professor. Não obstante, aulas expositivas ainda são bastante utilizadas hoje em dia e, com isso, reconhece-se que a prática docente assim como a organização escolar e o currículo envolve questões complexas. Apesar disso, ao longo dos anos nota-se que as aulas de Biologia, passaram por algumas mudanças, especificamente em relação à sistematização dos conteúdos e metodologias empregadas nos três anos do Ensino Médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO, DOCENTE, BIOLOGIA, ATUALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7986_16102017135114.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA DANTAS DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "KARLA DUARTE"
    "autor_email" => "kthayse14@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37654
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3961
    "inscrito_id" => 7986
    "titulo" => "O ENSINO DE BIOLOGIA E OS DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => ": O ensino de Biologia na atualidade volta-se para uma abordagem dos conteúdos centrada no cotidiano dos alunos, pois julga-se que deste modo, possa-se repensar a realidade. Nessa direção, a prática pedagógica desenvolve-se a partir duma proposta curricular que alia teoria e prática, na qual as atividades práticas não se limitam a consulta de textos informativos, mas em atividades que desenvolva as habilidades necessárias para a formação do pensamento cientifico. O presente artigo se propôs a tecer comentários sobre como o ensino de Biologia tem se adequado ao contexto educacional contemporâneo. Ao mesmo tempo, buscou-se discorrer acerca do papel do professor diante das inovações que o ensino na área de ciências exige. As leituras efetuadas na construção deste texto assinalam que o ensino de Biologia carece, nos dias atuais, de aulas práticas e uma aprendizagem interdisciplinar. Nossa pesquisa trata-se se uma análise bibliográfica, na qual nos reportamos às contribuições de autores estudiosos acerca do assunto.  Com o término dessa pesquisa concluímos que as aulas práticas são fundamentais no ensino de Biologia, embora a prática pedagógica enfrente diversos obstáculos, como a falta de laboratórios nas escolas públicas brasileiras, limitando assim a atuação do professor. Não obstante, aulas expositivas ainda são bastante utilizadas hoje em dia e, com isso, reconhece-se que a prática docente assim como a organização escolar e o currículo envolve questões complexas. Apesar disso, ao longo dos anos nota-se que as aulas de Biologia, passaram por algumas mudanças, especificamente em relação à sistematização dos conteúdos e metodologias empregadas nos três anos do Ensino Médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO, DOCENTE, BIOLOGIA, ATUALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7986_16102017135114.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA DANTAS DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "KARLA DUARTE"
    "autor_email" => "kthayse14@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

: O ensino de Biologia na atualidade volta-se para uma abordagem dos conteúdos centrada no cotidiano dos alunos, pois julga-se que deste modo, possa-se repensar a realidade. Nessa direção, a prática pedagógica desenvolve-se a partir duma proposta curricular que alia teoria e prática, na qual as atividades práticas não se limitam a consulta de textos informativos, mas em atividades que desenvolva as habilidades necessárias para a formação do pensamento cientifico. O presente artigo se propôs a tecer comentários sobre como o ensino de Biologia tem se adequado ao contexto educacional contemporâneo. Ao mesmo tempo, buscou-se discorrer acerca do papel do professor diante das inovações que o ensino na área de ciências exige. As leituras efetuadas na construção deste texto assinalam que o ensino de Biologia carece, nos dias atuais, de aulas práticas e uma aprendizagem interdisciplinar. Nossa pesquisa trata-se se uma análise bibliográfica, na qual nos reportamos às contribuições de autores estudiosos acerca do assunto. Com o término dessa pesquisa concluímos que as aulas práticas são fundamentais no ensino de Biologia, embora a prática pedagógica enfrente diversos obstáculos, como a falta de laboratórios nas escolas públicas brasileiras, limitando assim a atuação do professor. Não obstante, aulas expositivas ainda são bastante utilizadas hoje em dia e, com isso, reconhece-se que a prática docente assim como a organização escolar e o currículo envolve questões complexas. Apesar disso, ao longo dos anos nota-se que as aulas de Biologia, passaram por algumas mudanças, especificamente em relação à sistematização dos conteúdos e metodologias empregadas nos três anos do Ensino Médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.