O ENSINO DE BIOLOGIA E OS DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONTEMPORANEIDADE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37654 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3961 "inscrito_id" => 7986 "titulo" => "O ENSINO DE BIOLOGIA E OS DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONTEMPORANEIDADE" "resumo" => ": O ensino de Biologia na atualidade volta-se para uma abordagem dos conteúdos centrada no cotidiano dos alunos, pois julga-se que deste modo, possa-se repensar a realidade. Nessa direção, a prática pedagógica desenvolve-se a partir duma proposta curricular que alia teoria e prática, na qual as atividades práticas não se limitam a consulta de textos informativos, mas em atividades que desenvolva as habilidades necessárias para a formação do pensamento cientifico. O presente artigo se propôs a tecer comentários sobre como o ensino de Biologia tem se adequado ao contexto educacional contemporâneo. Ao mesmo tempo, buscou-se discorrer acerca do papel do professor diante das inovações que o ensino na área de ciências exige. As leituras efetuadas na construção deste texto assinalam que o ensino de Biologia carece, nos dias atuais, de aulas práticas e uma aprendizagem interdisciplinar. Nossa pesquisa trata-se se uma análise bibliográfica, na qual nos reportamos às contribuições de autores estudiosos acerca do assunto. Com o término dessa pesquisa concluímos que as aulas práticas são fundamentais no ensino de Biologia, embora a prática pedagógica enfrente diversos obstáculos, como a falta de laboratórios nas escolas públicas brasileiras, limitando assim a atuação do professor. Não obstante, aulas expositivas ainda são bastante utilizadas hoje em dia e, com isso, reconhece-se que a prática docente assim como a organização escolar e o currículo envolve questões complexas. Apesar disso, ao longo dos anos nota-se que as aulas de Biologia, passaram por algumas mudanças, especificamente em relação à sistematização dos conteúdos e metodologias empregadas nos três anos do Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO, DOCENTE, BIOLOGIA, ATUALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7986_16102017135114.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA DANTAS DUARTE" "autor_nome_curto" => "KARLA DUARTE" "autor_email" => "kthayse14@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37654 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3961 "inscrito_id" => 7986 "titulo" => "O ENSINO DE BIOLOGIA E OS DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONTEMPORANEIDADE" "resumo" => ": O ensino de Biologia na atualidade volta-se para uma abordagem dos conteúdos centrada no cotidiano dos alunos, pois julga-se que deste modo, possa-se repensar a realidade. Nessa direção, a prática pedagógica desenvolve-se a partir duma proposta curricular que alia teoria e prática, na qual as atividades práticas não se limitam a consulta de textos informativos, mas em atividades que desenvolva as habilidades necessárias para a formação do pensamento cientifico. O presente artigo se propôs a tecer comentários sobre como o ensino de Biologia tem se adequado ao contexto educacional contemporâneo. Ao mesmo tempo, buscou-se discorrer acerca do papel do professor diante das inovações que o ensino na área de ciências exige. As leituras efetuadas na construção deste texto assinalam que o ensino de Biologia carece, nos dias atuais, de aulas práticas e uma aprendizagem interdisciplinar. Nossa pesquisa trata-se se uma análise bibliográfica, na qual nos reportamos às contribuições de autores estudiosos acerca do assunto. Com o término dessa pesquisa concluímos que as aulas práticas são fundamentais no ensino de Biologia, embora a prática pedagógica enfrente diversos obstáculos, como a falta de laboratórios nas escolas públicas brasileiras, limitando assim a atuação do professor. Não obstante, aulas expositivas ainda são bastante utilizadas hoje em dia e, com isso, reconhece-se que a prática docente assim como a organização escolar e o currículo envolve questões complexas. Apesar disso, ao longo dos anos nota-se que as aulas de Biologia, passaram por algumas mudanças, especificamente em relação à sistematização dos conteúdos e metodologias empregadas nos três anos do Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO, DOCENTE, BIOLOGIA, ATUALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7986_16102017135114.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA DANTAS DUARTE" "autor_nome_curto" => "KARLA DUARTE" "autor_email" => "kthayse14@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }