Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FÍSICA NAS PROFISSÕES: UMA ABORDAGEM DO “PRA QUÊ APRENDER ISSO?”

Palavra-chaves: FÍSICA DAS PROFISSÕES, ENSINO DE FÍSICA, PIBID Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35205
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3176
    "inscrito_id" => 6075
    "titulo" => """
      A FÍSICA NAS PROFISSÕES: UMA ABORDAGEM DO “PRA QUÊ\r\n
      APRENDER ISSO?”
      """
    "resumo" => "A educação pública passa por um momento complicado; a falta de interesse dos alunos com as disciplinas em geral é um agravante. A Física não está fora deste contexto, é vista pela grande maioria do alunado como a disciplina do “terror”; muitas fórmulas e cálculos sem uso prático. Partindo dessa premissa, e incluindo a necessidade próxima de grande parte dos alunos terem que trabalhar devido ao seu baixo poder aquisitivo, principalmente os que estão concluindo o ensino médio, os quais em sua maioria irão enfrentar o mercado de trabalho ou até mesmo os que almejam continuar os estudos em nível técnico ou superior onde à física aparece constante mente; criamos o projeto intitulado, “A Física nas Profissões”. A execução do projeto foi por meio de uma palestra realizada no auditório da Escola Luís Delgado. Todos nós Pibidianos montamos individualmente uma apresentação no Power Point, escolhendo alguns cursos técnicos e superiores, exemplificando algumas situações na prática desse profissional o uso do conhecimento em Física. ideia inicial era apresentar o projeto “A Física nas Profissões” apenas para as turmas do terceiro ano do ensino médio. Entretanto, nosso trabalho tomou grandes proporções tomando como público alvo todos os anos do ensino médio. Com a aplicação do projeto e tendo percebido a quantidade de alunos participantes, vimos que há uma necessidade de procurarmos ouvir os estudantes do ensino médio, de mostrá-los que algumas profissões estão entrelaçadas com a física. Desta forma pudemos esclarecer dúvidas com respeito às profissões pretendidas por eles e assim motivá-los no estudo da física."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FÍSICA DAS PROFISSÕES, ENSINO DE FÍSICA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID6075_06102017205340.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE LUISA SCHIO DE  ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "DENISE SCHIO"
    "autor_email" => "denis.ea@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35205
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3176
    "inscrito_id" => 6075
    "titulo" => """
      A FÍSICA NAS PROFISSÕES: UMA ABORDAGEM DO “PRA QUÊ\r\n
      APRENDER ISSO?”
      """
    "resumo" => "A educação pública passa por um momento complicado; a falta de interesse dos alunos com as disciplinas em geral é um agravante. A Física não está fora deste contexto, é vista pela grande maioria do alunado como a disciplina do “terror”; muitas fórmulas e cálculos sem uso prático. Partindo dessa premissa, e incluindo a necessidade próxima de grande parte dos alunos terem que trabalhar devido ao seu baixo poder aquisitivo, principalmente os que estão concluindo o ensino médio, os quais em sua maioria irão enfrentar o mercado de trabalho ou até mesmo os que almejam continuar os estudos em nível técnico ou superior onde à física aparece constante mente; criamos o projeto intitulado, “A Física nas Profissões”. A execução do projeto foi por meio de uma palestra realizada no auditório da Escola Luís Delgado. Todos nós Pibidianos montamos individualmente uma apresentação no Power Point, escolhendo alguns cursos técnicos e superiores, exemplificando algumas situações na prática desse profissional o uso do conhecimento em Física. ideia inicial era apresentar o projeto “A Física nas Profissões” apenas para as turmas do terceiro ano do ensino médio. Entretanto, nosso trabalho tomou grandes proporções tomando como público alvo todos os anos do ensino médio. Com a aplicação do projeto e tendo percebido a quantidade de alunos participantes, vimos que há uma necessidade de procurarmos ouvir os estudantes do ensino médio, de mostrá-los que algumas profissões estão entrelaçadas com a física. Desta forma pudemos esclarecer dúvidas com respeito às profissões pretendidas por eles e assim motivá-los no estudo da física."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FÍSICA DAS PROFISSÕES, ENSINO DE FÍSICA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID6075_06102017205340.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE LUISA SCHIO DE  ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "DENISE SCHIO"
    "autor_email" => "denis.ea@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A educação pública passa por um momento complicado; a falta de interesse dos alunos com as disciplinas em geral é um agravante. A Física não está fora deste contexto, é vista pela grande maioria do alunado como a disciplina do “terror”; muitas fórmulas e cálculos sem uso prático. Partindo dessa premissa, e incluindo a necessidade próxima de grande parte dos alunos terem que trabalhar devido ao seu baixo poder aquisitivo, principalmente os que estão concluindo o ensino médio, os quais em sua maioria irão enfrentar o mercado de trabalho ou até mesmo os que almejam continuar os estudos em nível técnico ou superior onde à física aparece constante mente; criamos o projeto intitulado, “A Física nas Profissões”. A execução do projeto foi por meio de uma palestra realizada no auditório da Escola Luís Delgado. Todos nós Pibidianos montamos individualmente uma apresentação no Power Point, escolhendo alguns cursos técnicos e superiores, exemplificando algumas situações na prática desse profissional o uso do conhecimento em Física. ideia inicial era apresentar o projeto “A Física nas Profissões” apenas para as turmas do terceiro ano do ensino médio. Entretanto, nosso trabalho tomou grandes proporções tomando como público alvo todos os anos do ensino médio. Com a aplicação do projeto e tendo percebido a quantidade de alunos participantes, vimos que há uma necessidade de procurarmos ouvir os estudantes do ensino médio, de mostrá-los que algumas profissões estão entrelaçadas com a física. Desta forma pudemos esclarecer dúvidas com respeito às profissões pretendidas por eles e assim motivá-los no estudo da física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.