Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULA PRÁTICA DE BOTÂNICA NO ENSINO DE BIOLOGIA:RELATO DE CASO

Palavra-chaves: BRIÓFITAS, PTERIDÓFITAS, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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      atraídos pelas aulas. Exposição, demonstração, ilustração e a exemplificação são métodos de ensino \r\n
      que auxiliam os professores em sua práxis. Percebe-se que, quando o professor adentra em assuntos \r\n
      voltados para o ensino de Botânica, considerados de difícil compreensão, os estudantes sentem \r\n
      dificuldades para assimilar os diversos conceitos, o que os torna não atrativos. Para reverter este \r\n
      quadro, buscamos, em nossas ações, enquanto bolsistas do Pibid Biologia, inserir aulas práticas \r\n
      previamente planejadas como meios didáticos que venham tornar a compreensão do ensino da \r\n
      biologia, e em particular, da botânica, de forma eficaz, permitindo aos estudantes não apenas dominar \r\n
      o aporte conceitual, mas também relaciona-los ao seu cotidiano Inicialmente fizemos uma observação \r\n
      prévia da exposição do conteúdo ministrado pela professora de biologia da turma. Na aula \r\n
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      Universidade Federal da Paraíba. Foi notável o interesse dos estudantes em todo o transcurso da aula, \r\n
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      membros da turma e que a inserção da aula prática possibilitou a construção do conhecimento de \r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Alguns conteúdos são trabalhados na disciplina de biologia de modo eminentemente expositivos e dialogados. O ensino desses conteúdos exige dos professores o uso de diversas estratégias de ensino, bem como de ferramentas e métodos que levem os estudantes a sentirem-se atraídos pelas aulas. Exposição, demonstração, ilustração e a exemplificação são métodos de ensino que auxiliam os professores em sua práxis. Percebe-se que, quando o professor adentra em assuntos voltados para o ensino de Botânica, considerados de difícil compreensão, os estudantes sentem dificuldades para assimilar os diversos conceitos, o que os torna não atrativos. Para reverter este quadro, buscamos, em nossas ações, enquanto bolsistas do Pibid Biologia, inserir aulas práticas previamente planejadas como meios didáticos que venham tornar a compreensão do ensino da biologia, e em particular, da botânica, de forma eficaz, permitindo aos estudantes não apenas dominar o aporte conceitual, mas também relaciona-los ao seu cotidiano Inicialmente fizemos uma observação prévia da exposição do conteúdo ministrado pela professora de biologia da turma. Na aula subsequente, levamos para sala alguns representantes dos grupos das Briófitas e das Pteridófitas (variedade de avencas e samambaias) coletados nos entornos do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. Foi notável o interesse dos estudantes em todo o transcurso da aula, permitindo apreender a atenção dos mesmos quando comparado à aula anterior, onde apenas se fez uso da fala e do livro didático. Percebemos o reacender da curiosidade, a maior interação entre os membros da turma e que a inserção da aula prática possibilitou a construção do conhecimento de maneira mais prazerosa, estimulante e eficiente. Fica visível a necessidade destas aulas com uma maior constância.

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