Alguns conteúdos são trabalhados na disciplina de biologia de modo eminentemente
expositivos e dialogados. O ensino desses conteúdos exige dos professores o uso de diversas
estratégias de ensino, bem como de ferramentas e métodos que levem os estudantes a sentirem-se
atraídos pelas aulas. Exposição, demonstração, ilustração e a exemplificação são métodos de ensino
que auxiliam os professores em sua práxis. Percebe-se que, quando o professor adentra em assuntos
voltados para o ensino de Botânica, considerados de difícil compreensão, os estudantes sentem
dificuldades para assimilar os diversos conceitos, o que os torna não atrativos. Para reverter este
quadro, buscamos, em nossas ações, enquanto bolsistas do Pibid Biologia, inserir aulas práticas
previamente planejadas como meios didáticos que venham tornar a compreensão do ensino da
biologia, e em particular, da botânica, de forma eficaz, permitindo aos estudantes não apenas dominar
o aporte conceitual, mas também relaciona-los ao seu cotidiano Inicialmente fizemos uma observação
prévia da exposição do conteúdo ministrado pela professora de biologia da turma. Na aula
subsequente, levamos para sala alguns representantes dos grupos das Briófitas e das Pteridófitas
(variedade de avencas e samambaias) coletados nos entornos do Centro de Ciências Agrárias da
Universidade Federal da Paraíba. Foi notável o interesse dos estudantes em todo o transcurso da aula,
permitindo apreender a atenção dos mesmos quando comparado à aula anterior, onde apenas se fez uso
da fala e do livro didático. Percebemos o reacender da curiosidade, a maior interação entre os
membros da turma e que a inserção da aula prática possibilitou a construção do conhecimento de
maneira mais prazerosa, estimulante e eficiente. Fica visível a necessidade destas aulas com uma
maior constância.