Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PARA PREVENÇÃO ÀS DROGAS

Palavra-chaves: PREVENÇÃO, DROGAS, ARTE, ESCOLA, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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      adolescentes reflitam sobre danos causados por substâncias entorpecentes e tenham uma vida\r\n
      saudável, com um nível de qualidade de informação satisfatória, podendo assim se defender dos males\r\n
      sociais. A consumação de drogas pelos jovens tem sido uma das preocupações mais alarmantes nos\r\n
      últimos tempos, causando desconforto aos pais e muitas vezes sem medidas de alerta e prevenção no\r\n
      ambiente escolar, sendo este um local de suma importância para tal debate. Nesse sentido, a\r\n
      experiência a ser discutida faz parte do projeto Arte previne Drogas que busca analisar como a escola,\r\n
      em consonância com a Arte, podem contribuir com ações preventivas e didáticas e em que condições\r\n
      podem se organizar para mobilizar a família do alunado na cooperação do projeto. O locus de\r\n
      culminância das atividades é a Unidade Escolar Raimundo Araújo Prado, no município de\r\n
      Beneditinos, Piauí. A temática supracitada envolve a atuação do contexto escolar como meio de\r\n
      transformação social, levando alunos e familiares a refletirem através de atividades artísticas a\r\n
      precaução às drogas. Para tanto, se faz necessária uma fundamentação teórica na relação da educação\r\n
      em direitos humanos, no intuito de mostrar a construção de valores culturais e artísticos que ressaltem\r\n
      a liberdade criativa de nossos jovens, a fim de lhes assegurarem uma vida de qualidade, apartados do\r\n
      mundo das drogas. Além disso, tivemos como meta nos dirigir até a Unidade Escolar São Benedito,\r\n
      localizada no mesmo município, a fim de intercambiar o conhecimento produzido, de modo a dar\r\n
      autonomia aos jovens estudantes na troca de informações com alunos de outra escola. Concluímos que\r\n
      os direitos humanos inseridos na pauta escolar ajudam na formação cidadã dos alunos e promove um\r\n
      diálogo mais fincado entre escolas e escola-família, buscando obter com isso o bem-estar social de\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo é parte de uma pesquisa-ação que contesta a função da escola na educação em direitos humanos, atentando para a temática sobre prevenção às drogas, de modo que as crianças e adolescentes reflitam sobre danos causados por substâncias entorpecentes e tenham uma vida saudável, com um nível de qualidade de informação satisfatória, podendo assim se defender dos males sociais. A consumação de drogas pelos jovens tem sido uma das preocupações mais alarmantes nos últimos tempos, causando desconforto aos pais e muitas vezes sem medidas de alerta e prevenção no ambiente escolar, sendo este um local de suma importância para tal debate. Nesse sentido, a experiência a ser discutida faz parte do projeto Arte previne Drogas que busca analisar como a escola, em consonância com a Arte, podem contribuir com ações preventivas e didáticas e em que condições podem se organizar para mobilizar a família do alunado na cooperação do projeto. O locus de culminância das atividades é a Unidade Escolar Raimundo Araújo Prado, no município de Beneditinos, Piauí. A temática supracitada envolve a atuação do contexto escolar como meio de transformação social, levando alunos e familiares a refletirem através de atividades artísticas a precaução às drogas. Para tanto, se faz necessária uma fundamentação teórica na relação da educação em direitos humanos, no intuito de mostrar a construção de valores culturais e artísticos que ressaltem a liberdade criativa de nossos jovens, a fim de lhes assegurarem uma vida de qualidade, apartados do mundo das drogas. Além disso, tivemos como meta nos dirigir até a Unidade Escolar São Benedito, localizada no mesmo município, a fim de intercambiar o conhecimento produzido, de modo a dar autonomia aos jovens estudantes na troca de informações com alunos de outra escola. Concluímos que os direitos humanos inseridos na pauta escolar ajudam na formação cidadã dos alunos e promove um diálogo mais fincado entre escolas e escola-família, buscando obter com isso o bem-estar social de nossos jovens, e na questão específica do projeto, levando a informação como principal mecanismo de defesa contra as drogas. Palavras-chave: Prevenção, drogas, arte, escola, projeto.

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