AS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35943 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3754 "inscrito_id" => 4930 "titulo" => "AS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES." "resumo" => "As novas tecnologias atingiram o ambiente educacional com uma ferramenta importante no despertar do interesse dos alunos, em especial, da matemática. A utilização de softwares como um recurso pedagógico tem contribuído na investigação e na construção do conhecimento dos discentes. Em especial, citamos o Geogebra e o BrOffice Calc, o primeiro é um software matemático que nos permite devolver atividades de diversas áreas da matemática, o segundo é um programa de processamento de planilhas, ambos gratuito e de livre acesso. Esses softwares podem servir como complemento as aulas tradicionais em sala a fim de melhorar o processo ensino/aprendizagem, em especial na investigação das características e nas construções e análises gráficas das funções estudadas no ensino médio, além proporcionar a análise estatística de dados de uma pesquisa. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva demonstrar as contribuições do uso de softwares como o Geogebra e BrOffice Calc ao ensino da matemática básica para alunos concluintes de escolas públicas do estado da Paraíba." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DA MATEMÁTICA, TECNOLOGIA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID4930_15102017213958.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEANE FERREIRA FREITAS" "autor_nome_curto" => "GEANE" "autor_email" => "geane.monitora@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35943 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3754 "inscrito_id" => 4930 "titulo" => "AS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES." "resumo" => "As novas tecnologias atingiram o ambiente educacional com uma ferramenta importante no despertar do interesse dos alunos, em especial, da matemática. A utilização de softwares como um recurso pedagógico tem contribuído na investigação e na construção do conhecimento dos discentes. Em especial, citamos o Geogebra e o BrOffice Calc, o primeiro é um software matemático que nos permite devolver atividades de diversas áreas da matemática, o segundo é um programa de processamento de planilhas, ambos gratuito e de livre acesso. Esses softwares podem servir como complemento as aulas tradicionais em sala a fim de melhorar o processo ensino/aprendizagem, em especial na investigação das características e nas construções e análises gráficas das funções estudadas no ensino médio, além proporcionar a análise estatística de dados de uma pesquisa. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva demonstrar as contribuições do uso de softwares como o Geogebra e BrOffice Calc ao ensino da matemática básica para alunos concluintes de escolas públicas do estado da Paraíba." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DA MATEMÁTICA, TECNOLOGIA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID4930_15102017213958.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEANE FERREIRA FREITAS" "autor_nome_curto" => "GEANE" "autor_email" => "geane.monitora@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }