Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA EMÍLIA COSTA DAS TURMAS DO 5º ANO

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, PCN, AVALIAÇÃO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36739
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2313
    "inscrito_id" => 416
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA EMÍLIA COSTA DAS TURMAS DO 5º ANO"
    "resumo" => "O presente artigo traz considerações a respeito da avaliação da aprendizagem de ciências no 5º ano do ensino fundamental. A abordagem metodológica é a quali-quantitativa, tendo o questionário como procedimento de coleta de dados. Na análise dos dados percebeu-se que os alunos apresentam grande dificuldade na interpretação das questões, isso é reflexo de uma prática conteudista marcada pela memorização mecânica o que torna o processo de ensino-aprendizagem desinteressante levando ao fracasso escolar. Poucos foram os conteúdos que os alunos dominavam completamente, decorrente muitas vezes, de práticas convencionalmente adotadas pelos professores (até mesmo de forma inconsciente) que incluem opções metodológicas engessadas e excluem o ambiente propício à realização de questionamentos, observações e experimentos, o que faz com que surjam dificuldades de diferentes origens ao ser efetivada a implementação sistemática de atividades investigativas no ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, PCN, AVALIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID416_11092017204416.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITHELLY TAVARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RITHELLYTAVARES"
    "autor_email" => "rithellyt3@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36739
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2313
    "inscrito_id" => 416
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA EMÍLIA COSTA DAS TURMAS DO 5º ANO"
    "resumo" => "O presente artigo traz considerações a respeito da avaliação da aprendizagem de ciências no 5º ano do ensino fundamental. A abordagem metodológica é a quali-quantitativa, tendo o questionário como procedimento de coleta de dados. Na análise dos dados percebeu-se que os alunos apresentam grande dificuldade na interpretação das questões, isso é reflexo de uma prática conteudista marcada pela memorização mecânica o que torna o processo de ensino-aprendizagem desinteressante levando ao fracasso escolar. Poucos foram os conteúdos que os alunos dominavam completamente, decorrente muitas vezes, de práticas convencionalmente adotadas pelos professores (até mesmo de forma inconsciente) que incluem opções metodológicas engessadas e excluem o ambiente propício à realização de questionamentos, observações e experimentos, o que faz com que surjam dificuldades de diferentes origens ao ser efetivada a implementação sistemática de atividades investigativas no ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, PCN, AVALIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID416_11092017204416.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITHELLY TAVARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RITHELLYTAVARES"
    "autor_email" => "rithellyt3@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo traz considerações a respeito da avaliação da aprendizagem de ciências no 5º ano do ensino fundamental. A abordagem metodológica é a quali-quantitativa, tendo o questionário como procedimento de coleta de dados. Na análise dos dados percebeu-se que os alunos apresentam grande dificuldade na interpretação das questões, isso é reflexo de uma prática conteudista marcada pela memorização mecânica o que torna o processo de ensino-aprendizagem desinteressante levando ao fracasso escolar. Poucos foram os conteúdos que os alunos dominavam completamente, decorrente muitas vezes, de práticas convencionalmente adotadas pelos professores (até mesmo de forma inconsciente) que incluem opções metodológicas engessadas e excluem o ambiente propício à realização de questionamentos, observações e experimentos, o que faz com que surjam dificuldades de diferentes origens ao ser efetivada a implementação sistemática de atividades investigativas no ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.