UM MOMENTO E INFINITAS INTERPRETAÇÕES: TRABALHANDO COM ANÁLISE FOTOGRÁFICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38744 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3600 "inscrito_id" => 9816 "titulo" => "UM MOMENTO E INFINITAS INTERPRETAÇÕES: TRABALHANDO COM ANÁLISE FOTOGRÁFICA" "resumo" => """ A presente pesquisa bibliográfica aborda as possíveis e diversas interpretações fotográficas que podem surgir a partir de determinada fotografia, esta que hoje está onipresente na sociedade. Quanto a sua origem, foi o acúmulo de estudos, com a contribuição de diversos pesquisadores, resultado constatado na contemporaneidade. A fotografia teve grande impulso com os avanços tecnológicos atuais, como as redes sociais e as populares “selfies”. A imagem fotográfica tornou-se uma poderosa e eficaz “ferramenta” para aqueles que sabem manuseá-la, ferramenta esta que é passível a manipulação, possibilitando espelhar uma realidade alterada e que agora possui enorme poder, e consequentemente, exerce grande influência na forma de pensar e agir das pessoas “manipuláveis”, por, talvez, conter toda a cultura de uma sociedade que irá refletir em seu público. Segundo Oliveira, Almeida e Fonseca (2012, p. 48), “É importante considerarmos que qualquer imagem é passível de manipulação, no entanto, entender as intencionalidades de quem a produziu e o contexto de sua produção é fundamental para conseguirmos compreender a imagem em toda a sua dimensão”. Torna-se necessário compreender as intenções que existem por trás de certa fotografia, para que então possamos entender, realmente, a imagem em toda dimensão. E assim, concorda-se com os apontamentos de Leite (1993, p.26), citados por Regina Soares, Vanusia Lopes e Vitória Azevedo (2012, p. 48), “para quem ‘compreender por que e para que algumas imagens foram construídas altera o conteúdo das imagens e amplia a visão desse conteúdo’”. \r\n A metodologia educacional utilizada no desenvolvimento deste projeto foi a criação e captura de uma imagem fotográfica, onde a partir desta seria gerada interpretações diversas, além da pesquisa bibliográfica sobre o tema fotografias e imagens, para de posse desse conhecimento elaborar e ministrar uma aula que despertasse o interesse do público presente. Fez-se uso de imagem tirada pelo próprio aluno, com intuito de que a foto/imagem gerasse os mais amplos e possíveis níveis interpretativos. A foto foi teve sua exposição em sala de aula com a utilização do editor de Slides (Power Point 2010) para melhor visualização do material produzido. \r\n Portamos como Resultados e Discussões que, a partir deste projeto, foram possibilitados diversos novos trabalhos escolares do gênero, com fotografias autorais, que desencadearam múltiplas interpretações e despertaram a emoção e envolvimento da turma. No decorrer da apresentação, com as fotografias expostas, foram surgindo diálogos com as interpretações que estavam sendo debatidas, onde puderam perceber que uma única fotografia consegue modificar-se aos olhares de todos. \r\n Na fotografia, de minha autoria, foi registrada uma singela borboleta, em plano voo, com uma cerca ao fundo e um livro com páginas ao vento. A imagem representa a liberdade e evolução que o conhecimento nos proporciona, mesmo com as pessoas que querem limitar-nos temos que estar sempre buscando conhecimento, pois, este sim é o que nos liberta das algemas da limitação e mesmice. Temos a seguinte frase de Albert Einstein que faz referência ao tema: "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original". """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "HISTÓRIA/ARTE E FOTOGRAFIA, METODOLOGIA DE ENSINO COM FOTOGRAFIA, CONHECIMENTO ICONOGRÁFICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID9816_14102017184516.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID NAAMÃ MELO DE FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "NAAMÃ MELO" "autor_email" => "naamamelo34@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38744 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3600 "inscrito_id" => 9816 "titulo" => "UM MOMENTO E INFINITAS INTERPRETAÇÕES: TRABALHANDO COM ANÁLISE FOTOGRÁFICA" "resumo" => """ A presente pesquisa bibliográfica aborda as possíveis e diversas interpretações fotográficas que podem surgir a partir de determinada fotografia, esta que hoje está onipresente na sociedade. Quanto a sua origem, foi o acúmulo de estudos, com a contribuição de diversos pesquisadores, resultado constatado na contemporaneidade. A fotografia teve grande impulso com os avanços tecnológicos atuais, como as redes sociais e as populares “selfies”. A imagem fotográfica tornou-se uma poderosa e eficaz “ferramenta” para aqueles que sabem manuseá-la, ferramenta esta que é passível a manipulação, possibilitando espelhar uma realidade alterada e que agora possui enorme poder, e consequentemente, exerce grande influência na forma de pensar e agir das pessoas “manipuláveis”, por, talvez, conter toda a cultura de uma sociedade que irá refletir em seu público. Segundo Oliveira, Almeida e Fonseca (2012, p. 48), “É importante considerarmos que qualquer imagem é passível de manipulação, no entanto, entender as intencionalidades de quem a produziu e o contexto de sua produção é fundamental para conseguirmos compreender a imagem em toda a sua dimensão”. Torna-se necessário compreender as intenções que existem por trás de certa fotografia, para que então possamos entender, realmente, a imagem em toda dimensão. E assim, concorda-se com os apontamentos de Leite (1993, p.26), citados por Regina Soares, Vanusia Lopes e Vitória Azevedo (2012, p. 48), “para quem ‘compreender por que e para que algumas imagens foram construídas altera o conteúdo das imagens e amplia a visão desse conteúdo’”. \r\n A metodologia educacional utilizada no desenvolvimento deste projeto foi a criação e captura de uma imagem fotográfica, onde a partir desta seria gerada interpretações diversas, além da pesquisa bibliográfica sobre o tema fotografias e imagens, para de posse desse conhecimento elaborar e ministrar uma aula que despertasse o interesse do público presente. Fez-se uso de imagem tirada pelo próprio aluno, com intuito de que a foto/imagem gerasse os mais amplos e possíveis níveis interpretativos. A foto foi teve sua exposição em sala de aula com a utilização do editor de Slides (Power Point 2010) para melhor visualização do material produzido. \r\n Portamos como Resultados e Discussões que, a partir deste projeto, foram possibilitados diversos novos trabalhos escolares do gênero, com fotografias autorais, que desencadearam múltiplas interpretações e despertaram a emoção e envolvimento da turma. No decorrer da apresentação, com as fotografias expostas, foram surgindo diálogos com as interpretações que estavam sendo debatidas, onde puderam perceber que uma única fotografia consegue modificar-se aos olhares de todos. \r\n Na fotografia, de minha autoria, foi registrada uma singela borboleta, em plano voo, com uma cerca ao fundo e um livro com páginas ao vento. A imagem representa a liberdade e evolução que o conhecimento nos proporciona, mesmo com as pessoas que querem limitar-nos temos que estar sempre buscando conhecimento, pois, este sim é o que nos liberta das algemas da limitação e mesmice. Temos a seguinte frase de Albert Einstein que faz referência ao tema: "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original". """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "HISTÓRIA/ARTE E FOTOGRAFIA, METODOLOGIA DE ENSINO COM FOTOGRAFIA, CONHECIMENTO ICONOGRÁFICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID9816_14102017184516.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID NAAMÃ MELO DE FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "NAAMÃ MELO" "autor_email" => "naamamelo34@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }