Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DA CIDADANIA E INTERCULTURALIDADE LUSÓFONA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MACIÇO DE BATURITÉ, CEARÁ, BRASIL.

Palavra-chaves: CIDADANIA, INTERCULTURALIDADE, CULTURA, ENSINO, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A interculturalidade, entendida como um projeto em construção de sociedade, na qual as pessoas se reconhecem a si mesmas e estabelecem o diálogo, valorizando as diferenças e os conflitos daí gerados, nutre-se de perspectivas interdisciplinares para compreender o fenômeno da diversidade cultural, apostando em mudanças na educação, em sua acepção mais ampla. O “Ensino de Cidadania e Interculturalidade Lusófona no Maciço de Baturité” almeja expor a culturas entendida como expressão simbólica, mas também como um vetor para o desenvolvimento e um direito à cidadania que visa a interação entre as mais variadas culturas dos países presentes na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, com a comunidade do Maciço. Sendo a UNILAB uma instituição de ensino e pesquisa, que reúne docentes e discentes de várias origens socioculturais e históricas - África, Ásia e Brasil, e tendo a universidade e estudantes como umas das preocupações a inclusão de jovens e maior acesso de educação encontramos aqui uma oportunidade de oferecer aos jovens estudantes das escolas públicas Municipais da região uma forma de conhecer, aprender e ampliar os seus conhecimentos sobre os espaços da Lusofonia, através da dança. musica, teatro e poesia Lusófono.

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