DESEMPENHO ACADÊMICO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ENGAJAMENTO ESCOLAR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36409 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2399 "inscrito_id" => 5976 "titulo" => "DESEMPENHO ACADÊMICO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ENGAJAMENTO ESCOLAR" "resumo" => "A escola é um contexto de ensino-aprendizagem, no qual se prioriza o sucesso em detrimento dos fracassos, dando-se bastante ênfase ao bom desempenho acadêmico. Entretanto, a realidade brasileira e, especificamente, paraibana é bastante adversa. Na presente pesquisa, o desempenho acadêmico é compreendido como o grau de conhecimento e desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais por um indivíduo em um determinado nível educacional. Estes são aspectos necessários para progressão satisfatória não só na vida acadêmica, mas na social e profissional. A literatura aponta que diversos fatores podem influenciar o bom desempenho acadêmico, como por exemplo, os estilos parentais, autoestima e estrutura física da escola. Nesse sentido, a fim de contribuir com a compreensão dos múltiplos fatores que influenciam o desempenho acadêmico, buscou-se verificar se e em que medida o desempenho acadêmico está relacionado ao engajamento escolar. Para tanto, participaram do estudo, 481 estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas, com média de idade de 12,9 (dp = 1,69) e divididos igualmente quanto ao sexo. Os participantes responderam à Escala de Autoavaliação do Desempenho Acadêmico, Escala de Engajamento Escolar e um conjunto de Indicadores de Desempenho Acadêmico, bem como questões demográficas, como sexo e idade. Com o intuito de lograr o objetivo proposto, realizaram-se análise de correlação r de Pearson e regressão linear, com o método stepwise. Os resultados demonstraram que os diferentes fatores do engajamento escolar, a saber: dedicação, absorção e vigor, se correlacionaram direta e positivamente com o desempenho acadêmico. E a pontuação total do engajamento funcionou como bom preditor do desempenho acadêmico, explicando 18% da variância total deste. Ou seja, é possível que o engajamento escolar, motive os estudantes a frequentar a escola e participar efetivamente das atividades escolares. Tais resultados são relevantes para os profissionais que atuam no contexto educacional, pois reafirmam a necessidade de se elaborar projetos pedagógicos e atividades que aproximem o estudante do contexto escolar e os conteúdos escolares de sua realidade, promovendo atitudes positivas e maior engajamento dos escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "DESEMPENHO ACADÊMICO, ENGAJAMENTO ESCOLAR, PSICOLOGIA POSITIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID5976_11092017223340.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DELIANE MACEDO FARIAS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DELIANE MACEDO" "autor_email" => "delianemfs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36409 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2399 "inscrito_id" => 5976 "titulo" => "DESEMPENHO ACADÊMICO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ENGAJAMENTO ESCOLAR" "resumo" => "A escola é um contexto de ensino-aprendizagem, no qual se prioriza o sucesso em detrimento dos fracassos, dando-se bastante ênfase ao bom desempenho acadêmico. Entretanto, a realidade brasileira e, especificamente, paraibana é bastante adversa. Na presente pesquisa, o desempenho acadêmico é compreendido como o grau de conhecimento e desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais por um indivíduo em um determinado nível educacional. Estes são aspectos necessários para progressão satisfatória não só na vida acadêmica, mas na social e profissional. A literatura aponta que diversos fatores podem influenciar o bom desempenho acadêmico, como por exemplo, os estilos parentais, autoestima e estrutura física da escola. Nesse sentido, a fim de contribuir com a compreensão dos múltiplos fatores que influenciam o desempenho acadêmico, buscou-se verificar se e em que medida o desempenho acadêmico está relacionado ao engajamento escolar. Para tanto, participaram do estudo, 481 estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas, com média de idade de 12,9 (dp = 1,69) e divididos igualmente quanto ao sexo. Os participantes responderam à Escala de Autoavaliação do Desempenho Acadêmico, Escala de Engajamento Escolar e um conjunto de Indicadores de Desempenho Acadêmico, bem como questões demográficas, como sexo e idade. Com o intuito de lograr o objetivo proposto, realizaram-se análise de correlação r de Pearson e regressão linear, com o método stepwise. Os resultados demonstraram que os diferentes fatores do engajamento escolar, a saber: dedicação, absorção e vigor, se correlacionaram direta e positivamente com o desempenho acadêmico. E a pontuação total do engajamento funcionou como bom preditor do desempenho acadêmico, explicando 18% da variância total deste. Ou seja, é possível que o engajamento escolar, motive os estudantes a frequentar a escola e participar efetivamente das atividades escolares. Tais resultados são relevantes para os profissionais que atuam no contexto educacional, pois reafirmam a necessidade de se elaborar projetos pedagógicos e atividades que aproximem o estudante do contexto escolar e os conteúdos escolares de sua realidade, promovendo atitudes positivas e maior engajamento dos escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "DESEMPENHO ACADÊMICO, ENGAJAMENTO ESCOLAR, PSICOLOGIA POSITIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID5976_11092017223340.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DELIANE MACEDO FARIAS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DELIANE MACEDO" "autor_email" => "delianemfs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }