EDUCAÇÃO HISTÓRICA E CINEMA NACIONAL: REPRESENTAÇÕES SOBRE A ESCRAVIDÃO AFRICANA NO BRASIL COLONIAL ENTRE OS JOVENS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36635 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1260 "inscrito_id" => 4131 "titulo" => "EDUCAÇÃO HISTÓRICA E CINEMA NACIONAL: REPRESENTAÇÕES SOBRE A ESCRAVIDÃO AFRICANA NO BRASIL COLONIAL ENTRE OS JOVENS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Os filmes históricos sobre a escravidão africana no Brasil podem ser uma ponte de análise da sociedade escravocrata na medida em que apontam para as condições sócio-política-econômica que oportunizaram as obras, proporcionando uma mediação de representações, permitindo discursos plurais sobre os temas abordados. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as representações mediadas por filmes históricos sobre a escravidão africana nos séculos XVI e XVII no Brasil, entre jovens do oitavo ano do Ensino Fundamental da Educação Básica, com base nos filmes “Xica da Silva” (dir. Carlos Diegues, 1976) e “Ganga Zumba” (dir. Carlos Diegues, 1963). Os objetivos específicos são: identificar como os jovens identificam a verdade na história a partir da comparação que estabelecem entre as narrativas historiográficas e fílmicas sobre a escravidão; discutir a (não) interferência do marcador identitário de gênero na forma como os jovens representam as experiências de escravidão feminina e masculina nos filmes históricos; e analisar como o conhecimento sobre a temática escravidão, oportunizado pelas narrativas dos professores de história e dos filmes históricos, organizam a consciência histórica do jovem em termos da relação que estabelecem entre passado, presente e futuro. A abordagem utilizada nesta pesquisa foi de caráter qualitativo. Tratou-se inicialmente da clipagem dos filmes e a partir daí um roteiro de entrevista foi elaborado para ser aplicado com o grupo focal da pesquisa, após a visualização desses clipes. Esse grupo focal foi formado por nove (9) alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olímpia Souto, na Cidade de Esperança-PB. Para analisar os dados da entrevista, buscamos fundamento em Rüsen (2010a, 2010b) no que se refere à história e consciência histórica, Fanon (1968, 2008) no que se refere à condição do negro desde a escravidão até a contemporaneidade, Figueira (2009) no que se refere a escravidão africana no Brasil Colonial, Ferro (1992) e Logny (2009) no uso do cinema como fonte histórica, e Chartier (1991) no que se refere à representação. Os resultados da pesquisa demonstram que os jovens representam a escravidão africana nos séculos XVI e XVII no Brasil a partir dos filmes exibidos, como uma vida predominantemente regada a “sofrimentos”, “castigos” e “tristezas”. As conclusões alcançadas apontam que os jovens significam como “verdades” históricas os conteúdos abordados nos filmes e encontram nesta temática da escravidão abordada, a relação entre o passado, o presente e o futuro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "JUVENTUDE, ESCRAVIDÃO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, FILMES HISTÓRICOS, FILMES HISTÓRICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID4131_09092017225350.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDLAINE RODRIGUES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "EDLAINE" "autor_email" => "edlainerp13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36635 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1260 "inscrito_id" => 4131 "titulo" => "EDUCAÇÃO HISTÓRICA E CINEMA NACIONAL: REPRESENTAÇÕES SOBRE A ESCRAVIDÃO AFRICANA NO BRASIL COLONIAL ENTRE OS JOVENS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Os filmes históricos sobre a escravidão africana no Brasil podem ser uma ponte de análise da sociedade escravocrata na medida em que apontam para as condições sócio-política-econômica que oportunizaram as obras, proporcionando uma mediação de representações, permitindo discursos plurais sobre os temas abordados. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as representações mediadas por filmes históricos sobre a escravidão africana nos séculos XVI e XVII no Brasil, entre jovens do oitavo ano do Ensino Fundamental da Educação Básica, com base nos filmes “Xica da Silva” (dir. Carlos Diegues, 1976) e “Ganga Zumba” (dir. Carlos Diegues, 1963). Os objetivos específicos são: identificar como os jovens identificam a verdade na história a partir da comparação que estabelecem entre as narrativas historiográficas e fílmicas sobre a escravidão; discutir a (não) interferência do marcador identitário de gênero na forma como os jovens representam as experiências de escravidão feminina e masculina nos filmes históricos; e analisar como o conhecimento sobre a temática escravidão, oportunizado pelas narrativas dos professores de história e dos filmes históricos, organizam a consciência histórica do jovem em termos da relação que estabelecem entre passado, presente e futuro. A abordagem utilizada nesta pesquisa foi de caráter qualitativo. Tratou-se inicialmente da clipagem dos filmes e a partir daí um roteiro de entrevista foi elaborado para ser aplicado com o grupo focal da pesquisa, após a visualização desses clipes. Esse grupo focal foi formado por nove (9) alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olímpia Souto, na Cidade de Esperança-PB. Para analisar os dados da entrevista, buscamos fundamento em Rüsen (2010a, 2010b) no que se refere à história e consciência histórica, Fanon (1968, 2008) no que se refere à condição do negro desde a escravidão até a contemporaneidade, Figueira (2009) no que se refere a escravidão africana no Brasil Colonial, Ferro (1992) e Logny (2009) no uso do cinema como fonte histórica, e Chartier (1991) no que se refere à representação. Os resultados da pesquisa demonstram que os jovens representam a escravidão africana nos séculos XVI e XVII no Brasil a partir dos filmes exibidos, como uma vida predominantemente regada a “sofrimentos”, “castigos” e “tristezas”. As conclusões alcançadas apontam que os jovens significam como “verdades” históricas os conteúdos abordados nos filmes e encontram nesta temática da escravidão abordada, a relação entre o passado, o presente e o futuro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "JUVENTUDE, ESCRAVIDÃO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, FILMES HISTÓRICOS, FILMES HISTÓRICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID4131_09092017225350.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDLAINE RODRIGUES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "EDLAINE" "autor_email" => "edlainerp13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }