A discussão sobre o processo de formação inicial de professores tem tomado posição central no contexto dos debates e questões acerca da educação no Brasil. À medida que avançam os dias, as demandas e os desafios que recaem sobre a prática docente só aumentam e, no ritmo desenfreado das inúmeras complexidades, contradições, desigualdades e dilemas que fazem parte da sociedade contemporânea atual, a escola e o professor necessitam estar excelentemente mais bem capacitados e preparados para desempenharem seus papéis de facilitadores e encaminhadores do processo de construção de conhecimento. Nessa situação, é de extrema relevância que se forneça, nas instituições de nível superior, cursos de formação de qualidade, que realmente habilitam e preparam bons educadores. É nesse cenário que o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) tem desempenhado um papel fundamental no aperfeiçoamento das formações superiores dos discentes e das instituições onde o programa atua. Nesse contexto, a presente pesquisa vem abordar a relevância do PIBID no processo de formação docente, tendo como estudo de caso a atuação e os discentes que participam do programa na UEPB - Campus III. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se na revisão bibliográfica de diversos autores que tratam a respeito do tema e em uma pesquisa realizada em forma de questionário com o próprio alunado da universidade. Os resultados obtidos demonstram que, no âmbito da formação inicial de professores, o PIBID tem sido uma política pública de suma importância e eficácia não só na UEPB, mas em todas as instituições onde é implantado, pelo fato de proporcionar através das atividades e experiências desenvolvidas e vividas pelos bolsistas, o aperfeiçoamento de sua formação superior, além de contribuir grandemente na construção da didática do graduando e no processo de ensino-aprendizagem dos alunos das escolas no qual o programa funciona.