A RELEVÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO CAMPUS III DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35595 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3476 "inscrito_id" => 8724 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO CAMPUS III DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "resumo" => "A discussão sobre o processo de formação inicial de professores tem tomado posição central no contexto dos debates e questões acerca da educação no Brasil. À medida que avançam os dias, as demandas e os desafios que recaem sobre a prática docente só aumentam e, no ritmo desenfreado das inúmeras complexidades, contradições, desigualdades e dilemas que fazem parte da sociedade contemporânea atual, a escola e o professor necessitam estar excelentemente mais bem capacitados e preparados para desempenharem seus papéis de facilitadores e encaminhadores do processo de construção de conhecimento. Nessa situação, é de extrema relevância que se forneça, nas instituições de nível superior, cursos de formação de qualidade, que realmente habilitam e preparam bons educadores. É nesse cenário que o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) tem desempenhado um papel fundamental no aperfeiçoamento das formações superiores dos discentes e das instituições onde o programa atua. Nesse contexto, a presente pesquisa vem abordar a relevância do PIBID no processo de formação docente, tendo como estudo de caso a atuação e os discentes que participam do programa na UEPB - Campus III. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se na revisão bibliográfica de diversos autores que tratam a respeito do tema e em uma pesquisa realizada em forma de questionário com o próprio alunado da universidade. Os resultados obtidos demonstram que, no âmbito da formação inicial de professores, o PIBID tem sido uma política pública de suma importância e eficácia não só na UEPB, mas em todas as instituições onde é implantado, pelo fato de proporcionar através das atividades e experiências desenvolvidas e vividas pelos bolsistas, o aperfeiçoamento de sua formação superior, além de contribuir grandemente na construção da didática do graduando e no processo de ensino-aprendizagem dos alunos das escolas no qual o programa funciona." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8724_13102017155432.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO VINICIUS FRANÇA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "PEDRO VINICIUS" "autor_email" => "pedrovinicius.sax@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35595 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3476 "inscrito_id" => 8724 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO CAMPUS III DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "resumo" => "A discussão sobre o processo de formação inicial de professores tem tomado posição central no contexto dos debates e questões acerca da educação no Brasil. À medida que avançam os dias, as demandas e os desafios que recaem sobre a prática docente só aumentam e, no ritmo desenfreado das inúmeras complexidades, contradições, desigualdades e dilemas que fazem parte da sociedade contemporânea atual, a escola e o professor necessitam estar excelentemente mais bem capacitados e preparados para desempenharem seus papéis de facilitadores e encaminhadores do processo de construção de conhecimento. Nessa situação, é de extrema relevância que se forneça, nas instituições de nível superior, cursos de formação de qualidade, que realmente habilitam e preparam bons educadores. É nesse cenário que o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) tem desempenhado um papel fundamental no aperfeiçoamento das formações superiores dos discentes e das instituições onde o programa atua. Nesse contexto, a presente pesquisa vem abordar a relevância do PIBID no processo de formação docente, tendo como estudo de caso a atuação e os discentes que participam do programa na UEPB - Campus III. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se na revisão bibliográfica de diversos autores que tratam a respeito do tema e em uma pesquisa realizada em forma de questionário com o próprio alunado da universidade. Os resultados obtidos demonstram que, no âmbito da formação inicial de professores, o PIBID tem sido uma política pública de suma importância e eficácia não só na UEPB, mas em todas as instituições onde é implantado, pelo fato de proporcionar através das atividades e experiências desenvolvidas e vividas pelos bolsistas, o aperfeiçoamento de sua formação superior, além de contribuir grandemente na construção da didática do graduando e no processo de ensino-aprendizagem dos alunos das escolas no qual o programa funciona." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8724_13102017155432.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO VINICIUS FRANÇA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "PEDRO VINICIUS" "autor_email" => "pedrovinicius.sax@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }