Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: CAMINHOS PARA DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NOS ALUNOS DA 8° SÉRIE NA ESCOLA DUQUE DE CAXIAS-SP

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA, CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, E.M.E.F DUQUE DE CAXIAS Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
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      A educação ambiental é uma importante ferramenta no estabelecimento de melhores relações com o meio ambiente. Dentro dessa perspectiva, o ambiente escolar se caracteriza como importante espaço para a divulgação, construção e execução de projetos de cunho ambiental.  O presente artigo versa sobre o papel que a Educação Ambiental (EA) exerce no desenvolvimento da conscientização ambiental dos alunos na escola como meio para promover a conscientização ambiental dos alunos. Foi realizado um estudo de caso na E.M.E.F “Duque de Caxias” localizada na cidade de São Paulo, com uma turma de 24 alunos do 8° ano em que foram utilizados os seguintes  instrumentos para coleta de dados: aplicação de questionário, entrevista e observação in loco para a coleta de dados. Os dados foram analisados à luz do método qualitativo com a finalidade de atender o objetivo da pesquisa que foi de analisar se os projetos de educação ambiental desenvolvidos na escola “Duque de Caxias” influenciam no processo de conscientização ambiental dos alunos. Os resultados mostraram que sim, a escola por meio de seus projetos e ações favorece o processo de conscientização na grande maioria dos alunos considerados, muito embora, também apresente suas limitações. A resistência de alguns professores em trabalhar com o assunto meio ambiente em sala de aula, a falta de formação específica, problemas estruturais da escola, priorização de outras atividades em detrimento da questão ambiental, são fatores limitantes no desenvolvimento de ações de educação ambiental e por consequência, dificultadores no processo de conscientização ambiental dos alunos. Por outro lado o Plano Político Pedagógico (PPP) da escola, e a tríade formada pela escola, família e comunidade são fundamentais para elucidar as limitações, além de favorecer o diálogo e estreitar relações, inclusive no que concerne às práticas de educação ambiental da escola.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo A educação ambiental é uma importante ferramenta no estabelecimento de melhores relações com o meio ambiente. Dentro dessa perspectiva, o ambiente escolar se caracteriza como importante espaço para a divulgação, construção e execução de projetos de cunho ambiental. O presente artigo versa sobre o papel que a Educação Ambiental (EA) exerce no desenvolvimento da conscientização ambiental dos alunos na escola como meio para promover a conscientização ambiental dos alunos. Foi realizado um estudo de caso na E.M.E.F “Duque de Caxias” localizada na cidade de São Paulo, com uma turma de 24 alunos do 8° ano em que foram utilizados os seguintes instrumentos para coleta de dados: aplicação de questionário, entrevista e observação in loco para a coleta de dados. Os dados foram analisados à luz do método qualitativo com a finalidade de atender o objetivo da pesquisa que foi de analisar se os projetos de educação ambiental desenvolvidos na escola “Duque de Caxias” influenciam no processo de conscientização ambiental dos alunos. Os resultados mostraram que sim, a escola por meio de seus projetos e ações favorece o processo de conscientização na grande maioria dos alunos considerados, muito embora, também apresente suas limitações. A resistência de alguns professores em trabalhar com o assunto meio ambiente em sala de aula, a falta de formação específica, problemas estruturais da escola, priorização de outras atividades em detrimento da questão ambiental, são fatores limitantes no desenvolvimento de ações de educação ambiental e por consequência, dificultadores no processo de conscientização ambiental dos alunos. Por outro lado o Plano Político Pedagógico (PPP) da escola, e a tríade formada pela escola, família e comunidade são fundamentais para elucidar as limitações, além de favorecer o diálogo e estreitar relações, inclusive no que concerne às práticas de educação ambiental da escola.

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